[Tutorial] Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG
#1

Comeзando no pawno, criando comando simples em DIALOG


Bom galera eu jб fiz um tutorial aqui de como criar um comando simples em Mensagem Mesmo, hoje vou ensinar como cria-lo em DIALOG. Como no outro tutorial ele vai ser o /creditos tambйm.

Step 1

Criaremos aqui a define do DIALOG.
pawn Код:
//No topo do GM vamos criar a define e o ID do DIALOG
#define CREDITOS 1
//esse CREDITOS й o nome do DIALOG e o 1 й o nosso ID que iremos utilizar ao criar o Comando
Step 2

Criaremos agora o comando na Callback public OnPlayerCommandText
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
    if(strcmp("/creditos", cmdtext, true, 10) == 0)
//Essa parte й Onde se encontra o Comando que o player vai digitar, no caso, /creditos.
Step 3


Criaremos agora o que irб aparecer para o Player quando ele digitar o comando.
pawn Код:
//Essa й a parte que vai aparecer para o Player ao digitar/creditos.
    { //Aqui estamos abrindo a chave que vai dar inicio a toda a Mensagem, ou o DIALOG.
        ShowPlayerDialog(playerid, CREDITOS, DIAOLOG_STYLE_MSGBOX, "Tutorial Diogenes_FreeZe","Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
        return 1;
//Na parte ShowPlayerDialog, estamos afirmando que ira mandar um DIALOG ao player que digitar o comando. nesse playerid й o nosso Player, no nome CREDITOS й o Nome do nosso DIALOG que foi criado no STEP 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, esse й o estilo do DIALOG.
    }//Chave que fecha toda a parte do que foi enviado ao Player.
    return 0;
//Nesse return 0; Estamos usando a return que vai se ligar com a CallBack e fechar toda ela.
}
// Aqui й a chave que junto com o Return 0; ira fechar toda a CallBack. Returns podem ser substituнdas por false ou true, o false equivale a 0 e o true a 1.
Resultado


Esse serб o resultado
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
    if(strcmp("/creditos", cmdtext, true, 10) == 0)
    {
        ShowPlayerDialog(playerid, CREDITOS, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Tutorial Digones_FreeZe","Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
        return 1;
    }
    return 0;
}
Vou explicar melhor aqui
Eu nгo sei Explicar muito bem aquela parte do if(strcmp(/creditos", cmdtext, true, 10) == 0) . Mas estб tudo bem. Vou explicar as outras partes.
Aqui em:
pawn Код:
{
        ShowPlayerDialog
Nуs estamos Dizendo que Serб enviado um DIALOG a o player ao Invйs de uma Mensagem, em:
pawn Код:
(playerid
Estamos nos referindo a um determinado player, no caso, o que digitou o Comando.
Em:
pawn Код:
, CREDITOS
й o Nome do DIALOG que foi Criado no Step 1.
Em:
pawn Код:
, DIALOG_STYLE_MSGBOX
estamos setando ou colocando o tipo de DIALOG. vocк pode escolher entre outros tambйm como DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_INPUT ou DIALOG_STYLE_PASSWORD. o LIST tudo bem, mas, esses outros sгo mais para colocar senhas e etc.

Logo no Final da Mensagem vocк percebe quem tem os Nomes OK e Sair, aquele sгo os Botхes, nos precisariamos por response's para dizer que o player clicou em tal botгo, mas, como os 2 vгo dar no mesmo, ou seja, sair do DIALOG, nгo precisa.

Em:
pawn Код:
return 1;
Nos estamos dizendo que terminamos a Mensagem, no caso, o DIALOG.
Em:
pawn Код:
*   }
    return 0;
}
Nos estamos afirmando que terminamos todo o comando e tambйm a CallBack, para criar outro comando seria Necessбrio apagar o return 0; e a ъltima } e no fim de todos os comandos coloca-los novamente.


Bom galera esse й meu 2є Tutorial, nгo sei explicar muito bem ainda, mas para quem estб comeзando agora й um bom tutorial para criar um comando bбsico.
Espero que tenham gostado.
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#2

Mude o tнtulo para como criar um dialog.


Fora isto, curti bastante sua explicaзгo, como disse no post anterior, pode melhorar :P

+Rep.
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#3

Lembrando Pawno й sу o compilador o verdadeiro nome da linguagem em si й pawn.
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#4

Quote:

ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIAOLOG_STYLE_MSGBOX, "Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
return 1;

eu uso assim:

Quote:

ShowPlayerDialog(playerid, CREDITOS, DIAOLOG_STYLE_MSGBOX, "Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
return 1;

mas funciona do mesmo jeito!
Muito bom pra iniciantes (:
+rep
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#5

Poderia ter usado #Creditos no dialog .

Tutorial bom para iniciantes ,parabens.
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#6

estб faltando parвmetros nesse ShowPlayerDialog
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#7

Quote:
Originally Posted by MatheusAlcapone
Посмотреть сообщение
Lembrando Pawno й sу o compilador o verdadeiro nome da linguagem em si й pawn.
pawncc
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#8

Ficou Mt Bom. eu aprendi agora a pouco mecher com dialog. mais tou mim desenvolvendo jahh.
agora acho que dava pra vc faser uma coisa simples.
usando o
Код:
DIALOG_STYLE_LIST
uma coisiinha simples para aaprender mias tbm. mais ficou legal Parabйns!
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#9

Interessante ...
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#10

Bom tuto..

troque isto:
pawn Код:
ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
por isto:
pawn Код:
ShowPlayerDialog(playerid, CREDITOS, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Tutorial Diagenes_FreeZe","Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
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