Funзгo -
Djair_Black - 02.05.2012
Funзгo
Matematicamente e na programaзгo.
Boa noite,
Hoje vou ensinar um pouco de funзгo, do modo matemбtico, onde usamos as funзхes para muitas coisas, principalmente para grбficos, e na programaзгo usamos para representar os players, ou seja, para que um TextDraw por exemplo seja definido corretamente, para nгo ficar aquele erro, um player olhar para seu TextDraw e estб o de outro player. Nу caso irб mostrar matematicamente e programando.
Vamos comeзar com a matemбtica:
f(x) = x + 5
Demonstraзгo de funзгo.
Como o x nгo tem definiзгo, ou seja, nгo sabemos qual seu verdadeiro valor numйrico, ele pode ser representado por qualquer nъmero, entгo ele й D = R (Se nгo sabe o que й, vai estudar!).
Vamos dar um exemplo com o calculo, se o x assumir o vamos de 2: f(2) = 2 + 5 ---> f(2) = 7. Ai vem um carinha e me pergunta, o que podemos tirar disso? Eu respondo, x й o id do player, isso quer dizer que qualquer player pode ver o TextDraw corretamente.
Vamos passar para a programaзгo para quem nгo entendeu o que o pior professor do mundo falou:
Como eu representei o x por 2, na programaзгo podemos dar este exemplo(Nгo se agreguem ao x, usem qualquer variбvel):
pawn Код:
for(new x = 0; x < MAX_PLAYERS; x++) // X pode ser assumido por qualquer player, ou seja, nгo tem valor definido!
{
PontosTotaisTextDraw[x] = TextDrawCreate(32.000000, 317.000000, "Pontos Totais: 10000000000"); /* Como no f(x), aqui na progamзгo tambйm usamos isso, olhem sу o "PontosTotaisTextDraw[x]"*/
TextDrawBackgroundColor(PontosTotaisTextDraw[x], 255);
TextDrawFont(PontosTotaisTextDraw[x], 1);
TextDrawLetterSize(PontosTotaisTextDraw[x], 0.440000, 1.500000);
TextDrawColor(PontosTotaisTextDraw[x], -1);
TextDrawSetOutline(PontosTotaisTextDraw[x], 0);
TextDrawSetProportional(PontosTotaisTextDraw[x], 1);
TextDrawSetShadow(PontosTotaisTextDraw[x], 1);
}
Podemos tambйm usar neste caso, um codigo que peguei nгo sei onde:
pawn Код:
public MandarDuvida(color,const string[])
{
for(new i = 0; i < MAX_PLAYERS; i++) /* Em vez de ser o a variбvel x, aqui pode se usar o i tambйm, alias, como se professor de matemбtica jб deve ter lhe dito, "Nгo se apregue sу ao x e o y!".*/
{
if (PlayerInfo[i][pAdmin] >= 1)
{
SendClientMessage(i, Mensagens_Admin, string);
}
}
return 1;
}
E assim terminei este tutorial, ficou uma bosta neh? Isso й para iniciantes!
Obrigado, crнticas e elogios sгo bem recebidos.
Re: Funзгo -
AmericanStyle'™ - 02.05.2012
@EDIT Malz
Re: Funзгo -
Djair_Black - 02.05.2012
Erro meu xD, eu coloquei post em vez de Preview. kkkk'
Re: Funзгo -
ViniBorn - 02.05.2012
Esse nгo й exatamente o exemplo que eu usaria, mas deve ajudar alguйm. : )
Re: Funзгo -
steki. - 02.05.2012
No exemplo da funзгo matemбtica, vocк colocou uma funзгo afim, mas na imagem й uma funзгo quadrбtica (2є grau). Arrume...
Respuesta: Funзгo -
Luciano* - 02.05.2012
Deu atй dor de cabeзa isso ai =X
Re: Funзгo -
Djair_Black - 02.05.2012
@Stewie
Vou sim xD. Й que eu ainda tou fazendo a imagem, postei com estб para quando eu terminar eu ajeitar!
@Luciano*
kkkkkk'
@Viniborn
Й verdade!
Re: Funзгo -
4LiSs0N - 02.05.2012
Bom Deve ajudar alguйm І
Re: Respuesta: Funзгo -
leosivi - 03.05.2012
Quote:
Originally Posted by Luciano*
Deu atй dor de cabeзa isso ai =X
|
kkk aki tbm :X
Re: Funзгo -
zSuYaNw - 03.05.2012
Desculpe meu amigo,
mais acho este tutorial inъtil, porque eu aprendi oque sei
atravйs das boas e velhas operaзхes matemбticas( +, -, ., / ),
E sabendo que
loopings sгo apenas repetiзхes pre-definidas.
se isto foi um tutorial eu nгo sei, mais acho que ajudarб alguйm.