[Tutorial] Servidores e Redes #2 Servidores e Coisas
#1

Servidores e Redes #2
Servidores e Coisas

Observaзгo:
- Se vocк quer abrir uma empresa de hospedagem em sua casa, este tutorial nгo й para vocк.
- Se vocк quer abrir um servidor em sua casa profissional, este tutorial nгo й para vocк.
- Se vocк nгo viu o primeiro tutorial, aconselho ver: Servidores e Redes #Internet!





Introduзгo:
Oque й um Servidor ?
Vocк jб parou para pensar em quanto sua vida estб voltada a internet? E tambйm jб parou para pensar o quanto estamos nos tornando independentes dela? Bom se vocк pensou muito ao ponto de pensar no meme "reflitгo" podemos seguir com o nosso tutorial.
Hoje a maioria dos dispositivos que usamos precisam de alguma rede ou atй internet para se comunicar-mos e quando digo "rede" estou englobando as redes telefonicas tambйm e foi lб aonde tudo comeзou mas este assunto nгo irei abordar neste tutorial, talvez um prуximo..
Como eu havia falado, em nosso tutorial anterior sobre #Internet eu falei sobre "Internet das coisas" que й aonde a grande maioria se comunica, para poder haver comunicaзгo temos que ter uma central aonde pega toda as informaзхes e gerencia da melhor forma possнvel, isto nуs chamamos de Servidores e й isso que iremos aprender neste tutorial.



(exemplo explнcito de um servidor)




Um servidor nada mais й do que uma central aonde sгo armazenadas as informaзхes e gerenciadas, quando falamos de informaзхes sгo quaisquer tipo de informaзхes e atй imagens! Existem vбrios tipos de servidores, os mais usados atualmente sгo
Servidor WEB (apache, mysql), Servidor de Impressгo(aonde as impressoras ficam instaladas para os terminais se conectarem), Servidor de Arquivos(o prуprio nome jб diz), Servidor de Implantaзгo do Windows(Servidor aonde sгo criadas imagens automatizadas para implantaзгo em terminais) entre muitos! Um Belo exemplo й o prуprio SA-MP!
Servidores Atualmente sгo bastante utilizados em locais corporativos aonde armazenamento em massa sгo muitos utilizados, mas oque й preciso para criar um servidor?


Itens necessбrios
Se vocк jб estб por dentro sobre servidores e jб pulou para esta parte eu aconselho re-ler o tutorial para entender melhor. Bom para montar um servidor precisamos primeiramente de uma maquina rasoavelmente boa que contenha um processamento bom(algumas maquinas antigas podem utilizar como servidor mas nгo й indicado, mas se for utilizar procure instalar Linux) e uma placa de rede que possa dar conta do recado!
Se vocк estiver pensando em usar uma placa de rede com barramento 100 esqueзa, nгo ficarб bom. Tambйm nгo esqueзa de um link dedicado que suporta altas taxas de transferкncia(download / upload). E se vocк nгo tem nenhum desses itens, nгo fique triste! Vocк pode sim montar um servidor para uso pessoal com seus equipamentos que vocк tem disponнvel:


Itens:
- Computador que contenha HD's em bom estado;
- Placa de rede funcionando.


Primeiramente escolha o sistema operacional que deseja rodar, se vocк estб mais acostumado com Windows pode-se escolher das linhas Windows Server! A que eu aconselho й Windows Server 2008 r2 ou Windows Server 2012 r2 pois sгo as mais estбveis. Caso
vocк for um usuбrio assнduo do Linux, Eu aconselho escolher uma distro mais "famosa" como Debian, Ubuntu ou CentOS. Primeira coisa que se fazer й fixar um IP em sua placa de rede pois assim ela nгo perde seu IP caso for reiniciado roteador. Apуs fixar o ip vocк ja pode instalar seus aplicativos e/ou impressoras e por ъltimo um Anti virus.
Eu particularmente nгo uso anti-virus em meu servidor que fica em casa, pois somente eu acesso e tambйm nгo tenho necessidade. Em um ramo empresarial a seguranзa й sempre em primeiro lugar, deve-se sempre criar regras de firewall para proteger seu servidor de ataques, deve-se tambйm criar mascaramento de portas para evitar ataques. Lembrando que vocк nunca estarб 100% seguro, mas irб dificultar uma invasгo.

Resumindo, Servidor й uma mбquina com componentes preparados para durar uma quantidade enorme de tempo ligada e com softwares especнficos.







Mas oque й VPS, DataCenter, VM:
VPS (Virtual Privact Server) Nada mais й do que um servidor virtual privado. Muitas empresas atualmente montam um servidor aonde virtualizam vбrias mбquinas virtuais, essas mбquinas sгo chamadas de VM (Virtual Machine). No mundo SA-MP Mбquinas virtuais sгo conhecidas como VPS aonde a maioria dos servidores SA-MP Estгo operando. Vocк pode facilmente criar vбrias mбquinas virtuais e revender (й isto que as empresas fazem) Mas vocк tem que ter em mente que seu equipamento
terб que ficar 24/7 ligado! E tambйm um equipamento e Internet de qualidade. Nгo pense em abrir um servidor com sua internet de 5mb pois no primeiro ataque DDoS vocк irб ficar sem internet e sem servidor, isto й burrice! Nгo seja burro!








DataCenter como a traduзгo diz, Centro de Dados. Sгo um local aonde tem vбrios servidores geralmente um Rack que contйm servidor-gavetas.

Como vocк pode ver na imagem, contйm vбrias baias e cada baia corresponde a um servidor aonde cada servidor desses podem ter vбrias VM virtualizadas! Data Centers, Servidores Sгo sempre utilizados com equipamentos bons. Muitas empresas utilizam No-Break para segurar em caso de falta de energia mas existem algumas empresas grandes que utilizam gerador. Caso vocк for montar um servidor caseiro para seus arquivos eu aconselho um no-break por ser mais barato e a manutenзгo fбcil.









Portas e Mascaramento:
Como eu falei em meu primeiro tutorial sobre Internet, todo dispositivo que se conecta em uma rede tem um endereзo de IP. E esta regra tambйm se aplica em servidores, й claro. Cada tipode servidor tem um serviзo, FTP, Apache, SAMP, SSH, Arquivos e cada serviзo й uma porta de identificaзгo que vocк terб que liberar em seu roteador e/ou modem, olhe a seguir a lista das portas dos principais serviзos:



Vocк pode simplismente liberar estas portas em seu roteador ou criar mascaras aonde uma porta aponta para outra.
Exemplo:
A Porta 22 й o serviзo de SSH, se vocк perguntar para qualquer pessoa que mexe com servidores ela irб dizer que a porta й 22 e isto torna seu servidor inseguro pois existem ataques via porta. Vocк pode contornar este erro trocando a porta do seu programa para 3322 por exemplo, assim dificultando a aзгo dos crackers.

Ficando: 192.168.15.65:3322
Caso outra pessoa tentar dar 192.168.15.65:22 irб dar como endereзo inexistente.










Aplicando DNS:
Agora que nosso servidor estб pronto, podemos aplicar um DNS para ficar mais fбcil de entendimento e atй memorizaзгo! Vocк jб notou alguns servidores que tem nome ao invйs de ip(meuservidor.com:7777) ? Este й o famoso DNS!
Vocк pode contratar um DNS pela internet e dar nome ao seu IP mas lembre-se que a porta ainda й necessбria!


Exemplificando:









Virtualizaзгo:
A Virtualizaзгo й geralmente utilizada para emular vбrias VM's ou VPS's em uma mбquina sу. Utiliza-se um sistema inicial aonde gerencia estas mбquinas virtuais, a grande maioria desses programas sгo pagos mas tambйm existem os open sources.
os mais famosos sгo:

- VMware
- Citrix
- Proxmox

Eu utilizo o Citrix, ele me atende muito bem e tenho muita facilidade em mexer. Veja a lista de Servidores em meu dedicado:

Hardware
Code:
CPU: i7 - 8 Nъcleos
RAM: 12gb 1333Mhz
HDD: 4TB
Como vocк pode ver, eu estou emulando 3 mбquinas em uma mбquina fнsica! A Virtualizaзгo facilitou muito no meio corporativo aonde pode-se criar vбrios servidores em uma maquina sу mas claro, respeitando o Hardware da mбquina.








Finalizando:
Como vocк pode notar, esta sйrie de tutorial й totalmente voltado para o meio corporativo aonde engloba todos os pontos de a criaзгo de um servidor e tambйm redes, configuraзгo e alguns detalhes tйcnicos que tenho conhecimento. Eu acredito que falta alguns tutoriais como este na board para incentivar o aprendizado sobre internet, esta й minha contribuiзгo espero que gostaram!






Crйditos:
- Glaubert Suyan Dбcio



Abraзos!
Reply
#2

bacana a segunda parte.
Reply
#3

Que tutorial lindo , SuYaNw como sempre mitando nos tutoriais.
Conteъdo muito ъtil.
Reply
#4

Quote:
Originally Posted by WeslleySSGames
View Post
bacana a segunda parte.
Quote:
Originally Posted by MStyleBR
View Post
Que tutorial lindo , SuYaNw como sempre mitando nos tutoriais.
Conteъdo muito ъtil.
Muito brigado pelo grande feedback. Neste tutorial nгo quis me aprofundar ao ponto de ensinar a criar um servidor. E sim mostrar opзхes de desenvolvimento do mesmo.
Reply
#5

seu fofu
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by RiqueP
View Post
seu fofu
Que isso
Reply
#7

Faz mascaramento da porta 80 da minha mбquina, bom tutorial, quem vк assim parece atй q entende do assunto.

Prуximo tуpico quero assuntos sobre redes ADSL, Fibra, conversores de mнdia, linhas telefфnicas, PABX, meu ovo e os krl a4 nas normas ABNT boa sorte.
Reply
#8

Quote:
Originally Posted by n0minal
View Post
Prуximo tуpico quero assuntos sobre redes ADSL, Fibra, conversores de mнdia, linhas telefфnicas, PABX, meu ovo e os krl a4 nas normas ABNT boa sorte.
UAShduahasa
Nгo й uma mб ideia, mas iria fujir um pouco do tema "SA:MP". Agradeзo seu feedback.
Reply
#9

Quote:
Originally Posted by zSuYaNw
View Post
UAShduahasa
Nгo й uma mб ideia, mas iria fujir um pouco do tema "SA:MP". Agradeзo seu feedback.
Fala tambйm sobre DSLAM, DG, patch panel, mikrotik, CPE, switch, load balancer, atenuaзгo de fibra, capacidade de trбfego, taxa de transferкncia, tudo eu quero tudooooooooooooo nгo importa se й relacionado a Samp ou nгo eu quero tudooooooooooooo bota tudooooooooooooo dentro desse tуpico safado cachorro gostoso aaaaaaai q delicia
Reply
#10

INCRНVEL. Achei um dos posts mais legais por instruir teoricamente os desenvolvedores.
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)