[Tutorial] Comandos strtok (/dareagle [ID/ParteDoNome] [Municao]
#1

Comandos strtok




Bom, galera...
Tenh visto que todo mundo aqui no forum usam zcmd e afins...

Deve ter poucos que sabem criar um comando sem nescessitar de includes para isso
Deve ter poucos que sabem criar um comando usando a public criada pela SAMP Team para comandos


Entao, neste tutorial vou ensinar a criar um comando com base strtok.... Nгo tem nenhuma include nem nenhuma bruxaria dificil...
й sу entender, que fica facil...

Na minha opiniao, mais facil de entender que esses zcmd, e essa coisa toda com "params", etc....


A unica include que vc presisa, й a seguinte:


pawn Код:
#include <a_samp>




Bom
Vamos ao que interessa....


Primeiramente, vc tem que adicionar isso no fundo do GM:


Cуdigo Strtok

pawn Код:
//Strtok (verifica quando e o valor/texto que estб depois do " " (espaзo) :D
strtok(const string[], &index)
{
    new length = strlen(string);
    while ((index < length) && (string[index] <= ' '))
    {
        index++;
    }
 
    new offset = index;
    new result[20];
    while ((index < length) && (string[index] > ' ') && ((index - offset) < (sizeof(result) - 1)))
    {
        result[index - offset] = string[index];
        index++;
    }
    result[index - offset] = EOS;
    return result;
}

Caso vocк queira que ao digitar o nome do player o comando tambйm funcione, adicione por baixo do codigo strtok, o comando a seguir:


ReturnUser/IsNumeric

pawn Код:
//IsNumeric (nescessбrio para executar bem o ReturnUser (abaixo)
IsNumeric(const string[])
{
    for (new i = 0, j = strlen(string); i < j; i++)
    {
        if (string[i] > '9' || string[i] < '0') return 0;
    }
    return 1;
}


//Return User (para converter o nome/ParteDoNome inserido e contido em tmp (do strtok)
ReturnUser(text[], playerid = INVALID_PLAYER_ID)
{
    new pos = 0;
    while (text[pos] < 0x21) // Strip out leading spaces
    {
        if (text[pos] == 0) return INVALID_PLAYER_ID; // No passed text
        pos++;
    }
    new userid = INVALID_PLAYER_ID;
    if (IsNumeric(text[pos])) // Check whole passed string
    {
        // If they have a numeric name you have a problem (although names are checked on id failure)
        userid = strval(text[pos]);
        if (userid >=0 && userid < MAX_PLAYERS)
        {
            if(!IsPlayerConnected(userid))
            {
                /*if (playerid != INVALID_PLAYER_ID)
                {
                    SendClientMessage(playerid, 0xFF0000AA, "User not connected");
                }*/

                userid = INVALID_PLAYER_ID;
            }
            else
            {
                return userid; // A player was found
            }
        }
        /*else
        {
            if (playerid != INVALID_PLAYER_ID)
            {
                SendClientMessage(playerid, 0xFF0000AA, "Invalid user ID");
            }
            userid = INVALID_PLAYER_ID;
        }
        return userid;*/

        // Removed for fallthrough code
    }
    // They entered [part of] a name or the id search failed (check names just incase)
    new len = strlen(text[pos]);
    new count = 0;
    new name[MAX_PLAYER_NAME];
    for (new i = 0; i < MAX_PLAYERS; i++)
    {
        if (IsPlayerConnected(i))
        {
            GetPlayerName(i, name, sizeof (name));
            if (strcmp(name, text[pos], true, len) == 0) // Check segment of name
            {
                if (len == strlen(name)) // Exact match
                {
                    return i; // Return the exact player on an exact match
                    // Otherwise if there are two players:
                    // Me and MeYou any time you entered Me it would find both
                    // And never be able to return just Me's id
                }
                else // Partial match
                {
                    count++;
                    userid = i;
                }
            }
        }
    }
    if (count != 1)
    {
        if (playerid != INVALID_PLAYER_ID)
        {
            if (count)
            {
                SendClientMessage(playerid, 0xFF0000AA, "Multiple users found, please narrow earch");
            }
            else
            {
                SendClientMessage(playerid, 0xFF0000AA, "No matching user found");
            }
        }
        userid = INVALID_PLAYER_ID;
    }
    return userid; // INVALID_USER_ID for bad return
}


Agora vamos na public:

pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{


return 1;
}


Agora vamos adicionar umas coisas essenciais, antes de comecar a fazer o comando

pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{

new string[256];//normalmente os Scripter colocam jб no topo de OnPlayerCommandText
                    //usada para formatar frases a enviar ao player :D

    new cmd[128], idx; //criadas as variaveis para executar o strtok
    new tmp[128]; // cria a variavel que pega o valor depois do " "
    cmd = strtok(cmdtext, idx);// define o cmd (utilizado em vez de cmdtext)



return 1;
}


Vamos agora comecar o comando:


pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{

new string[256];//normalmente os Scripter colocam jб no topo de OnPlayerCommandText
                    //usada para formatar frases a enviar ao player :D

    new cmd[128], idx; //criadas as variaveis para executar o strtok
    new tmp[128]; // cria a variavel que pega o valor depois do " "
    cmd = strtok(cmdtext, idx);// define o cmd (utilizado em vez de cmdtext)

    if(strcmp(cmd, "/dareagle", true) == 0)//compara o comando digitado com o comando pretendido
        {//Atencao que nao foi usado para comparar o cmdtext, mas sim o cmd
         //definido acima como o comando de strtok :D


return 1;
}

criamos e definimos a variavel "otherid" como o id do player "alvo" e verificamos se estб conectado



pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{

new string[256];//normalmente os Scripter colocam jб no topo de OnPlayerCommandText
                    //usada para formatar frases a enviar ao player :D

    new cmd[128], idx; //criadas as variaveis para executar o strtok
    new tmp[128]; // cria a variavel que pega o valor depois do " "
    cmd = strtok(cmdtext, idx);// define o cmd (utilizado em vez de cmdtext)

    if(strcmp(cmd, "/dareagle", true) == 0)//compara o comando digitado com o comando pretendido
        {//Atencao que nao foi usado para comparar o cmdtext, mas sim o cmd
         //definido acima como o comando de strtok :D

tmp = strtok(cmdtext, idx);//define tmp como aquilo que estб depois do " "
       
        if(strlen(tmp) == 0) //verifica se tmp tem algum caractere (numero e/ou letra)
            return SendClientMessage(playerid, -1, "USO: /dareagle [ID/ParteDoNome] [Municao]"); //caso seja verdadeiro, envia esta msg
       
        new otherid; //cria a variavel que vai armazenar o id do player pretendido a dar a eagle
        otherid = ReturnUser(tmp);//define otherid como o id do player, retornado pelo ReturnUser :D ||
                                  //Usa-se ReturnUser caso o player digite ParteDoNome, e por se tratar de um Player

if(!IsPlayerConnected(otherid))//verifica se o otherid estб conectado
            return SendClientMessage(playerid, -1, "Esse Player nao estб conectado");//caso nao estaja, envia esta msg :(


return 1;
}

Agora para a municao:



pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{

new string[256];//normalmente os Scripter colocam jб no topo de OnPlayerCommandText
                    //usada para formatar frases a enviar ao player :D

    new cmd[128], idx; //criadas as variaveis para executar o strtok
    new tmp[128]; // cria a variavel que pega o valor depois do " "
    cmd = strtok(cmdtext, idx);// define o cmd (utilizado em vez de cmdtext)

    if(strcmp(cmd, "/dareagle", true) == 0)//compara o comando digitado com o comando pretendido
        {//Atencao que nao foi usado para comparar o cmdtext, mas sim o cmd
         //definido acima como o comando de strtok :D

tmp = strtok(cmdtext, idx);//define tmp como aquilo que estб depois do " "
       
        if(strlen(tmp) == 0) //verifica se tmp tem algum caractere (numero e/ou letra)
            return SendClientMessage(playerid, -1, "USO: /dareagle [ID/ParteDoNome] [Municao]"); //caso seja verdadeiro, envia esta msg
       
        new otherid; //cria a variavel que vai armazenar o id do player pretendido a dar a eagle
        otherid = ReturnUser(tmp);//define otherid como o id do player, retornado pelo ReturnUser :D ||
                                  //Usa-se ReturnUser caso o player digite ParteDoNome, e por se tratar de um Player

if(!IsPlayerConnected(otherid))//verifica se o otherid estб conectado
            return SendClientMessage(playerid, -1, "Esse Player nao estб conectado");//caso nao estaja, envia esta msg :(


        //Como o valor de tmp jб foi armazenado, podemos voltar a utilizar esta variavel, entao:
        tmp = strtok(cmdtext, idx);//define tmp como aquilo que estб depois do " " (depois do espaзo a seguir ao anterior, neste caso: [MUNICAO]
       
        if(strlen(tmp) == 0)
            return SendClientMessage(playerid, -1, "USO: /dareagle [ID/ParteDoNome] [Municao]"); //verifica se tmp tem algum caracter
       
        new municao;//cria a variavel onde vai ser armazenada a municao
        municao = strval(tmp); // como й o valor, usa-se strval ("valor da string") - armazena o valor da municao
       
        if(municao <= 0 || municao > 9999) //verifica se a municao estб entre 1 e 9999
            return SendClientMessage(playerid, -1, "Municao deve ser entre 1 e 9999 balas");// se nao estiver envia esta msg ao player
   

return 1;
}


Agora vamos ao nome do player e mensagem enviadas (format)
E dar a arma (eagle) ao otherid


pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{

new string[256];//normalmente os Scripter colocam jб no topo de OnPlayerCommandText
                    //usada para formatar frases a enviar ao player :D

    new cmd[128], idx; //criadas as variaveis para executar o strtok
    new tmp[128]; // cria a variavel que pega o valor depois do " "
    cmd = strtok(cmdtext, idx);// define o cmd (utilizado em vez de cmdtext)

    if(strcmp(cmd, "/dareagle", true) == 0)//compara o comando digitado com o comando pretendido
        {//Atencao que nao foi usado para comparar o cmdtext, mas sim o cmd
         //definido acima como o comando de strtok :D

tmp = strtok(cmdtext, idx);//define tmp como aquilo que estб depois do " "
       
        if(strlen(tmp) == 0) //verifica se tmp tem algum caractere (numero e/ou letra)
            return SendClientMessage(playerid, -1, "USO: /dareagle [ID/ParteDoNome] [Municao]"); //caso seja verdadeiro, envia esta msg
       
        new otherid; //cria a variavel que vai armazenar o id do player pretendido a dar a eagle
        otherid = ReturnUser(tmp);//define otherid como o id do player, retornado pelo ReturnUser :D ||
                                  //Usa-se ReturnUser caso o player digite ParteDoNome, e por se tratar de um Player

if(!IsPlayerConnected(otherid))//verifica se o otherid estб conectado
            return SendClientMessage(playerid, -1, "Esse Player nao estб conectado");//caso nao estaja, envia esta msg :(


        //Como o valor de tmp jб foi armazenado, podemos voltar a utilizar esta variavel, entao:
        tmp = strtok(cmdtext, idx);//define tmp como aquilo que estб depois do " " (depois do espaзo a seguir ao anterior, neste caso: [MUNICAO]
       
        if(strlen(tmp) == 0)
            return SendClientMessage(playerid, -1, "USO: /dareagle [ID/ParteDoNome] [Municao]"); //verifica se tmp tem algum caracter
       
        new municao;//cria a variavel onde vai ser armazenada a municao
        municao = strval(tmp); // como й o valor, usa-se strval ("valor da string") - armazena o valor da municao
       
        if(municao <= 0 || municao > 9999) //verifica se a municao estб entre 1 e 9999
            return SendClientMessage(playerid, -1, "Municao deve ser entre 1 e 9999 balas");// se nao estiver envia esta msg ao player
   
        new pname[MAX_PLAYER_NAME];//variavel (de texto) para armazenar o nome do playerid
        new oname[MAX_PLAYER_NAME];//variavel (de texto) para armazenar o nome do otherid
        GetPlayerName(playerid, pname, sizeof(pname));//pega e armazena o nome do playerid em pname
        GetPlayerName(otherid,  oname, sizeof(oname));//pega e armazena o nome do otherid  em oname
       
        //Todo o codigo acima estб para satisfazer as condiзхes da linha em baixo
        GivePlayerWeapon(otherid, 24, municao);//Dб ao otherid a arma 24 (Eagle) com a municao inserida
       
       
        format(string, sizeof(string), "Vocк deu a %s uma Eagle com %d balas", oname, municao);/*Formata a mensagem para guardar em
                                                                                               "string" a frase com nome do otherid
                                                                                               e a municao*/

        SendClientMessage(playerid, -1, string);//Envia a mensagem para o playerid (quem digitou o comando)
        format(string, sizeof(string), "Vocк recebeu de %s uma Eagle com %d balas", pname, municao);/*Formata a mensagem para guardar em
                                                                                                    "string" a frase com nome do playerid
                                                                                                    e a municao*/

        SendClientMessage(playerid, -1, string);//Envia a mensagem para o otherid (quem recebeu a arma)
       




return 1;
}




O Resultado final fica esse assim:




pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{

    new string[256];//normalmente os Scripter colocam jб no topo de OnPlayerCommandText
                    //usada para formatar frases a enviar ao player :D

    new cmd[128], idx; //criadas as variaveis para executar o strtok
    new tmp[128]; // cria a variavel que pega o valor depois do " "
    cmd = strtok(cmdtext, idx);// define o cmd (utilizado em vez de cmdtext)
   
    if(strcmp(cmd, "/dareagle", true) == 0)//compara o comando digitado com o comando pretendido
        {//Atencao que nao foi usado para comparar o cmdtext, mas sim o cmd
         //definido acima como o comando de strtok :D
       
        tmp = strtok(cmdtext, idx);//define tmp como aquilo que estб depois do " "
       
        if(strlen(tmp) == 0) //verifica se tmp tem algum caractere (numero e/ou letra)
            return SendClientMessage(playerid, -1, "USO: /dareagle [ID/ParteDoNome] [Municao]"); //caso seja verdadeiro, envia esta msg
       
        new otherid; //cria a variavel que vai armazenar o id do player pretendido a dar a eagle
        otherid = ReturnUser(tmp);//define otherid como o id do player, retornado pelo ReturnUser :D ||
                                  //Usa-se ReturnUser caso o player digite ParteDoNome, e por se tratar de um Player
                                 
        if(!IsPlayerConnected(otherid))//verifica se o otherid estб conectado
            return SendClientMessage(playerid, -1, "Esse Player nao estб conectado");//caso nao estaja, envia esta msg :(
       
        //Como o valor de tmp jб foi armazenado, podemos voltar a utilizar esta variavel, entao:
        tmp = strtok(cmdtext, idx);//define tmp como aquilo que estб depois do " " (depois do espaзo a seguir ao anterior, neste caso: [MUNICAO]
       
        if(strlen(tmp) == 0)
            return SendClientMessage(playerid, -1, "USO: /dareagle [ID/ParteDoNome] [Municao]"); //verifica se tmp tem algum caracter
       
        new municao;//cria a variavel onde vai ser armazenada a municao
        municao = strval(tmp); // como й o valor, usa-se strval ("valor da string") - armazena o valor da municao
       
        if(municao <= 0 || municao > 9999) //verifica se a municao estб entre 1 e 9999
            return SendClientMessage(playerid, -1, "Municao deve ser entre 1 e 9999 balas");// se nao estiver envia esta msg ao player
       
       
        new pname[MAX_PLAYER_NAME];//variavel (de texto) para armazenar o nome do playerid
        new oname[MAX_PLAYER_NAME];//variavel (de texto) para armazenar o nome do otherid
        GetPlayerName(playerid, pname, sizeof(pname));//pega e armazena o nome do playerid em pname
        GetPlayerName(otherid,  oname, sizeof(oname));//pega e armazena o nome do otherid  em oname
       
        //Todo o codigo acima estб para satisfazer as condiзхes da linha em baixo
        GivePlayerWeapon(otherid, 24, municao);//Dб ao otherid a arma 24 (Eagle) com a municao inserida
       
       
        format(string, sizeof(string), "Vocк deu a %s uma Eagle com %d balas", oname, municao);/*Formata a mensagem para guardar em
                                                                                               "string" a frase com nome do otherid
                                                                                               e a municao*/

        SendClientMessage(playerid, -1, string);//Envia a mensagem para o playerid (quem digitou o comando)
        format(string, sizeof(string), "Vocк recebeu de %s uma Eagle com %d balas", pname, municao);/*Formata a mensagem para guardar em
                                                                                                    "string" a frase com nome do playerid
                                                                                                    e a municao*/

        SendClientMessage(playerid, -1, string);//Envia a mensagem para o otherid (quem recebeu a arma)
       
        return 1;
        }

    return 1;
}




Creditos a andmeida10
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#2

Usava bastante disso no meu servidor, muito bom mano ^^'
Agora strcmp й ultrapassado po -'
Reply
#3

Boa explicaзгo, teуricamente nem eu estou sabendo mais como fazer, pois faz tempo que nгo crio nada utilizando isto
Reply
#4

Tutorial com codigos pawn muito mal identados! [ 9,5/10 ]

Parabйns! Б esses dias eu abri sua pбgina no Forum e eu vi que vocк nгo entrava desde 2011 entгo eu fiquei curisoso em saber aonde foi para esse broother.. (Seja bem vindo novamente andmeida10)
Reply
#5

Tabula bem estes cуdigos. Nгo aconselho o uso de strtok ..

Bom tutorial.
Reply
#6

Parabйns, уtimo tutorial, vai ajudar muito.
Reply
#7

Tutorial bom, mais deveria falar sobre algo Usado atualmente, strtok nem presta...
Reply
#8

porque isso? -'
Quote:

SendClientMessage(playerid, -1, string);//Envia a mensagem para o otherid (quem recebeu a arma)

return 1;
}

return 1; nao seria return 0; ou talvez return SendClientMessage(playerid........
}

Reply
#9

Gostei do tutorial, mas falta uma coisa, na hora que vocк mostra os cуdigos vocк deve tabular para se entender melhor, sobre strtok jб nгo vale a pena, existem coisas mais avanзadas, strcmp nгo й um processador de comandos, й uma funзгo que checa se a string x й igual a string y apenas, enfim, eu acho que jб nгo vale a pena usar strtok e strcmp para fazer comandos.
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#10

Quote:
Originally Posted by GhosT_[]
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porque isso? -'
o objectivo do return й parar o codigo... oq ue vc coloca depois depois xo return йa sua escolha, conforme oq vc quer que aconteзa
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