02.05.2012, 22:09
(
Последний раз редактировалось Djair_Black; 02.05.2012 в 23:43.
Причина: Postei antes, ai tive que editar!
)
Funзгo
Matematicamente e na programaзгo.
Boa noite,Hoje vou ensinar um pouco de funзгo, do modo matemбtico, onde usamos as funзхes para muitas coisas, principalmente para grбficos, e na programaзгo usamos para representar os players, ou seja, para que um TextDraw por exemplo seja definido corretamente, para nгo ficar aquele erro, um player olhar para seu TextDraw e estб o de outro player. Nу caso irб mostrar matematicamente e programando.
Vamos comeзar com a matemбtica:
f(x) = x + 5
Demonstraзгo de funзгo.
Como o x nгo tem definiзгo, ou seja, nгo sabemos qual seu verdadeiro valor numйrico, ele pode ser representado por qualquer nъmero, entгo ele й D = R (Se nгo sabe o que й, vai estudar!).Demonstraзгo de funзгo.
Vamos dar um exemplo com o calculo, se o x assumir o vamos de 2: f(2) = 2 + 5 ---> f(2) = 7. Ai vem um carinha e me pergunta, o que podemos tirar disso? Eu respondo, x й o id do player, isso quer dizer que qualquer player pode ver o TextDraw corretamente.
Vamos passar para a programaзгo para quem nгo entendeu o que o pior professor do mundo falou:
Como eu representei o x por 2, na programaзгo podemos dar este exemplo(Nгo se agreguem ao x, usem qualquer variбvel):
pawn Код:
for(new x = 0; x < MAX_PLAYERS; x++) // X pode ser assumido por qualquer player, ou seja, nгo tem valor definido!
{
PontosTotaisTextDraw[x] = TextDrawCreate(32.000000, 317.000000, "Pontos Totais: 10000000000"); /* Como no f(x), aqui na progamзгo tambйm usamos isso, olhem sу o "PontosTotaisTextDraw[x]"*/
TextDrawBackgroundColor(PontosTotaisTextDraw[x], 255);
TextDrawFont(PontosTotaisTextDraw[x], 1);
TextDrawLetterSize(PontosTotaisTextDraw[x], 0.440000, 1.500000);
TextDrawColor(PontosTotaisTextDraw[x], -1);
TextDrawSetOutline(PontosTotaisTextDraw[x], 0);
TextDrawSetProportional(PontosTotaisTextDraw[x], 1);
TextDrawSetShadow(PontosTotaisTextDraw[x], 1);
}
pawn Код:
public MandarDuvida(color,const string[])
{
for(new i = 0; i < MAX_PLAYERS; i++) /* Em vez de ser o a variбvel x, aqui pode se usar o i tambйm, alias, como se professor de matemбtica jб deve ter lhe dito, "Nгo se apregue sу ao x e o y!".*/
{
if (PlayerInfo[i][pAdmin] >= 1)
{
SendClientMessage(i, Mensagens_Admin, string);
}
}
return 1;
}
Obrigado, crнticas e elogios sгo bem recebidos.