Quote:
Originally Posted by deregudegu
Porfavor nгo deletem esse tуpico.
Como deixo TextDraw transparente?
|
Bom, lhe darei duas opзхes:
- (Nгo Recomendo) Utilize um sistema de criaзгo de TextDraw "InGame" e defina sua caixa na cor que desejar
- Entenda como funciona o sistema de cores Hexadecimais e desenvolva sua prуpria caixa.
Se vocк optou por "aprender" escolheu a segunda opзгo. Bom, nгo vou lhe explicar como funciona um sistema de cores hexadecimais (apesar de ser bem simples), mais nгo vou perder meu tempo escrevendo um tutorial para 1 ou 2 pessoas lerem. Entгo, acredito que se vocк tiver interesse vai procurar saber.
O Pawno trabalha com este sistema de cores (assim como 99% das linguagens de computaзгo que conheзo), porйm, um pouco modificada para ser totalmente compatнvel com SA-MP. A opacidade й definida atravйs da intensidade alpha da cor. Exemplo:
0x000000FF - Resultaria em uma caixa preta totalmente sуlida. (100%)
0x000000CC - Resultaria em uma caixa preta totalmente sуlida. (80%)
0x00000066 - Resultaria em uma caixa preta semi-transparente. (40%)
0xFF0000FF - Resultaria em uma caixa vermelha sуlida. (100%)
0xFF0000cc - Resultaria em uma caixa vermelha sуlida. (80%)
0xFF000066 - Resultaria em uma caixa vermelha semi-transparente. (40%)
Vк que apenas os dois ъltimos valores sгo modificados?. Em um cуdigo comum RGB (Red,Green,Blue), vocк muito provavelmente nгo encontraria estes dois ъltimos valores, afinal, na internet hб sempre o fundo, entгo, nгo hб tamanha necessidade em uma cor ser "semi-transparente". Jб em SA-MP hб essa necessidade (RGB+Alpha), pois o fundo esta em constante movimentaзгo (InGame), entгo, vocк define a transparкncia atravйs dos dois ъltimos valores. Por tanto, temos:
@Vermelho: 00
@Verde: 00
@Azul: 00
@Alpha: FF (Sem Transparкncia)
Veja aqui exemplos de cуdigo Alpha juntamente RGB. (Samp Wiki)