[Tutorial] SetObjectMaterial(Text) - Escrevendo nos Objetos
#1

SetObjectMaterial - SetObjectMaterialText
Simples Explicaзгo.

LEIA ANTES DE POSTAR!

Bom, o que й SetObjectMaterial?
- Й uma funзгo do sa-mp 0.3e, em que muda a "textura" do objeto desejбdo, pode-se colocar a textura
de neve, fogo, entre outros...

Bom, o que й SetObjectMaterialText?
- Й uma funзгo do sa-mp 0.3e, em que escreve uma frase/titulo em um objeto desejбdo, mudar a cor do objeto, atй mesmo deixa-lo invнsivel.

Vi muitas pessoas perguntando como escrevia na parede, entre outros...
Aqui irei explicar como й usada as 2 funзхes, e uma simples explicaзгo.
Pelo meu ponto de vista, acredito que fico explicado suficiente para entender.
Basta ter vontade de aprender.

Imagem dos objetos antes de editar:

-



Imagem dos objetos depois de editar:

-


Vнdeo demonstraзгo:
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=wtF5lcQ5OHs[/ame]
Se inscreve canal? please *-*


Cуdigo usado:
pawn Код:
// SetObjectMaterialText:
new Texto = CreateObject(19353, -315.13, 1537.49, 75.35,   0.00, 0.00, 90.52);
new Texto2 = CreateObject(19353, -311.80, 1537.52, 75.35,   0.00, 0.00, 90.52);
SetObjectMaterialText(Texto, "{FFFFFF}Forum", 0, 50, "Arial Black", 24, 1, 0x000000FF, 1, 1);
SetObjectMaterialText(Texto2, "{FFA500}SA-MP", 0, 50, "Arial Black", 24, 1, 0x000000FF, 1, 1);
> Explicaзгo:
---------------------------------------------------

new Texto || Variavel
= || Define em que vai ser usada esta variavel
CreateObject || Cria o objeto.
19353 || ID do Objeto
-315.13, 1537.49, 75.35 || Cordenadas
0.00, 0.00 || Rotaзгo
90.52 || Distanзia

>>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/CreateObject
---------------------------------------------------

new Texto2 || Variavel
= || Define em que vai ser usada esta variavel
CreateObject || Cria o objeto.
19353 || ID do Objeto
-311.80, 1537.52, 75.35 || Cordenadas
0.00, 0.00 || Rotaзгo
90.52 || Distanзia

>>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/CreateObject
---------------------------------------------------

SetObjectMaterialText|| Funзгo
Texto || Objeto que foi definido
"{FFA500}SA-MP", 0, 50, "Arial Black", || Texto, Indice, Tamanho, Fonte.
24, 1, 0x000000FF, 1, 1 || Tamanho Fonte, Borda, Cor, Cor Fundo, Alinhamento

>>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/SetObjectMaterialText
---------------------------------------------------

SetObjectMaterialText|| Funзгo
Texto2 || Objeto que foi definido
"{FFFFFF}Forum", 0, 50, "Arial Black", || Texto, Indice, Tamanho, Fonte.
24, 1, 0x000000FF, 1, 1 || Tamanho Fonte, Borda, Cor, Cor Fundo, Alinhamento

>>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/SetObjectMaterialText
---------------------------------------------------

pawn Код:
// SetObjectMaterial:
new Material = CreateObject(19371, -299.17, 1534.74, 75.75,   0.00, 0.00, 90.23);
new Material2 = CreateObject(19371, -295.95, 1534.69, 75.75,   0.00, 0.00, 90.23);
SetObjectMaterial(Material, 0, 19341, "egg_texts", "easter_egg01", 0xFFFFFFFF);
SetObjectMaterial(Material2, 0, 19341, "egg_texts", "easter_egg01", 0xFFFFFFFF);
> Explicaзгo:
---------------------------------------------------

new Material || Variavel.
= || Define em que vai ser usada esta variavel.
CreateObject || Cria o objeto.
19371 || ID do Objeto.
-299.17, 1534.74, 75.75 || Cordenadas.
0.00, 0.00 || Rotaзгo.
90.23 || Distanзia.

>>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/CreateObject
---------------------------------------------------

new Material2 || Variavel.
= || Define em que vai ser usada esta variavel.
CreateObject || Cria o objeto.
19371 || ID do Objeto.
-295.95, 1534.69, 75.75 || Cordenadas.
0.00, 0.00 || Rotaзгo.
90.23 || Distanзia.

>>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/CreateObject
---------------------------------------------------

SetObjectMaterial || Funзгo.
Material ||Objeto que foi definido.
0, 19341, || Indнce, Modelo.
"egg_texts", "easter_egg01" || Texturas.
0xFFFFFFFF || Cor.

>>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/SetObjectMaterial
---------------------------------------------------

SetObjectMaterial || Funзгo.
Material2 || Objeto que foi definido.
0, 19341, || Indнce, Modelo.
"egg_texts", "easter_egg01" || Texturas.
0xFFFFFFFF || Cor.

>>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/SetObjectMaterial
---------------------------------------------------

Bom, tentei explicar o maximo possнvel..
Para aqueles, que acham ruim ler do modo acima, estб aqui o cуdigo completo:
pawn Код:
/*
===================================================================

---------- Tutorial - SetObjectMaterial - SetObjectMaterialText.
---------- By; @Riichard
---------- http://www.project-pawn.blogspot.com
---------- Uma simples explicaзгo.....

===================================================================

*/


#include <a_samp> // SAMP TEAM
#include <zcmd> // Zeex

// |_________________________________________|
public OnFilterScriptInit() // Public
{
    printf("[Tutorial] SetObjectMaterial(Text) - @Riichard");
    // SetObjectMaterialText
    new Texto = CreateObject(19353, -315.13, 1537.49, 75.35,   0.00, 0.00, 90.52);
    new Texto2 = CreateObject(19353, -311.80, 1537.52, 75.35,   0.00, 0.00, 90.52);
    SetObjectMaterialText(Texto, "{FFFFFF}Forum", 0, 50, "Arial Black", 24, 1, 0x000000FF, 1, 1);
    SetObjectMaterialText(Texto2, "{FFA500}SA-MP", 0, 50, "Arial Black", 24, 1, 0x000000FF, 1, 1);
    /* Explicaзгo:

    new Texto || Variavel
    = || Define em que vai ser usada esta variavel
    CreateObject || Cria o objeto.
    19353 || ID do Objeto
    -315.13, 1537.49, 75.35 || Cordenadas
    0.00, 0.00 || Rotaзгo
    90.52 || Distanзia
   
    >>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/CreateObject
   
    ---------------------------------------------------

    new Texto2 || Variavel
    = || Define em que vai ser usada esta variavel
    CreateObject || Cria o objeto.
    19353 || ID do Objeto
    -311.80, 1537.52, 75.35 || Cordenadas
    0.00, 0.00 || Rotaзгo
    90.52 || Distanзia

    >>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/CreateObject

    ---------------------------------------------------

    SetObjectMaterialText|| Funзгo
    Texto || Objeto que foi definido
     "{FFA500}SA-MP", 0, 50, "Arial Black", || Texto, Indice, Tamanho, Fonte.
    24, 1, 0x000000FF, 1, 1 || Tamanho Fonte, Borda, Cor, Cor Fundo, Alinhamento

    >>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/SetObjectMaterialText

    ---------------------------------------------------

    SetObjectMaterialText|| Funзгo
    Texto2 || Objeto que foi definido
     "{FFFFFF}Forum", 0, 50, "Arial Black", || Texto, Indice, Tamanho, Fonte.
    24, 1, 0x000000FF, 1, 1 || Tamanho Fonte, Borda, Cor, Cor Fundo, Alinhamento

    >>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/SetObjectMaterialText

    ---------------------------------------------------
                          FIM
    */

   
    // SetObjectMaterial
    new Material = CreateObject(19371, -299.17, 1534.74, 75.75,   0.00, 0.00, 90.23);
    new Material2 = CreateObject(19371, -295.95, 1534.69, 75.75,   0.00, 0.00, 90.23);
    SetObjectMaterial(Material, 0, 19341, "egg_texts", "easter_egg01", 0xFFFFFFFF);
    SetObjectMaterial(Material2, 0, 19341, "egg_texts", "easter_egg01", 0xFFFFFFFF);
    /* Explicaзгo:

    new Material || Variavel
    = || Define em que vai ser usada esta variavel
    CreateObject || Cria o objeto.
    19371 || ID do Objeto
    -299.17, 1534.74, 75.75 || Cordenadas
    0.00, 0.00 || Rotaзгo
    90.23 || Distanзia

    >>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/CreateObject

    ---------------------------------------------------

    new Material2 || Variavel
    = || Define em que vai ser usada esta variavel
    CreateObject || Cria o objeto.
    19371 || ID do Objeto
    -295.95, 1534.69, 75.75 || Cordenadas
    0.00, 0.00 || Rotaзгo
    90.23 || Distanзia

    >>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/CreateObject

    ---------------------------------------------------

    SetObjectMaterial || Funзгo
    Material || Objeto que foi definido
    0, 19341, || Indнce, Modelo
    "egg_texts", "easter_egg01" || Texturas
    0xFFFFFFFF || Cor
   
    >>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/SetObjectMaterial

    ---------------------------------------------------

    SetObjectMaterial || Funзгo
    Material2 || Objeto que foi definido
    0, 19341, || Indнce, Modelo
    "egg_texts", "easter_egg01" || Texturas
    0xFFFFFFFF || Cor

    >>> https://sampwiki.blast.hk/wiki/SetObjectMaterial

    ---------------------------------------------------
                          FIM
    */


// |_________________________________________|

    return 1;
}


CMD:irver(playerid)
{
    SetPlayerPos(playerid, -365.6363,1533.4929,75.4000);
    return 1;
}

AVISO:
Dependendo do objeto desejбdo, e capaz do texto apareзer frente e verso...
Para criar o objeto que vocк quer, abra o MTA ou Map Editor, selecione o objeto...
coloque aonde, quer que ele fique, e vejб o cуdigo...
Para coloca-lo, basta:
pawn Код:
new Variavel = /*Cуdigo do Objeto*/
Lembrando que para editar o objeto que vocк quer, deve-se usar:
pawn Код:
SetObjectMaterialText(VARIAVEL DO OBJETO, /*...........*/);

// OU

SetObjectMaterial(VARIAVEL DO OBJETO, /*...........*/);
Uso isso, em meu servidor, e atй agora nгo encontrei erros...
E simples de criar, basta ter vontade...
Espero que gostem, faзa seu comentбrio/crнtica..

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#2

Bom tutorial!
Parabens!
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#3

Bom tutorial, quem nгo consiguir pelo amor nйh.
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#4

Quote:
Originally Posted by StreetGT
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Bom tutorial!
Parabens!
Valeu man .

Quote:
Originally Posted by BreakDriFT
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Bom tutorial, quem nгo consiguir pelo amor nйh.
Thank's..
Coloquei o: Escrevendo nos Objetos, para entenderem para que este tуpico!
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#5

Nice Richard emoooooooooo @_@ ' <3
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#6

Quote:
Originally Posted by .Skool_.
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Nice Richard emoooooooooo @_@ ' <3
Thanks, iscol -q
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#7

E.e nem sabia desta funзгo...

Bom trabalho Gay '-'
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#8

Quote:
Originally Posted by Diogo123
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E.e nem sabia desta funзгo...

Bom trabalho Gay '-'
noob, tem no meu server la fdm, nem viu lol '-'

Thanks .
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#9

Bem bacana, sempre tive uma pequena dъvida sobre isso.
Parabйns.
Reply
#10

Quote:
Originally Posted by Gustavo Carvalho
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Bem bacana, sempre tive uma pequena dъvida sobre isso.
Parabйns.
Valeu mano .
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