Logica da Programaзгo '' -
Wellington1999 - 25.10.2016
LУGICA DA PROGRAMAЗГO
Indice
- Introduзгo a Lуgica da Programaзгo
- Algoritmo
- Variбveis - Declaraзгo e afins
- Operadores
- Condicionais
Introduзгo a Lуgica da Programaзгo
- A Lуgica da programaзгo nada mais й que a tйcnica para chegar a uma conclusгo lуgica, a lуgica da programaзгo deve ter uma sequкncia lуgica, a sequкncia lуgica sгo passos para atingir um objetivo.
Algoritmo
- Algoritmo й a sequкncia que vai nos levar ao nosso objetivo, podemos o classificar como Limpar o chгo da cozinha da nossa casa.
EXEMPLO: Preparar o Balde com бgua - Jogar a бgua - Secar
Explicaзгp:
Preparar o Balde com бgua = Inicio
Jogar a бgua = Execuзгo
Secar = Finalizaзгo.
EXEMPLOІ:
Код:
new a = 2, b = 5;
printf("%d + %d = %d.",a,b,a+b);
----------------------------------
[23:56:15] 2 + 5 = 7
[23:56:15] ----------------------------------
//
ExplicaзгoІ: Vemos que "a" tem o valor de 2, "b" tem o valor 5, entгo concluнmos que a+b = 7 certo?
A lуgica da programaзгo consiste em operaзхes claras e precisas, A Lуgica sгo operaзхes simples que usamos no nosso dia atй limpando o chгo da nossa casa
Variбveis
Variбveis no pawn sгo declaradas da seguinte forma
Код:
new NOME_DA_VARIAVEL;
Para que o compilador aceite uma variбvel ela tem que ser declarada antes de ser utilizada, toda variбvel tem que ter seu nome para que o compilador entenda a declaraзгo onde a memуria estarб reservada
As variбveis sгo lidas da seguinte forma
- %i para Integer
- %d para Integer
- %s para String - Textos ou palavras
- %f para Floats
- %c ASCII character
- %x para Nъmeros Hexadecimais
- %b para nъmeros binбrios
Exemplos:
Integer
Код:
new var1 = 44;
printf("var1 = %d ou %i", var1,var1);
Logo imprimirб que var1 = 44.
String
Код:
new string[]= "Hello World";
printf("String quer dizer que %s.", string);
Logo imprimirб que "String quer dizer que Hello World"
ASCII Character
Код:
new character = 65;
printf("character quer dizer que %c.", character);
Logo imprimirб que "character quer dizer que A"
Mas por que imprimiu a letra A?
%c imprime caracteres ASCII
Exemplo
printf("character quer dizer que %c%c%c%c%c %c%c%c%c%c.",72,69,76,76,79,87,79,82,76,68);
Logo imprimirб que "character quer dizer que HELLO WORLD"
Os nъmeros com os caracteres vocк pode encontrar na lista ASCII
Floats
Код:
new Float:a = 50.0, Float:b = 60.0;
printf(" Float a = %f e Float:b = %f ",a,b);
Floats sгo nъmeros flutuantes, no pawn servem para pegar coordenadas, hp e afins....
Operadores
- == Igual a
- != Diferente ou igual a
- > Maior que a
- < Menor que a
- >= Maior ou igual a
- <= Menor ou igual a
Condicionais
Igual a
Код:
if(CondA == CondB)
{
printf(" Condiзгo A й igual a condiзгo B ");
}
Se CondA for igual a CondB o log vai imprimir que " Condiзгo A й igual a Condiзгo B ");
Menor que
Код:
if(CondA < CondB)
{
prinf(" Condiзгo A й menor que Condiзгo B ");
}
Se CondA for menor que a CondB o log vai imprimir que " Condiзгo A й menor que Condiзгo B "
Maior que
Код:
if(CondA > CondB)
{
prinf(" Condiзгo A й maior que Condiзгo B ");
}
Se CondA for maior que a CondB o log vai imprimir que " Condiзгo A й maior que Condiзгo B "
Maior ou igual - Menor ou igual
Код:
if(CondA >= CondB)
{
prinf(" Condiзгo A й maior ou igual a Condiзгo B ");
}
Se CondA for maior ou igual a Condiзгo B o log vai imprimir que " Condiзгo A й maior ou igual a Condiзгo B "
if(CondA <= CondB)
{
printf(" Condiзгo A й menor ou igual a Condiзгo B ");
}
Se CondA for menor ou igual a Condiзгo B o log vai imprimir que " Condiзгo A й menor ou igual a Condiзгo B "
Diferente
Код:
if(CondA != CondB)
{
printf(" Condiзгo A й diferente da Condiзгo B ");
}
Se CondA for diferente de Condiзгo B o log vai imprimir que " Condiзгo A й diferente de Condiзгo B "
Vendo as condiзхes chegamos a conclusгo que Lуgica da programaзгo nada mais й que resultados exatos, nas condiзхes se nos referirmos a itens iguais a funзгo sу vai ser executada caso as variбveis ou os itens colocados forem iguais, as condiзхes funcionam como comparadores exatos, se й igual vai ser executada, se usarmos menor ou igual sу serб executada se os itens forem menores ou iguais.
Bom pessoal esse tutorial foi apenas para tentar ajudar algumas pessoas, desculpem os erros no tutorial ou atй na gramбtica, aceito crнticas pois elas sгo sempre bem vindas, Obrigado..
Re: Logica da Programaзгo '' -
Dayvison_ - 25.10.2016
Interessante, porйm pra ficar completo falta condicionais. Parabйns +rep
Re: Logica da Programaзгo '' -
Wellington1999 - 25.10.2016
Quote:
Originally Posted by Day_
Interessante, porйm pra ficar completo falta condicionais. Parabйns +rep
|
Obrigado Day_.
Adicionado condicionais e Operadores
Re: Logica da Programaзгo '' -
BobbMarley - 25.10.2016
https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=344000
Re: Logica da Programaзгo '' -
Bruno13 - 25.10.2016
Achei muito superficial, coloca um iniciante para ler seu tutorial e ele estarб mais perdido que filho da puta em dia das mгes.
Da mais uma trabalhada descrevendo o que cada funзгo estб a fazer, pois lуgica de programaзгo й o primeiro passo para se iniciar a programaзгo, entгo aplicar tudo de cara й um passo em falso.
Tambйm seria bom falar o que sгo sintaxes, pois apenas expфs as sintaxes e suas respectivas saнdas.
No mais, bom trabalho.
Re: Logica da Programaзгo '' -
JhowWatkins - 25.10.2016
Quote:
Originally Posted by Bruno13
Achei muito superficial, coloca um iniciante para ler seu tutorial e ele estarб mais perdido que filho da puta em dia das mгes.
Da mais uma trabalhada descrevendo o que cada funзгo estб a fazer, pois lуgica de programaзгo й o primeiro passo para se iniciar a programaзгo, entгo aplicar tudo de cara й um passo em falso.
Tambйm seria bom falar o que sгo sintaxes, pois apenas expфs as sintaxes e suas respectivas saнdas.
No mais, bom trabalho.
|
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, JA ESTA VENDO A COROA RODANDO AI NA CABEЗA BRUNO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK