#Discutindo sobre Pawn (SQL) [SQLite,MySQL]

Olб galera, iShock aqui novamente.
Boa noite.

Нndice
» 0.0 - O que й SQLite ?
» 0.1 - SQLite Nativo no sa-mp
» 0.2 - Plug-in MySQL (BlueG)

0.0 - O que й SQLite?
Quote:

SQLite й uma biblioteca em linguagem C que implementa um banco de dados SQL embutido. Programas que usam a biblioteca SQLite podem ter acesso a banco de dados SQL sem executar um processo SGBD separado.

SQLite nгo й uma biblioteca cliente usada para conectar com um grande servidor de banco de dados, mas sim o prуprio servidor. A biblioteca SQLite lк e escreve diretamente para e do arquivo do banco de dados no disco

Continuar lendo(wiki)...

0.1 - SQLite Nativo no sa-mp
Vamos falar sobre SQL em servidores SA-MP e sua interaзгo com a linguagem de script 'Pawn', usada no SA-MP.

O pacote padrгo de servidores SA-MP tem uma include chamada a_sampdb.inc que possibilita usar um banco de dados SQLite 3. Onde sabemos que 3 й a versгo utilizada, o sistema esta embutido no servidor SA-MP. No entanto pode-se usar gerenciadores como o prуprio SQLite. (Clique aqui para ir ao site, nгo esqueзa de ler a documentaзгo aqui.)

Lembre-se de usar a ultima versгo 3, assim nгo vai ter problemas com escrita, leitura de dados e lуgico o suporte para seus databases SQLite SA-MP nativo.

Wiki sa-mp: SQLite - Lista das funзхes nativas da include a_sampdb.inc
https://sampwiki.blast.hk/wiki/Category:SQLite

Tutorial: Como usar o SQLite SA-MP
https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=449536

0.2 - Plug-in MySQL (BlueG)?
Tambйm temos uma versгo para mysql server, que й para servidores de grande porte, (eu nгo acho necessбrio a utilizaзгo para servidores com menos de 100 players) e com este servidor mysql podemos ter mais estabilidade e funcionalidades.

A questгo principal й que й um servidor externo e nгo grava em disco como SQLite faz, vocк pode fazer uma interaзгo com UCP (painel web) ou atй mesmo um 'Cliente Launcher'.

Outra coisa que podemos fazer й, ligar 3,4,5 ou 10 servidores e conectar todos ao mesmo banco de dados mysql. Assim nгo importa se vocк conectar em um servidor ou outro servidor, seus dados estгo no mesmo banco de dados. Enfim sгo muitas coisas que pode se fazer com mysql plug-in em SA-MP.

Link da ultima versгo + download:
https://github.com/pBlueG/SA-MP-MySQL/releases

Wiki MySQL SA-MP:
https://sampwiki.blast.hk/wiki/MySQL
OBS: As funзхes explicadas na wiki sгo referentes a versгo R7 do plug-in.

Vou deixar um pouco pra vocкs comentar tambйm.
Reply

Sobre o SQLite o slice fez uma include chamada SQLiteI , ela repara alguns bugs que a include nativa tem e tambйm permite o uso de prepared statement, por isso seria bom atualizar

Alйm de que SQL й uma linguagem, cuje o nome й Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada, jб o MySQL ou SQLite sгo os sistemas de bancos de dados que utilizam SQL, cada um tem as suas vantagens e desvantagens, eu pessoalmente prefiro MySQL pois posso integrar com um UCP e atй com uma aplicaзгo, jб SQLite pode ser utilizado para sistemas mais simples, ou gamemodes mais simples que nгo necessitam de UCP ou outro tipo de interaзгo.

Eu penso que й bem melhor utilizar SQL do que uma include que queria ficheiros .ini, eu penso que estes ficheiros podem ser utilizados para definiзхes, mas nгo para salvamento de dados grandes, alйm de que com o uso de SQL й mais dinвmico o que permite a criaзгo de sistemas mais complexos, um exemplo desses pode ser visto no RioRPG, aqueles sistemas dinвmicos existentes foram possнveis devido ao uso do SQL.
Reply

Quote:
Originally Posted by BlueX
View Post
Sobre o SQLite o slice fez uma include chamada SQLiteI , ela repara alguns bugs que a include nativa tem e tambйm permite o uso de prepared statement, por isso seria bom atualizar

Alйm de que SQL й uma linguagem, cuje o nome й Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada, jб o MySQL ou SQLite sгo os sistemas de bancos de dados que utilizam SQL, cada um tem as suas vantagens e desvantagens, eu pessoalmente prefiro MySQL pois posso integrar com um UCP e atй com uma aplicaзгo, jб SQLite pode ser utilizado para sistemas mais simples, ou gamemodes mais simples que nгo necessitam de UCP ou outro tipo de interaзгo.

Eu penso que й bem melhor utilizar SQL do que uma include que queria ficheiros .ini, eu penso que estes ficheiros podem ser utilizados para definiзхes, mas nгo para salvamento de dados grandes, alйm de que com o uso de SQL й mais dinвmico o que permite a criaзгo de sistemas mais complexos, um exemplo desses pode ser visto no RioRPG, aqueles sistemas dinвmicos existentes foram possнveis devido ao uso do SQL.
Obrigado pelo comentбrio, essa include do Slice eu nгo conhecia.
https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=303682

Eu conheзo outra include que й simula um sistema INI usando instruзхes SQL, acho uma boa ideia fazer um sistema assim, que tambйm foi o Slice quem fez.
[RC1] BUD - Blazing User DB
https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=187720
Reply

SQLiteI a melhor coisa dela mesmo й a prepared statements.

Ja usei SQLite e para quem nao pode usar MySQL й a melhor coisa que podem usar para salvar dados, prefiro sempre um bom banco de dados.

Normalmente uso MySQL, й um pouco mais rapido que SQLite, hб que frizar isso, e principalmente pelos UCP que uso, se nao usasse MySQL usaria SQLite sem duvida.
Reply

Eu vou muito pelo plugin de MySql do BlueG pq alem de trabalhar com SQL e eu poder criar uma aplicaзгo em PHP do mesmo ele tbm tem cache que deixa a leitura/gravaзгo de dados entre o Samp server e o MySQL muito mais rбpido... Alem de tambйm eu jб trabalhar com o prуprio MySql a alguns anos entгo fica muito mais fбcil pra mim...
Meu primeiro GM ta sendo feito com DOF2 (ini) mas meu proximo GM (que serб um RPG) serб feito com MySQL...
Reply

Adoro MySQL, uso-o desde 2010 e jб tenho bastante conhecimento, desenvolvo meu gamemode prуprio e uso versгo R6 do BlueG, muitos vгo dizer que estб ultrapassada mas a R7+ pra mim nгo й o ideal por ter que chamar uma function a cada query executada e tudo mais... Estou certo de que a R7+ tem processamento melhor etc etc mas nada que eu nгo possa escravizar o bruno para optimmizar a R6 :3
Reply

Quote:
Originally Posted by n0minal
View Post
Adoro MySQL, uso-o desde 2010 e jб tenho bastante conhecimento, desenvolvo meu gamemode prуprio e uso versгo R6 do BlueG, muitos vгo dizer que estб ultrapassada mas a R7+ pra mim nгo й o ideal por ter que chamar uma function a cada query executada e tudo mais... Estou certo de que a R7+ tem processamento melhor etc etc mas nada que eu nгo possa escravizar o bruno para optimmizar a R6 :3
E a ultima versгo ? R39 por exemplo o cache faz com que seja mais rбpido. Como eu falei com o SySloGG, as vezes usamos includes/sistemas antigos simplesmente por estar acostumado ou por gostar, deixando de lado as comparaзхes (velocidade, estabilidade e pratica).

Mas й verdade que a versгo R7 й a mais conhecida e utilizada atй hoje.
Reply

Quote:
Originally Posted by Schocc
View Post
E a ultima versгo ? R39 por exemplo o cache faz com que seja mais rбpido. Como eu falei com o SySloGG, as vezes usamos includes/sistemas antigos simplesmente por estar acostumado ou por gostar, deixando de lado as comparaзхes (velocidade, estabilidade e pratica).

Mas й verdade que a versгo R7 й a mais conhecida e utilizada atй hoje.
Me apeguei demais а R6, mesmo com algumas instabilidades й a unica que uso... Nгo estou a usar muito cachк por enquanto, mas pretendo fazer futuramente uns testes pra ver se vale a pena eu deixar o tradicionalismo de lado e ceder а nova versгo...
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)