Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG -
DiogenesFreeZe - 16.04.2013
Comeзando no pawno, criando comando simples em DIALOG
Bom galera eu jб fiz um tutorial aqui de como criar um comando simples em Mensagem Mesmo, hoje vou ensinar como cria-lo em DIALOG. Como no outro tutorial ele vai ser o
/creditos tambйm.
Step 1
Criaremos aqui a define do DIALOG.
pawn Код:
//No topo do GM vamos criar a define e o ID do DIALOG
#define CREDITOS 1
//esse CREDITOS й o nome do DIALOG e o 1 й o nosso ID que iremos utilizar ao criar o Comando
Step 2
Criaremos agora o comando na Callback public OnPlayerCommandText
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
if(strcmp("/creditos", cmdtext, true, 10) == 0)
//Essa parte й Onde se encontra o Comando que o player vai digitar, no caso, /creditos.
Step 3
Criaremos agora o que irб aparecer para o Player quando ele digitar o comando.
pawn Код:
//Essa й a parte que vai aparecer para o Player ao digitar/creditos.
{ //Aqui estamos abrindo a chave que vai dar inicio a toda a Mensagem, ou o DIALOG.
ShowPlayerDialog(playerid, CREDITOS, DIAOLOG_STYLE_MSGBOX, "Tutorial Diogenes_FreeZe","Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
return 1;
//Na parte ShowPlayerDialog, estamos afirmando que ira mandar um DIALOG ao player que digitar o comando. nesse playerid й o nosso Player, no nome CREDITOS й o Nome do nosso DIALOG que foi criado no STEP 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, esse й o estilo do DIALOG.
}//Chave que fecha toda a parte do que foi enviado ao Player.
return 0;
//Nesse return 0; Estamos usando a return que vai se ligar com a CallBack e fechar toda ela.
}
// Aqui й a chave que junto com o Return 0; ira fechar toda a CallBack. Returns podem ser substituнdas por false ou true, o false equivale a 0 e o true a 1.
Resultado
Esse serб o resultado
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
if(strcmp("/creditos", cmdtext, true, 10) == 0)
{
ShowPlayerDialog(playerid, CREDITOS, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Tutorial Digones_FreeZe","Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
return 1;
}
return 0;
}
Vou explicar melhor aqui
Eu nгo sei Explicar muito bem aquela parte do if(strcmp(/creditos", cmdtext, true, 10) == 0) . Mas estб tudo bem. Vou explicar as outras partes.
Aqui em:
Nуs estamos Dizendo que Serб enviado um DIALOG a o player ao Invйs de uma Mensagem, em:
Estamos nos referindo a um determinado player, no caso, o que digitou o Comando.
Em:
й o Nome do DIALOG que foi Criado no Step 1.
Em:
estamos setando ou colocando o tipo de DIALOG. vocк pode escolher entre outros tambйm como DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_INPUT ou DIALOG_STYLE_PASSWORD. o LIST tudo bem, mas, esses outros sгo mais para colocar senhas e etc.
Logo no Final da Mensagem vocк percebe quem tem os Nomes OK e Sair, aquele sгo os Botхes, nos precisariamos por response's para dizer que o player clicou em tal botгo, mas, como os 2 vгo dar no mesmo, ou seja, sair do DIALOG, nгo precisa.
Em:
Nos estamos dizendo que terminamos a Mensagem, no caso, o DIALOG.
Em:
Nos estamos afirmando que terminamos todo o comando e tambйm a CallBack, para criar outro comando seria Necessбrio apagar o return 0; e a ъltima } e no fim de todos os comandos coloca-los novamente.
Bom galera esse й meu 2є Tutorial, nгo sei explicar muito bem ainda, mas para quem estб comeзando agora й um bom tutorial para criar um comando bбsico.
Espero que tenham gostado.
Re: Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG -
zSuYaNw - 16.04.2013
Mude o tнtulo para como criar um dialog.
Fora isto, curti bastante sua explicaзгo, como disse no post anterior, pode melhorar :P
+Rep.
Re: Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG -
MatheusAlcapone - 16.04.2013
Lembrando Pawno й sу o compilador o verdadeiro nome da linguagem em si й pawn.
Re: Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG -
maikonk - 16.04.2013
Quote:
ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIAOLOG_STYLE_MSGBOX, "Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
return 1;
|
eu uso assim:
Quote:
ShowPlayerDialog(playerid, CREDITOS, DIAOLOG_STYLE_MSGBOX, "Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
return 1;
|
mas funciona do mesmo jeito!
Muito bom pra iniciantes (:
+rep
Re: Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG -
mau.tito - 16.04.2013
Poderia ter usado #Creditos no dialog .
Tutorial bom para iniciantes ,parabens.
Re: Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG -
Falcon. - 16.04.2013
estб faltando parвmetros nesse
ShowPlayerDialog
Re: Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG -
FeelLikeASir_ - 16.04.2013
Quote:
Originally Posted by MatheusAlcapone
Lembrando Pawno й sу o compilador o verdadeiro nome da linguagem em si й pawn.
|
pawncc
Re: Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG -
CaozinhoDosCorre - 16.04.2013
Ficou Mt Bom. eu aprendi agora a pouco mecher com dialog. mais tou mim desenvolvendo jahh.
agora acho que dava pra vc faser uma coisa simples.
usando o
uma coisiinha simples para aaprender mias tbm.
mais ficou legal Parabйns!
Re: Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG -
feliphemort - 16.04.2013
Interessante ...
Re: Comeзando no Pawno: Criando comando Simples em DIALOG -
smiiir - 16.04.2013
Bom tuto..
troque isto:
pawn Код:
ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
por isto:
pawn Код:
ShowPlayerDialog(playerid, CREDITOS, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Tutorial Diagenes_FreeZe","Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");