SA-MP Forums Archive
[Tutorial] Servidores e Redes #1 A Internet - Printable Version

+- SA-MP Forums Archive (https://sampforum.blast.hk)
+-- Forum: Non-English (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=9)
+--- Forum: Languages (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=33)
+---- Forum: Português/Portuguese (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=34)
+----- Forum: Lançamentos/Releases (https://sampforum.blast.hk/forumdisplay.php?fid=56)
+----- Thread: [Tutorial] Servidores e Redes #1 A Internet (/showthread.php?tid=620859)

Servidores e Redes #1 A Internet - zSuYaNw - 04.11.2016

A Internet

A Internet

Introduзгo:
Eu estou de volta, Siiim! Mas hoje estou abordando um assunto de servidores e redes, e serб uma sйrie de tutoriais que tentarб explicar a fundo sobre os servidores fнsicos, irei tentar explicar atй como montar um servidor virtualizado com projetos open source!

Mas enfim, oque й servidor? Do Grosso modo, servidor й uma maquina central aonde se realiza as operaзхes de uma rede. No ramo corporativo utilizamos servidores para muitas coisas como: Servidor de Arquivos, Servidor de Implantaзгo do Windows, Servidor de Active Directory, Servidor DHCP, Servidor DNS e atй Servidor SA:MP!
O SA-MP pode ser considerado um servidor pois uma quantidade considerбvel de jogador estarб enviando e recebendo pacotes de atualizaзгo (ele terб uma conexгo) para um determinado IP, e se houver quaisquer problema nesse transporte, poderб haver falta de conexгo.

Redes:
Mas afinal, oque й rede?
Uma rede й aonde tem um computador ou mais em um mesmo roteador/modem/switch. Um belo exemplo й a minha casa, tenho atualmente 3 computadores de mesa e 3 notebooks, entгo minha rede contйm 6 IP's pois cada dispositivo se torna um IP, que й renovado cada vez que reinicio meu roteador(Observaзгo: Quando digo que renicio meu roteador eu apenas desligo e ligo! Pois se eu realmente reiniciar ele eu estarei restaurando as configuraзхes de fбbrica),
esse ip й renovado porque seu roteador se reconecta novamente na rede e isto gera um ip novo que seu roteador terб que gerenciar, e chamamos esse "gerenciamento" de DHCP.

Oque sгo IP Pъblico(IP Externo) e IP Local(IP Interno) ?
IP Pъblico й um aonde irб apontar para sua rede, se vocк ir no site meuip.com.br ele irб mostrar o ip de sua REDE e nгo de seu computador. Agora IP Local й aonde o roteador gera um ip para cada maquina de sua rede, assim podendo acessar a internet. Para descobrir o seu IP na rede, basta abrir o prompt de comando e digitar ipconfig, uma bela explicaзгo sobre isso й a imagem a baixo:

De uma olhada na imagem:

O IP Pъblico й 200.207.158.35, os IP's Local sгo: 192.168.0.2, 192.168.0.3, 192.168.0.4.

Oque sгo DNS, IP, Gateway, IPV4, IPV6, NAT ?
Interessante essa pergunta, pois todos esses fatores sгo encontrados em qualquer site e/ou rede externa(alguns com IPV6). Vocк jб deve ter ouvido falar deles e eles sгo muito importante para o funcionamento de um site ou uma rede. Muitas vezes a falta de alguns desses fatores pode deixar alguйm sem conexгo

FFinalizando
Como vocк pode notar, esta sйrie de tutorial й totalmente voltado para o meio corporativo aonde engloba todos os pontos de a criaзгo de um servidor e tambйm redes, configuraзгo e alguns detalhes tйcnicos que tenho conhecimento. Eu acredito que falta alguns tutoriais como este na board para incentivar o aprendizado sobre internet, esta й minha contribuiзгo espero que gostaram!

Crйditos:
- Glaubert Suyan Dбcio

Abraзos!

Respuesta: Servidores e Redes #1 A Internet - SammyJ - 04.11.2016

Muito bom @zSuYaNw espero que continue os tutoriais sobre Servidores e Redes.
Ansioso pelo #2

Re: Servidores e Redes #1 A Internet - teteu99 - 04.11.2016

Muito bom , continue assim cara!

Re: Servidores e Redes #1 A Internet - Dolby - 04.11.2016

A tua ideia de ensinar isso aqui й atй interessante. Mas ambos sabemos que a maioria nгo vai ler direito, e nem vai mesmo procurar entender o que й. Infelizmente й assim que funciona aqui.

Mas talvez funcione como impulso: Pra vocкs que gostam de brincar de ser "hackiners", isso aн й o bбsico do bбsico do essencial para se tornar um "hackiner".

Mas de qualquer forma, tu descreveu bem. GJ Suy.

Re: Servidores e Redes #1 A Internet - F1N4L - 04.11.2016

Muito bom! Curti mesmo este tutorial.
Estou cursando redes e isso deu um UP no conteъdo.

Re: Servidores e Redes #1 A Internet - PT - 04.11.2016

Explicou muito bem

Bom trabalho

Re: Servidores e Redes #1 A Internet - zSuYaNw - 04.11.2016

Quote:
Originally Posted by Glederson_dom
View Post
Muito bom @zSuYaNw espero que continue os tutoriais sobre Servidores e Redes.
Ansioso pelo #2
Quote:
Originally Posted by teteu99
View Post
Muito bom , continue assim cara!
Quote:
Originally Posted by F1N4L
View Post
Muito bom! Curti mesmo este tutorial.
Estou cursando redes e isso deu um UP no conteъdo.
Quote:
Originally Posted by PT
View Post
Explicou muito bem

Bom trabalho
Muito obrigado pelo feedback pessoal, espero recebervocкs no prуximo tutorial!

Quote:
Originally Posted by Dolby
View Post
A tua ideia de ensinar isso aqui й atй interessante. Mas ambos sabemos que a maioria nгo vai ler direito, e nem vai mesmo procurar entender o que й. Infelizmente й assim que funciona aqui.

Mas talvez funcione como impulso: Pra vocкs que gostam de brincar de ser "hackiners", isso aн й o bбsico do bбsico do essencial para se tornar um "hackiner".

Mas de qualquer forma, tu descreveu bem. GJ Suy.
Se a pessoa entender sobre redes, ele pode se considerar hacker, pois e й assim que os ataques comeзam as vulnerabilidades.

Obrigado man!

Re: Servidores e Redes #1 A Internet - s4kuL - 05.11.2016

se й louco cachorro, sempre com os melhores tutorias! parabйns irmгo e vlw

Re: Servidores e Redes #1 A Internet - n0minal - 05.11.2016

Fantбstico, adorei o tutorial apesar de isso jб virar rotina de trabalho, nгo poderia estar melhor explicado, linka o vнdeo "guerreiros da internet" que apesar de dar um pouco de sono й um excelente vнdeo explicativo.

+=8 reps

Re: Servidores e Redes #1 A Internet - RedMF - 05.11.2016

Quote:
Originally Posted by n0minal
View Post
Fantбstico, adorei o tutorial apesar de isso jб virar rotina de trabalho, nгo poderia estar melhor explicado, linka o vнdeo "guerreiros da internet" que apesar de dar um pouco de sono й um excelente vнdeo explicativo.

+=8 reps
@OFF
So uma pergunta como que vocк da "8" Reps de uma vez ?