[Tutorial] Handlers - Pawn.RakNet
#1

• Handlers - Pawn.RakNet
Outros tutoriais de Pawn.RakNet: RPC - Pawn.RakNet | Pacotes - Pawn.RakNet

Com handlers (manipuladores), vocк pode registrar uma callback para manipular pacotes e RPCs. Basicamente seria a mesma coisa que usar as callbacks originais OnIncomingRPC/Packet e OnOutcomingRPC/Packet, sendo que apenas o pacote/RPC especнfico utilizado por vocк ao registrar o handler, vai chegar na callback.

Tipos de handlers:
-PR_INCOMING_RPC: RPCs mandados pelo cliente ao servidor.
-PR_INCOMING_PACKET: Pacotes mandados pelo cliente ao servidor.
-PR_OUTCOMING_RPC: RPCs mandados pelo servidor ao cliente.
-PR_OUTCOMING_PACKET: Pacotes mandados pelo servidor ao cliente.
Funзгo:
Code:
PR_RegHandler(id, const publicname[], PR_HandlerType:type)
id - O ID do Pacote/RPC que vai utilizar o handler.
publicname - A callback que serб utilizada como handler (manipulador) do Pacote/RPC.
type - O tipo de handler (manipulador) que vocк vai registrar.
• Registrando um handler
Registrar um handler й bem simples. Leve em consideraзгo que a callback de um handler deve ter dois parвmetros, sendo um para o jogador que vai receber/enviar o pacote/RPC (playerid) e outro para o BitStream (BitStream:bs).

PHP Code:
#define ID_PLAYER_SYNC  207
public OnGameModeInit()
{
    
PR_RegHandler(ID_PLAYER_SYNC"OnFootSync"PR_INCOMING_PACKET);
    return 
1;
}
forward OnFootSync(playeridBitStream:bs);
public 
OnFootSync(playeridBitStream:bs)
{
    new 
On_FootSync[PR_OnFootSync];
    
BS_IgnoreBits(bs8);
    
BS_ReadOnFootSync(bsOn_FootSync);
    
printf("Minha arma atual tem o ID: %i"On_FootSync[PR_weaponId]);
    return 
1;

O exemplo acima й facil de entender, podemos manipular o pacote 207 na callback OnFootSync.

Nгo vou explicar por que ignorar 8 bits, isso jб foi explicado no tutorial anterior sobre pacotes. Eu recomendo vocк a ler os ъltimos dois tutoriais sobre RPCs e Pacotes antes de chegar no assunto de handlers (manipuladores).
• Erros relacionados com handlers
Esses sгo dois erros que podem aparecer em seus logs ao tentar registrar um handler:
n_PR_RegHandler: Public "Nome da callback que vocк usou" does not exist. - Bem уbvio, a callback que vocк registrou ao handler nгo existe, logo ele nгo funcionarб.
n_PR_RegHandler: invalid array(T, N) subscript - O ID do RPC/Pacote й invбlido, como, por exemplo, um ID de RPC acima de MAX_RPC_MAP_SIZE (254).
• Consideraзхes
- Leve em consideraзгo que as callbacks originais (OnIncomingPacket/RPC e OnOutcomingPacket/RPC) sempre vгo ser chamadas antes das callbacks dos handlers. Entгo, se vocк tem um handler para o pacote 208 e retornar 0 na callback original, a callback do handler nгo serб chamada.

-Sу pode haver um handler por RPC/Pacote. Se vocк criar dois handlers para um mesmo pacote/RPC, apenas o ъltimo handler criado funcionarб.

-Se vocк registrar um handler e deixar o segundo parвmetro da funзгo vazio (a callback do handler), o servidor vai sofrer um crash.
Reply


Messages In This Thread
Handlers - Pawn.RakNet - by Jelly23 - 30.12.2017, 16:58
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by TUIDAN - 30.12.2017, 17:11
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by IlanZ - 31.12.2017, 03:28
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by SpikeCompiler - 31.12.2017, 10:11
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by Delete_ - 31.12.2017, 10:59
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by PT - 31.12.2017, 12:04
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by Relaxed - 31.12.2017, 16:44
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by LincoN_ - 02.01.2018, 11:37
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by ViDaLoKa1 - 02.01.2018, 19:07
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by Jelly23 - 02.01.2018, 20:10
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by ViDaLoKa1 - 02.01.2018, 21:19
Re: Handlers - Pawn.RakNet - by Jelly23 - 02.01.2018, 21:55

Forum Jump:


Users browsing this thread: 2 Guest(s)