[Tutorial] Novas funзхes adicionadas - 0.3d
#1

Novas funзхes adicionadas na versгo 0.3d


** AttachObjectToObject

Esta funзгo й usada para anexar um objeto a outro objeto.
Й semelhante a AttachObjectToPlayer.

Parвmetros:
(objectid, attachtoid, Float:OffsetX, Float:OffsetY, Float:OffsetZ, Float:RotX, Float:RotY, Float:RotZ, SyncRotation = 1)

pawn Код:
objectid  //ID do objeto que serб anexado ao objeto principal.
attachtoid  //ID do objeto principal.
Float:OffsetX  //Distвncia entre os objetos na direзгo X.
Float:OffsetY  //Distвncia entre os objetos na direзгo Y.
Float:OffsetZ  //Distвncia entre os objetos na direзгo Z.
Float:RotX  //Rotaзгo X entre os objetos.
Float:RotY  //Rotaзгo Y entre o objetos.
Float:RotZ  //Rotaзгo Z entre o objetos.
SyncRotation  //Define se a rotaзгo vai ser sincronizada ou nгo.

return - Esta funзгo nгo retorna um valor especнfico
Exemplo:
pawn Код:
AttachObjectToObject(objectid, attachtoid, 0.0, 0.0, 1.0, 0.0, 0.0, 0.0, 1);
Observaзгo:

- Os objetos devem ser criados antes de serem anexados.

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** GetPlayerTargetPlayer

Checa se o jogador estб mirando.

Parвmetros:
(playerid)

pawn Код:
playerid  //ID do jogador em que serб feita a verificaзгo.

return - ID do jogador alvo, ou INVALID_PLAYER_ID
Exemplo:
pawn Код:
public OnPlayerUpdate(playerid)
{
    new AlvoID = GetPlayerTargetPlayer(playerid);
    if(AlvoID != INVALID_PLAYER_ID)
    {
        new Armado[MAX_PLAYER_NAME],Alvo[MAX_PLAYER_NAME],Vstring[58];
        GetPlayerName(playerid,Armado, sizeof (Armado));
        GetPlayerName(AlvoID, Alvo, sizeof (Alvo));
        format(Vstring,58,"%s estб mirando em %s",Armado,Alvo);
        SendClientMessageToAll(-1,Vstring);
    }
    return 1;
}
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

** IsObjectMoving

Checa se o objeto estб se movendo.


Parвmetros:
(objectid)

pawn Код:
objectid  //ID do objeto em que serб feita a verificaзгo.

return - 1 se o objeto estб se movendo e 0 se nгo estб
Exemplo:
pawn Код:
if(IsObjectMoving(objectid))
    StopObject(objectid);
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

** IsPlayerObjectMoving

Checa se o objeto dado ao jogador estб se movendo.


Parвmetros:
(objectid)

pawn Код:
objectid  //O ID do objeto do jogador em que serб feita a verificaзгo.

return - 1 se o objeto do jogador estб se movendo e 0 se nгo estб
Exemplo:
pawn Код:
if(IsPlayerObjectMoving(objectid))
    StopPlayerObject(objectid);
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

** OnPlayerClickMap

Й chamada quando um jogador clica com o botгo direito do mouse no mapa do menu.


Parвmetros:
(playerid, Float:fX, Float:fY, Float:fZ)

pawn Код:
playerid  //ID do jogador que clicou no mapa
Float:fX  //Coordenada X de onde o jogador clicou
Float:fY  //Coordenada Y de onde o jogador clicou
Float:fZ  //Coordenada Z de onde o jogador clicou (imprecisa)
Exemplo:
pawn Код:
public OnPlayerClickMap(playerid, Float:fX, Float:fY, Float:fZ)
{
    SetPlayerPosFindZ(playerid, fX, fY, fZ);
    return 1;
}
Observaзхes:

- SetPlayerPosFindZ й semelhante a SetPlayerPos, com a diferenзa de que nesse tipo de teleporte a funзгo oferece
uma coordenada Z que й aproximada a um ponto de apoio (O chгo por exemplo)

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** OnPlayerGiveDamage

Esta callback й chamada quando um jogador danifica outro jogador


Parвmetros:
(playerid, damagedid, Float:amount, weaponid)

pawn Код:
playerid  //ID do jogador que danificou
damagedid  //ID do jogador que foi danificado
amount  //Quantidade de vida ou colete que foi perdido
weaponid  //A arma que danificou o jogador (Soco, Faca , Eagle)
Exemplo:
pawn Код:
public OnPlayerGiveDamage(playerid, damagedid, Float: amount, weaponid)
{
    if(damagedid != INVALID_PLAYER_ID)
    {
        new string[128], vitima[MAX_PLAYER_NAME], agressor[MAX_PLAYER_NAME];
        new weaponname[24];
        GetPlayerName(playerid, agressor, sizeof (agressor));
        GetPlayerName(damagedid, vitima, sizeof (vitima));
 
        GetWeaponName(weaponid, weaponname, sizeof (weaponname));
        format(string, sizeof(string), "%s tirou %.0f danos de %s. Arma: %s", agressor, amount, vitima, weaponname);
        SendClientMessageToAll(0xFFFFFFFF, string);
    }
    return 1;
}
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** OnPlayerTakeDamage

Esta callback й chamada quando um jogador sofre danos


Parвmetros:
(playerid, issuerid, Float:amount, weaponid)

pawn Код:
playerid  //ID do jogador que sofreu danos
issuerid  //ID do jogador que causou os danos. INVALID_PLAYER_ID caso seja nenhum.
amount  //Quantidade de vida ou colete que foi perdido
weaponid  //A arma que causou o dano (Soco, Faca , Eagle)
Exemplo:
pawn Код:
public OnPlayerTakeDamage(playerid, issuerid, Float: amount, weaponid)
{
    if(issuerid != INVALID_PLAYER_ID)
    {
        new string[128], vitima[MAX_PLAYER_NAME], agressor[MAX_PLAYER_NAME];
        new weaponname[24];
        GetPlayerName(playerid, vitima, sizeof (vitima));
        GetPlayerName(issuerid, agressor, sizeof (agressor));
 
        GetWeaponName(weaponid, weaponname, sizeof (weaponname));
        format(string, sizeof(string), "%s tirou %.0f danos de %s. Arma: %s", agressor, amount, vitima, weaponname);
        SendClientMessageToAll(0xFFFFFFFF, string);
    }
    return 1;
}
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** RemoveBuildingForPlayer

Remove um modelo de objeto padrгo do GTA San Andreas para um jogador dentro de um determinado raio.


Parвmetros:
(playerid, modelid, Float:fX, Float:fY, Float:fZ, Float:fRadius)

pawn Код:
playerid  //ID do jogador para o qual o objeto serб removido.
modelid  //Modelo do objeto a ser removido
Float:fX  //Coordenada X em torno da qual os objetos serгo removidos.
Float:fY  //Coordenada Y em torno da qual os objetos serгo removidos.
Float:fZ  //Coordenada Z em torno da qual os objetos serгo removidos.
Float:fRadius  //O raio. Objetos dentro deste raio a partir das coordenadas acima serгo removidos.

return - Esta funзгo nгo retorna um valor especнfico
Exemplo:
pawn Код:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
    // Quando o jogador se conecta, o modelo 615 (veg_tree3) й deletado em um raio de 200.0
    // a partir do ponto: 0.0, 0.0, 0.0, que й o centro de San Andreas.
    RemoveBuildingForPlayer(playerid, 615, 0.0, 0.0, 0.0, 200.0);
    return 1;
}
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** PlayAudioStreamForPlayer

Esta funзгo permite tocar um audiostream para um jogador especнfico. Todos os parвmetro, com exceзгo de playerid e url, sгo opcionais.


Parвmetros:
(playerid, url[], Float: posX = 0.0, Float: posY = 0.0, Float: posZ = 0.0, Float: distance = 50.0, usepos = 0)

pawn Код:
playerid  //ID do jogador que receberб o бudio.
url[]  //Link a ser acessado. Os formatos vбlidos sгo : mp3 e ogg/vorbis.
Float: PosX  //Coordenada X onde o бudio serб tocado. Padrгo й 0.0. Nгo tem efeito a menos que usepos tenha valor 1.
Float: PosY  //Coordenada Y onde o бudio serб tocado. Padrгo й 0.0. Nгo tem efeito a menos que usepos tenha valor 1.
Float: PosZ  //Coordenada Z onde o бudio serб tocado. Padrгo й 0.0. Nгo tem efeito a menos que usepos tenha valor 1.
Float: distance  //A distвncia em que o бudio serб tocado. Nгo tem efeito a menos que usepos tenha valor 1.
usepos  //Determina se os parвmetros relativos a coordenadas e distвncia serгo usados. Padrгo й 0 (Desabilitado).

return - Esta funзгo nгo retorna um valor especнfico
Exemplo:
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
    if (!strcmp("/radio", cmdtext))
    {
        PlayAudioStreamForPlayer(playerid, "http://somafm.com/tags.pls");
        return 1;
    }
    if (!strcmp("/radio2", cmdtext)) // Radio em sua posiзгo
    {
        new Float:X, Float:Y, Float:Z, Float:Distancia = 5.0;
        GetPlayerPos(playerid, X, Y, Z);
        PlayAudioStreamForPlayer(playerid, "http://somafm.com/tags.pls", X, Y, Z, Distancia, 1);
        return 1;
    }
    return 0;
}
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

** StopAudioStreamForPlayer

Interrompe o бudio de um determinado jogador.


Parвmetros:
(playerid)

pawn Код:
playerid  //O jogador para o qual o бudio serб interrompido.

return - Esta funзгo nгo retorna um valor especнfico
Exemplo:
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
    if (!strcmp("/pararradio", cmdtext))
    {
        StopAudioStreamForPlayer(playerid);
        return 1;
    }
    return 0;
}

Em caso de erros ou sugestхes, comuniquem-me.

Fonte : wiki.sa-mp.com
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#2

Vini, ficou perfeito, mais acho que eu acho que essa parte estб errada.

Quote:
Originally Posted by Viniborn;1570707B
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** PlayAudioStreamForPlayer

Interrompe o бudio de um determinado jogador.


Parвmetros:
(playerid)

pawn Код:
playerid  //O jogador para o qual o бudio serб interrompido.

return - Esta funзгo nгo retorna um valor especнfico
Exemplo:
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
    if (!strcmp("/pararradio", cmdtext))
    {
        PlayAudioStreamForPlayer(playerid, "http://somafm.com/tags.pls");
        return 1;
    }
    return 0;
}
No caso nгo seria StopAudioStreamForPlayer(playerid); ?
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#3

Seria sim. Erro meu ; )

Obrigado por avisar, jб consertei.
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#4

GetPlayerTarget player й uma funзгo apenas matemбtica que foi feita para ser usada na OnPlayerGiveDamage pra conferir a informaзгo transferida pelo client para o server. Ex Cheat estilo Combat Arms.
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#5

Quote:
Originally Posted by Viniborn
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Seria sim. Erro meu ; )

Obrigado por avisar, jб consertei.
Vini, continua errado, olha o sub-tнtulo.


Quote:
Originally Posted by Viniborn
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** PlayAudioStreamForPlayer

Interrompe o бudio de um determinado jogador.


Parвmetros:
(playerid)
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#6

Ficou muito bom.

Vai ajudar bastante.

+rep
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#7

boa ViiNe +rep
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#8

Fuck awesome tutorial.
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#9

parabens pelo tuto cara
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#10

Quote:
Originally Posted by Los
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Vini, continua errado, olha o sub-tнtulo.
Agora sim --'



Obrigado a todos.
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