[Tutorial] Criando/Utilizando TextDraws, Todas as Funзхes Explicativas!
#1

TextDraws!
Iniciando, Utilizando e Criando uma Sem Erros [Para Iniciantes]

Leia Todas as Descriзхes Para Entender Melhor.

Crйditos ao Tutorial: [iPs]FuneraL - Explicaзхes
Equipe SA-MP Team - Funзхes


Iniciando o Tutorial, Bom, o que irei explicar primeiramente, й como criar a variбvel de Textdraw para uso Futuramente... Vб ao Topo de seu GameMode e Digite Isto:


pawn Код:
new Text:TextDrawExample; // Cria uma Textdraw Declarada Global, que serб para todos em definitivo
new PlayerText:TextDrawExample; // Cria uma TextDraw para Cada Player, Se auto-destruindo ao Desconectar.

// TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS!

new Text:TextDrawExample[MAX_PLAYERS];
new PlayerText:TextDrawExample[MAX_PLAYERS];
Funзгo: TextDrawCreate e CreatePlayerTextDraw: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawExample = TextDrawCreate(PosX, PosY, "Texto");
TextDrawExample = CreatePlayerTextDraw(playerid, PosX, PosY, "Texto");     // Criarб as TextDraws

// Utilizando as Variбveis MAX_PLAYERS.

TextDrawExample[playerid] = TextDrawCreate(PosX, PosY, "Texto");
TextDrawExample[playerid] = CreatePlayerTextDraw(playerid, PosX, PosY, "Texto");  // Criarб as TextDraws com MAX_PLAYERS, tendo em vista utilizar [playerid]!

// Implementando os Parametros:

TextDrawCreate(0.000000, 0.000000, "Example Text"); // Mude o 0.000000 para as Posiзхes Definidas de Tela, Aparecerб Example Text na Tela Depois de Utilizado TextDrawShowForPlayer.

CreatePlayerTextDraw(playerid, 0.000000, 0.000000, "Example Text"); // Mude o 0.000000 para as Posiзхes Definidas de Tela, Aparecerб Example Text na Tela Depois de Utilizado PlayerTextDrawShow.
Funзгo: TextDrawColor e PlayerTextDrawColor: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawColor(TextDrawExample , Cor); // Colocarб Cor na TextDraw Utilizando cores Hexadecimais
PlayerTextDrawColor(playerid, TextDrawExample , Cor);

// Se for TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS

TextDrawColor(TextDrawExample [playerid], Cor);
PlayerTextDrawColor(playerid, TextDrawExample [playerid], Cor);  // Colocando Cor nas TextDraws Utilizando MAX_PLAYERS.

// Fazendo Cores Hexadecimais:

Utilize Color Picker, Ou Visite Este Site: [URL]http://www.mxstudio.com.br/Conteudos/Dreamweaver/Cores.htm[/URL], Apenas Adicione 0x Antes da Cor e FF Apуs a Cor.
Funзгo: TextDrawBackgroundColor e PlayerTextDrawBackgroundColor: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawBackgroundColor(TextDrawExample , Cor); // Colocarб Cor de Fundo na TextDraw Utilizando cores Hexadecimais
PlayerTextDrawBackgroundColor(playerid, TextDrawExample , Cor);

// Se for TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS

TextDrawBackgroundColor(TextDrawExample [playerid], Cor);
PlayerTextDrawBackgroundColor(playerid, TextDrawExample [playerid], Cor);  // Colocando Cor De Fundo nas TextDraws Utilizando MAX_PLAYERS.

// O Padrгo de Cor й 255 para Backgrounds.
Funзгo: TextDrawAlignment e PlayerTextDrawAlignment: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawAligment(TextDrawExample , Alinhamento); // Alinhando TextDraws, Siga a Legenda Abaixo.
PlayerTextDrawAligment(playerid, TextDrawExample , Alinhamento);

// Se for TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS

TextDrawAligment(TextDrawExample [playerid], Alinhamento);
PlayerTextDrawAligment(playerid, TextDrawExample [playerid], Alinhamento);  // Alinhando TextDraws Com MAX_PLAYERS!

// 1- Esquerda, 2- Centro, 3- Direita
Funзгo: TextDrawFont e PlayerTextDrawFont: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawFont(TextDrawExample , Fonte); // Definindo a Letra da TextDraw
PlayerTextDrawFont(playerid, TextDrawExample , Fonte);

// Se for TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS

TextDrawAligment(TextDrawExample [playerid], Fonte);
PlayerTextDrawAligment(playerid, TextDrawExample [playerid], Fonte);  // Definindo a Letra da TextDraw Com MAX_PLAYERS!
Fontes Disponнveis:

Funзгo: TextDrawLetterSize e PlayerTextDrawLetterSize: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawLetterSize (TextDrawExample , Largura, Altura); // Definindo o Tamanho de Letra da TextDraw
PlayerTextDrawLetterSize(playerid, TextDrawExample , Largura, Altura);

// Se for TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS

TextDrawLetterSize (TextDrawExample [playerid], Largura, Altura);
PlayerTextDrawLetterSize(playerid, TextDrawExample [playerid], Largura, Altura);  // Definindo o Tamanho de Letra da TextDraw Com MAX_PLAYERS!

// Usarб Floats para Definir a Largura e Altura da Letra, Basta vocк utilizar o mesmo tipo de Numeros que utilizou ao fazer a posiзгo da Textdraw na Tela.
Funзгo: TextDrawTextSize: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawTextSize(TextDrawExample, Largura, Altura); // Muito Utilizado Para Aumentar Largura de Boxes, a Altura geralmente й Aumentada pela funзгo: TextDrawLetterSize.
Funзгo: TextDrawSetOutline e PlayerTextDrawSetOutline: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawSetOutline(TextDrawExample , Tamanho); // Definindo o Tamanho de Contorno da TextDraw
PlayerTextDrawSetOutline(playerid, TextDrawExample , Tamanho);

// Se for TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS

TextDrawSetOutline (TextDrawExample [playerid], Tamanho);
PlayerTextDrawSetOutline(playerid, TextDrawExample [playerid], Tamanho);  // Definindo o Tamanho de Contorno da TextDraw Com MAX_PLAYERS!


// No Tamanho Vocк Poderб colocar Diversos Numeros, 0, 1, 2, 3, 4, 5 e por aн vai, quanto maior o valor, maior serб o contorno da textdraw.
Funзгo: TextDrawSetShadow e PlayerTextDrawSetShadow: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawSetShadow(TextDrawExample , Tamanho); // Definindo o Tamanho de Sombra da TextDraw
PlayerTextDrawSetShadow(playerid, TextDrawExample , Tamanho);

// Se for TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS

TextDrawSetShadow (TextDrawExample [playerid], Tamanho);
PlayerTextDrawSetShadow(playerid, TextDrawExample [playerid], Tamanho);  // Definindo o Tamanho de Sombra da TextDraw Com MAX_PLAYERS!


// No Tamanho Vocк Poderб colocar Diversos Numeros, 0, 1, 2, 3, 4, 5 e por aн vai, quanto maior o valor, maior serб o tamanho da Sombra da textdraw, Lembrando, Contorno й apenas o desenhado em volta, Sombra cria um Efeito na Mesma.
Funзгo: TextDrawSetProportional e PlayerTextDrawSetProportional: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawSetProportional (TextDrawExample , Valor); // "Valor" Define se a Proporзгo da TextDraw Estб Ativada ou Nгo.
PlayerTextDrawSetProportional(playerid, TextDrawExample , Valor);

// Se for TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS

TextDrawSetProportional (TextDrawExample [playerid], Valor);
PlayerTextDrawSetProportional(playerid, TextDrawExample [playerid], Valor);  // "Valor" Define se a Proporзгo da TextDraw Estб Ativada ou Nгo.


// Valores: 0 = Desativar Proporзгo , 1 = Ativar Proporзгo
Funзгo: TextDrawUseBox e PlayerTextDrawUseBox: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawUseBox (TextDrawExample , Valor); // "Valor" Define se a Caixa da TextDraw Estб Ativada ou Nгo.
PlayerTextDrawUseBox(playerid, TextDrawExample , Valor);

// Se for TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS

TextDrawUseBox (TextDrawExample [playerid], Valor);
PlayerTextDrawUseBox(playerid, TextDrawExample [playerid], Valor);  // "Valor" Define se a Caixa da TextDraw Estб Ativada ou Nгo.


// Valores: 0 = Desativar Caixa, 1 = Ativar Caixa
Funзгo: TextDrawBoxColor e PlayerTextDrawBoxColor: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawBoxColor (TextDrawExample , Cor); // Definindo a Cor da Caixa da TextDraw
PlayerTextDrawBoxColor(playerid, TextDrawExample , Cor);

// Se for TextDraw's Utilizando MAX_PLAYERS

TextDrawBoxColor (TextDrawExample [playerid], Cor);
PlayerTextDrawBoxColor(playerid, TextDrawExample [playerid], Cor);  // Definindo a Cor da Caixa da TextDraw


// Mesma coisa, Cores Hexadecimais Tambйm, Lembrando: Finais FF > Cor Sуlida, AA > Cor Semi-Transparente, 00 > Cor Transparente
Funзгo: TextDrawSetString e PlayerTextDrawSetString: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
// Serve para Setar Alguma String / Texto a Textdraw Definida:

new String[128]; // Define a String
format(String, sizeof(String), "Meu Score: %d", GetPlayerScore(playerid)); // Formata o Score utilizando Numero Inteiro "%d"
TextDrawSetString(TextDrawExample, String); // Seta o que estб escrito para a textdraw.

// Mesma Coisa para a PlayerTextDraw:

new String[128]; // Define a String
format(String, sizeof(String), "Meu Score: %d", GetPlayerScore(playerid)); // Formata o Score utilizando Numero Inteiro "%d"
PlayerTextDrawSetString(TextDrawExample, String); // Seta o que estб escrito para a textdraw.

// Se for com MAX_PLAYERS, basta utilizar TextDrawExample[playerid] em vez de apenas TextDrawExample!
Funзгo: TextDrawShowForPlayer, TextDrawHideForPlayer, PlayerTextDrawShow e PlayerTextDrawHide: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawShowForPlayer(playerid, TextDrawExample);
TextDrawShowForPlayer(playerid, TextDrawExample[playerid]); // Mostra a TextDraw Para o Player em Determinada Aзгo.

TextDrawHideForPlayer(playerid, TextDrawExample);
TextDrawHideForPlayer(playerid, TextDrawExample[playerid]); // Desativa a TextDraw Para o Player em Determinada Aзгo.

PlayerTextDrawShow(playerid, TextDrawExample);
PlayerTextDrawShow(playerid, TextDrawExample[playerid]); // Mostra a TextDraw Para o Player em Determinada Aзгo.

PlayerTextDrawHide(playerid, TextDrawExample);
PlayerTextDrawHide(playerid, TextDrawExample[playerid]); // Desativa a TextDraw Para o Player em Determinada Aзгo.
Funзгo: TextDrawShowForAll e TextDrawHideForAll: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawShowForAll(TextDrawExample);
TextDrawShowForAll(TextDrawExample[playerid]); // Mostra a TextDraw Definida Para Todos

TextDrawHideForAll(TextDrawExample); // Remove a TextDraw Definida Para Todos
TextDrawHideForAll(TextDrawExample[playerid]);

// Esta Funзгo sу tem como parametro a textdraw :mrgreen:
Funзгo: TextDrawDestroy: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
TextDrawDestroy(TextDrawExample);
TextDrawDestroy(TextDrawExample[playerid]);            // Destroi a Textdraw Definitivamente.

// Esta Funзгo sу tem como parametro a textdraw, igual as Funзхes TextDrawShowForAll e TextDrawHideForAll :mrgreen:
Funзгo: OnPlayerClickTextDraw (Nova Public): Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
public OnPlayerClickTextDraw(playerid, Text:clickedid) // Nova Public
{
    if(clickedid == TextDrawExample) // Caso onde compara a textdraw que foi clicada com o nome definido no Topo
    {
         SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFAA, "Vocк Clicou na TextDraw definida como TextDrawExample"); // Mensagem Que irб Aparecer, aqui vocк Pode Incluir outras funзхes alйm de apenas isto.
    }
    return 1;
}

// Com o PlayerTextDraw Agora.

public OnPlayerClickPlayerTextDraw(playerid, PlayerText:playertextid) // Nova Public
{
    if(playertextid == TextDrawExample[playerid]) // Caso onde compara a textdraw que foi clicada com o nome definido no Topo
    {
         SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFAA, "Vocк Clicou na TextDraw definida como TextDrawExample"); // Mensagem Que irб Aparecer, aqui vocк Pode Incluir outras funзхes alйm de apenas isto.
    }
    return 1;
}

// Mesma coisa Que na Outra, porйm a public tambйm muda :mrgreen:
Funзгo: PlayerTextDrawSetSelectable e TextDrawSetSelectable: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
PlayerTextDrawSetSelectable(playerid, TextDrawExample[playerid], Modo); // Modo Entre 0 e 1, 0 = Selecionбvel, e 0 Nгo Selecionбvel

TextDrawSetSelectable(TextDrawExample, Modo); // Mesma Coisa do Anterior.

// Como Tornar Todas as TextDraw's Selecionбveis?

for(new i = 0; i < MAX_TEXT_DRAWS; i++)
{
      TextDrawSetSelectable(i, 1);
}
Funзгo: SelectTextDraw e CancelSelectTextDraw: Como Utilizar e o Que Colocar

Parametros da Funзгo:


pawn Код:
SelectTextDraw(TextDrawExample, Cor); // Nome da Text + a Cor!

CancelSelectTextDraw(playerid); // Apenas cancela o modo de seleзгo da TextDraw.
Observaзгo: Uso de SetTimers em TextDraws, SetTimer й utilizado quando nгo hб parametros na public... e SetTimerEx, й utilizado quando hб parametro playerid, Assim Evitando Muitos Bugs
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#2

Belo trabalho, bem explicado.
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#3

Acho que o jeito mais facil de criar textdraws e usar o zamarothtextdraweditor

Mas bom tuto ta de parabens
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#4

PQP Funeral, isso jб ta ultrapassado vei, nгo era melhor ensinar o ClickTextDraw ? (10 * -1)/10
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#5

acho que vou fazer um tutorial de manuseio de arquivos, todos usam includes, mas esquecem que o mais rбpido mesmo й o original.

tuto antigo, mas conta.
vlw
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#6

Quote:
Originally Posted by paulor
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PQP Funeral, isso jб ta ultrapassado vei, nгo era melhor ensinar o ClickTextDraw ? (10 * -1)/10
Mais Tarde colocarei OnPlayerClickTextDraw e Etc..., fiz isto mais a pedidos que me fizeram, creio que ajudarб alguns iniciantes tambйm
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#7

parabens 9/10

concordo falta o OnPlayerClickTextDraw agora =D
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#8

Bom tuto parabens !! concerteza ajudara mts players
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#9

qi Mierda.
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#10

Quote:
Originally Posted by dPlaYer_
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qi Mierda.
manow na boa tem caras aki no forum que mau le o nome do topico
na boa o propio funeral citou acima para iniciantes pra algums aki do forum isso nгo tem importancia nemhuma agora pra outros servira mt bem mais uma vez funeral Parabens !!! otimo tuto explicou linha por linha ''-''
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