[Tutorial] Servidores e Redes #1 A Internet
#1

A Internet

A Internet


Introduзгo:
Eu estou de volta, Siiim! Mas hoje estou abordando um assunto de servidores e redes, e serб uma sйrie de tutoriais que tentarб explicar a fundo sobre os servidores fнsicos, irei tentar explicar atй como montar um servidor virtualizado com projetos open source!


Mas enfim, oque й servidor? Do Grosso modo, servidor й uma maquina central aonde se realiza as operaзхes de uma rede. No ramo corporativo utilizamos servidores para muitas coisas como: Servidor de Arquivos, Servidor de Implantaзгo do Windows, Servidor de Active Directory, Servidor DHCP, Servidor DNS e atй Servidor SA:MP!
O SA-MP pode ser considerado um servidor pois uma quantidade considerбvel de jogador estarб enviando e recebendo pacotes de atualizaзгo (ele terб uma conexгo) para um determinado IP, e se houver quaisquer problema nesse transporte, poderб haver falta de conexгo.





Redes:
Mas afinal, oque й rede?
Uma rede й aonde tem um computador ou mais em um mesmo roteador/modem/switch. Um belo exemplo й a minha casa, tenho atualmente 3 computadores de mesa e 3 notebooks, entгo minha rede contйm 6 IP's pois cada dispositivo se torna um IP, que й renovado cada vez que reinicio meu roteador(Observaзгo: Quando digo que renicio meu roteador eu apenas desligo e ligo! Pois se eu realmente reiniciar ele eu estarei restaurando as configuraзхes de fбbrica),
esse ip й renovado porque seu roteador se reconecta novamente na rede e isto gera um ip novo que seu roteador terб que gerenciar, e chamamos esse "gerenciamento" de DHCP.


Oque sгo IP Pъblico(IP Externo) e IP Local(IP Interno) ?
IP Pъblico й um aonde irб apontar para sua rede, se vocк ir no site meuip.com.br ele irб mostrar o ip de sua REDE e nгo de seu computador. Agora IP Local й aonde o roteador gera um ip para cada maquina de sua rede, assim podendo acessar a internet. Para descobrir o seu IP na rede, basta abrir o prompt de comando e digitar ipconfig, uma bela explicaзгo sobre isso й a imagem a baixo:


De uma olhada na imagem:


O IP Pъblico й 200.207.158.35, os IP's Local sгo: 192.168.0.2, 192.168.0.3, 192.168.0.4.





Oque sгo DNS, IP, Gateway, IPV4, IPV6, NAT ?
Interessante essa pergunta, pois todos esses fatores sгo encontrados em qualquer site e/ou rede externa(alguns com IPV6). Vocк jб deve ter ouvido falar deles e eles sгo muito importante para o funcionamento de um site ou uma rede. Muitas vezes a falta de alguns desses fatores pode deixar alguйm sem conexгo




  • IP
    IP Й uma identificaзгo de uma rede e/ou dispositivo. Hoje em dia tem vбrios dispositivos que utilizam IP para identificaзгo em uma rede, temos Computadores, Notebooks, Celulares, Tablet, Caixas de som, Impressoras, Datashows ec.. E Hoje em dia chamamos internet das coisas porque temos muitos dispositivos distintos que utilizam IP para comunicaзгo. Se vocк abrir seu CMD (WINDOWS + R) e digitar ipconfig aparecerб o seu ip de identificaзгo na rede.

    Meu IP й o IPV4 Address..Mas vocк jб se perguntou que quando vocк abre um servidor as outras pessoas nгo conseguem se conectar por esse ip? Isto se chama NAT, Й meio complicado de entender mas quando se entende se fica fбcil!





    IPV4
    IPV4 й o famoso protocol da internet versгo 4, "IP Versгo 4" aonde sгo separados em varias setores cada informaзгo que enviamos pela internet, й um assunto um tanto quanto complexo pois ele engloba qualquer computador/notebook ou qualquer coisa que quer se comunicar em uma rede e/ou internet, ele foi inventado junto com a internet e de lб pra cб estб ficando muito escasso bem, na verdade ele jб acabou e apenas poucas empresas tem IPv4 Sobrando, como a ******, IBM, Apple entre outras. Essas empresas compraram algumas faixas de ip quando ainda estavam escassos e hoje jб acabou! Mas vocк deve estar se perguntando, Se o IPV4 Jб acabou, como ainda estamos navegando na internet pois precisamos dele para estar na internet?
    Quando o protocolo IPV4 estava acabando, eles criaram alguns serviзos como DHCP (como jб foi citado neste post) e o famoso NAT que faz uma espйcie de rodнzios para nгo precisar usar vбrios IP's pъblicos e й oque vamos aprender a seguir:





    NAT
    O Serviзo NAT, foi desenvolvido para diminuir o uso de IP Pъblico, permitindo uma espйcie de "rodнzio" entre mбquinas da mesma redes, mas para entender realmente oque й o NAT, vocк precisa entender oque й IP Pъblic e IP Interno, se vocк nгo aprendeu aconselho ir ao comeзo do tutorial e re-ler essa parte.
    Basicamente o Serviзo NAT, faz um roteador gerar vбrios IP Locais atravйs de um IP Pъblico que apenas serгo localizados dentro de uma rede especнfica, vou tentar explicar:

    Meu IP Pъblico й: 155.165.123.106 e em minha casa contйm 6 dispositivos, antes do serviзo nat a minha rede iria consumir 6 ips pъblicos!

    115.156.165.216
    123.321.056.026
    254.125.235.145
    124.155.165.143
    135.165.145.135
    155.254.023.165

    Como jб tava escasso, iria consequentemente acelerar o fim do IPV4. Com o serviзo NAT, eu teria apenas UM ip pъblico e 6 IP's Locais! Eu teria por exemplo o IP 155.165.123.106 meu roteador/switch iria dividir em 6 ips locais, ficando:

    192.168.0.1
    192.168.0.2
    192.168.0.3
    192.168.0.4
    192.168.0.5
    192.168.0.6


    Todos esses IP's acima externamente sгo 155.165.123.106, irei mostrar uma imagem a seguir que irб explicar perfeitamente oque estou falando:


    Legenda da imagem:
    123.35.48.166 й o ip publico
    10.0.25.1 й a nossa gateway

    10.0.25.11 й nosso ip interno
    10.0.25.12 й nosso ip interno
    10.0.25.13 й nosso ip interno

    se vocк quiser que eles sejam localizados externamente e diferencia-los o prуximo passo й usar PORTAS de acesso.





    IPV6
    Em meados de 2011 ~2012 foi oficialmente implantado o IPV6 "IP Versгo 6" que foi principalmente criado para o grande problema de faltade IPV4, aonde nгo й usados nъmeros decimais e sim hexadecimais, ao invйs de 4 passou a ser usado 8 grupos de caracteres e uma total otimizaзгo no cabeзalho IP. Algumas Paнses jб chegaram essa tecnologia e muitos outros ainda nгo e muitos professores dos quais aprendi me garantiram que atй 2019 o protocolo IPV6 Seria globalmente utilizado no mundo todo. Mas como nгo chegou ainda no Brasil e eu acho que irб demorar muito mais que atй 2019. O grande problema desse protocolo IPV6 й que nгo й compatбtivel com IPV4, assim alguns paнses que adotarem ele se deixaram de conectar com os outros que ainda nгo adotaram o mesmo. Bom, sobre o protocolo IPV6 eu nгo irei me extender muito pois no momento ele nгo й tгo utilizdao no SA-MP e muito menos no Brasil.

    Quote:
    Originally Posted by zSuYaNw
    View Post
    Hoje Alguns sites hoje sгo compatнveis com IPv6, vocк pode testar eles usando este site (http://validador.ipv6.br/) que irб verificar se o site й realmente compatнvel. Vocк tambйm pode verificar se sua internet/computador/navegador й compatнvel com IPv6 acessando o site: http://test-ipv6.com/index.html.pt_BR


    Bons estudos!



    Gatway
    Gateway й basicamente uma ponte, aonde se conecta na internet. Toda rede de computadores deve ter gateway para se conectar na internet e й nele que й definido a faixa de IP que iremos receber, pois se meu gateway for 192.168.0.1 em minha rede terб dispositivos de 192.168.0.2 atй 192.168.168.0.254 ou se meu gateway for 10.0.0.1 em minha rede terб ip de 10.0.0.2 atй 10.0.0.254.


    Como pode se ver na foto, meu gateway й 192.168.15.1 entгo minha rede pode ter IP's na faixa de 192.168.15.2 atй 192.168.15.254.





    DNS
    Todo site que vocк acessa, й na verdade um IP! Ele apenas recebe um nome para facilitar a nossa vida, veja o site da ******.com:

    Domain Name System й aonde se gerencia os "nomes" de redes ou seja, dando nomes para endereзos de IP.





    Portas port forwarding
    Vocк deve estar se perguntando, se em minha rede tem vбrios IPs e й apenas um ip que identifica minha rede, como as pessoas sabem aonde estб meu servidor e conseguem jogar? E й aн que o Protocolo de Portas entra em aзгo! Й ele que faz a diferenciaзгo em uma rede exemplo:

    meu IP Pъblico й 200.207.177.35, mas em minha rede tenho 3 computadores e eu quero abrir um servidor SA-MP. Entгo o roteador irб gerar os seguintes IP's Internos:

    192.168.0.2
    192.168.0.3
    192.168.0.4


    Minha mбquina й o IP 192.168.0.3 e usarei a porta 7777 (padrгo SA-MP). Para os jogadores que irгo acessar meu servidor, precisarгo pegar meu IP Externo e adicionar a porta 7777, pois й assim que meu roteador vai encontrar a minha mбquina entre as 3 da rede. E tambйm podemos botar online mais de um servidor com a mesma faixa de IP apenas mudando as portas!
    Mas lembre-se: Para poder abrir as portas, contacte a empresa que vocк utiliza internet em alguns casos й necessбrio "desbloquear" a PORTA do modem/roteador para funcionar. Lembrando tambйm que existem portas especнficas para cada tipo de uso, como WEB, FTP etc.. Para consulta-los clique aqui.





FFinalizando
Como vocк pode notar, esta sйrie de tutorial й totalmente voltado para o meio corporativo aonde engloba todos os pontos de a criaзгo de um servidor e tambйm redes, configuraзгo e alguns detalhes tйcnicos que tenho conhecimento. Eu acredito que falta alguns tutoriais como este na board para incentivar o aprendizado sobre internet, esta й minha contribuiзгo espero que gostaram!






Crйditos:
- Glaubert Suyan Dбcio



Abraзos!
Reply
#2

Muito bom @zSuYaNw espero que continue os tutoriais sobre Servidores e Redes.
Ansioso pelo #2
Reply
#3

Muito bom , continue assim cara!
Reply
#4

A tua ideia de ensinar isso aqui й atй interessante. Mas ambos sabemos que a maioria nгo vai ler direito, e nem vai mesmo procurar entender o que й. Infelizmente й assim que funciona aqui.

Mas talvez funcione como impulso: Pra vocкs que gostam de brincar de ser "hackiners", isso aн й o bбsico do bбsico do essencial para se tornar um "hackiner".

Mas de qualquer forma, tu descreveu bem. GJ Suy.
Reply
#5

Muito bom! Curti mesmo este tutorial.
Estou cursando redes e isso deu um UP no conteъdo.
Reply
#6

Explicou muito bem

Bom trabalho
Reply
#7

Quote:
Originally Posted by Glederson_dom
View Post
Muito bom @zSuYaNw espero que continue os tutoriais sobre Servidores e Redes.
Ansioso pelo #2
Quote:
Originally Posted by teteu99
View Post
Muito bom , continue assim cara!
Quote:
Originally Posted by F1N4L
View Post
Muito bom! Curti mesmo este tutorial.
Estou cursando redes e isso deu um UP no conteъdo.
Quote:
Originally Posted by PT
View Post
Explicou muito bem

Bom trabalho
Muito obrigado pelo feedback pessoal, espero recebervocкs no prуximo tutorial!



Quote:
Originally Posted by Dolby
View Post
A tua ideia de ensinar isso aqui й atй interessante. Mas ambos sabemos que a maioria nгo vai ler direito, e nem vai mesmo procurar entender o que й. Infelizmente й assim que funciona aqui.

Mas talvez funcione como impulso: Pra vocкs que gostam de brincar de ser "hackiners", isso aн й o bбsico do bбsico do essencial para se tornar um "hackiner".

Mas de qualquer forma, tu descreveu bem. GJ Suy.
Se a pessoa entender sobre redes, ele pode se considerar hacker, pois e й assim que os ataques comeзam as vulnerabilidades.



Obrigado man!
Reply
#8

se й louco cachorro, sempre com os melhores tutorias! parabйns irmгo e vlw
Reply
#9

Fantбstico, adorei o tutorial apesar de isso jб virar rotina de trabalho, nгo poderia estar melhor explicado, linka o vнdeo "guerreiros da internet" que apesar de dar um pouco de sono й um excelente vнdeo explicativo.

+=8 reps
Reply
#10

Quote:
Originally Posted by n0minal
View Post
Fantбstico, adorei o tutorial apesar de isso jб virar rotina de trabalho, nгo poderia estar melhor explicado, linka o vнdeo "guerreiros da internet" que apesar de dar um pouco de sono й um excelente vнdeo explicativo.

+=8 reps
@OFF
So uma pergunta como que vocк da "8" Reps de uma vez ?
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)