07.10.2013, 21:17
Bom isto й bem fбcil para aqueles que entendem/estudam variбveis...
vou passar um tuto bem resumido e bem rapido:
vou passar um tuto bem resumido e bem rapido:
pawn Код:
// Tutorial DEFINE
// Usando '#define' vc, --' define algum termo em um numero, exemplo:
#define UmTermo 3
// defini UmTermo em 3, ou seja, toda vez q eu digitar UmTermo, significa que й 3
// por exemplo: UmTermo+UmTermo = 6 :D Tendeu? Ok, vamos ao proximo
// Tutorial new
// Quando vocк digita new, vc estб criando uma variбvel
// uma variбvel pode ter 1 ou + valores, exemplo:
new Var = 2;
// a variavel Var, vale 2, й o seu ъnico valor, 2
// mas um exemplo de variavel q tenha + q 1 valor:
new Var[5];
// esta variavel vai ter 5 valores, e posso defini-las
Var[0] = 2, Var[1] = 5, Var[2] = 0 ... Var[4] = 3
// isso quer dizer q o primeiro valor (valor numero 0) vai ser 2, o segundo valor (valor numero 1) serб 5
// se eu comecei com o 0, vai terminar com o 4 pois criei 5
// conte comigo: 0 1 2 3 4, tem 5 numeros. Parabйns vocк sabe contar -q, continuando...
// Tutorial o q eu fiz
// Agora vou explicar o q eu fiz no teu caso:
// eu defini os seus times em numeros...
#define Bombeiro 0
#define Gatinha 1
//#define outro time outro numero
// e tambйm criei uma variavel para os times dos cara
new Time[MAX_PLAYERS];
// quando eu digo que Time tem 'MAX_PLAYERS' valores, quer dizer q Time tem o valor que vocк coloca
// lб no seu server.cfg de mбximo de players q podem jogar no teu servidor
public OnGameModeInit()
{
// lembrete: modelid = skin do cara
AddPlayerClass(uma skin, bla, bla, bla, bla, bla, bla....) // Bombeiro
AddPlayerClass(outra skin, bla, bla, bla, bla, bla, bla....) // Gatinhas
return 1;
}
public OnPlayerRequestClass(playerid, classid)
{
if(classid == uma skin) return Time[playerid] = Bombeiro;
if(classid == outra skin) return Time[playerid] = Gatinha;
//classid se refere ao modelid do AddPlayerClass que se refere a skin do cara
// ou seja, if(classid == 0) й a mesma coisa que dizer, se a skin do cara й 0
// Ok, se a skin do cara for 0, o time dele vai ser 'Bombeiro' que no caso, 'Bombeiro' vale 0
// Ou seja, se a skin do cara for 0, o time dele vai ser igual a 0
return 1;
}