25.10.2016, 02:25
(
Последний раз редактировалось Wellington1999; 25.10.2016 в 03:22.
)
LУGICA DA PROGRAMAЗГO
Indice- Introduзгo a Lуgica da Programaзгo
- Algoritmo
- Variбveis - Declaraзгo e afins
- Operadores
- Condicionais
Introduзгo a Lуgica da Programaзгo
- A Lуgica da programaзгo nada mais й que a tйcnica para chegar a uma conclusгo lуgica, a lуgica da programaзгo deve ter uma sequкncia lуgica, a sequкncia lуgica sгo passos para atingir um objetivo.Algoritmo
- Algoritmo й a sequкncia que vai nos levar ao nosso objetivo, podemos o classificar como Limpar o chгo da cozinha da nossa casa.EXEMPLO: Preparar o Balde com бgua - Jogar a бgua - Secar
Explicaзгp:
Preparar o Balde com бgua = Inicio
Jogar a бgua = Execuзгo
Secar = Finalizaзгo.
EXEMPLOІ:
Код:
new a = 2, b = 5; printf("%d + %d = %d.",a,b,a+b); ---------------------------------- [23:56:15] 2 + 5 = 7 [23:56:15] ---------------------------------- //
A lуgica da programaзгo consiste em operaзхes claras e precisas, A Lуgica sгo operaзхes simples que usamos no nosso dia atй limpando o chгo da nossa casa
Variбveis
Variбveis no pawn sгo declaradas da seguinte formaКод:
new NOME_DA_VARIAVEL;
As variбveis sгo lidas da seguinte forma
- %i para Integer
- %d para Integer
- %s para String - Textos ou palavras
- %f para Floats
- %c ASCII character
- %x para Nъmeros Hexadecimais
- %b para nъmeros binбrios
Integer
Код:
new var1 = 44; printf("var1 = %d ou %i", var1,var1); Logo imprimirб que var1 = 44.
Код:
new string[]= "Hello World"; printf("String quer dizer que %s.", string); Logo imprimirб que "String quer dizer que Hello World"
Код:
new character = 65; printf("character quer dizer que %c.", character); Logo imprimirб que "character quer dizer que A" Mas por que imprimiu a letra A? %c imprime caracteres ASCII Exemplo printf("character quer dizer que %c%c%c%c%c %c%c%c%c%c.",72,69,76,76,79,87,79,82,76,68); Logo imprimirб que "character quer dizer que HELLO WORLD" Os nъmeros com os caracteres vocк pode encontrar na lista ASCII
Код:
new Float:a = 50.0, Float:b = 60.0; printf(" Float a = %f e Float:b = %f ",a,b); Floats sгo nъmeros flutuantes, no pawn servem para pegar coordenadas, hp e afins....
Operadores
- == Igual a
- != Diferente ou igual a
- > Maior que a
- < Menor que a
- >= Maior ou igual a
- <= Menor ou igual a
Condicionais
Igual aКод:
if(CondA == CondB) { printf(" Condiзгo A й igual a condiзгo B "); } Se CondA for igual a CondB o log vai imprimir que " Condiзгo A й igual a Condiзгo B ");
Код:
if(CondA < CondB) { prinf(" Condiзгo A й menor que Condiзгo B "); } Se CondA for menor que a CondB o log vai imprimir que " Condiзгo A й menor que Condiзгo B "
Код:
if(CondA > CondB) { prinf(" Condiзгo A й maior que Condiзгo B "); } Se CondA for maior que a CondB o log vai imprimir que " Condiзгo A й maior que Condiзгo B "
Код:
if(CondA >= CondB) { prinf(" Condiзгo A й maior ou igual a Condiзгo B "); } Se CondA for maior ou igual a Condiзгo B o log vai imprimir que " Condiзгo A й maior ou igual a Condiзгo B " if(CondA <= CondB) { printf(" Condiзгo A й menor ou igual a Condiзгo B "); } Se CondA for menor ou igual a Condiзгo B o log vai imprimir que " Condiзгo A й menor ou igual a Condiзгo B "
Код:
if(CondA != CondB) { printf(" Condiзгo A й diferente da Condiзгo B "); } Se CondA for diferente de Condiзгo B o log vai imprimir que " Condiзгo A й diferente de Condiзгo B "
Bom pessoal esse tutorial foi apenas para tentar ajudar algumas pessoas, desculpem os erros no tutorial ou atй na gramбtica, aceito crнticas pois elas sгo sempre bem vindas, Obrigado..