[Off] Vocк usa MySQL?
#1

Olб a todos

De uns tempos pra cб, eu comecei a me aventurar no mundo da programaзгo de servidores SA-MP, e desde o comeзo busquei uma forma de utilizar MySQL como banco de dados, e isso fez reacender na minha cabeзa uma dъvida que eu sempre tive: Por que nгo se utilizava MySQL desde antigamente no SA-MP? Sу agora comeзaram a aparecer servidores brasileiros que usam esse tipo banco de dados. O primeiro que eu notei que comeзou a usar й o CVR, mas sу eles tambйm.

MySQL й bastante performбtico se vocк precisa armazenar muitos dados. Primeiro porque o servidor MySQL й separado do servidor SA-MP, e isso jб ajuda bastante, sгo processos diferentes, e nгo vгo consumir muito processador de uma sу vez.

Alйm de que MySQL й feito para isso: armazenar dados! Esse pequeno fato nos leva a perceber a diferenзa de se usar um sistema prуprio para armazenamento de dados: Й muito mais fбcil administrar os dados com o MySQL. Diferentemente do sistema de INI, й muito mais simples e muito mais rбpido conseguir qualquer informaзгo sobre qualquer coisa armazenada, assim como modificar, apagar, etc.

E a coisa mais legal de todas й o fato de que MySQL tem amplo suporte em varias linguagens de programaзгo. Isso permite que usemos os dados em outros lugares tambйm, nгo sу no servidor. O maior exemplo disso sгo os servidores que utilizam dados dos seus jogadores em seus websites por meio do MySQL e do PHP.

Jб fui bastante zoado pela galera do SA-MP por dizer que jogo Minecraft; diziam para mim que isso й jogo de crianзa, e jб fui atй banido de xat por isso, mas felizmente no Minecraft, jб й de censo comum de todo admin de servidor que MySQL й essencial para uma boa performance, e isso nгo й de hoje. Hб pelo menos 5 anos nуs utilizamos amplamente o MySQL em servidores. Й uma peзa chave para nуs. Uma pena que os "adultos" do SA-MP nгo tinham a mesma visгo das "crianзas" do Mine desde o comeзo.


Mas e ai, vocк usa MySQL? Ou ainda usa o bom e velho sistema DOF/Dini? Ou se nгo usa nenhum dos dois, qual vocк usa? E por que vocк prefere esse tipo de sistema de armazenamento? Conta pra mim ae!

Й nois.
Reply
#2

Uso o DOF2. Mais cara, com mysql como vocк disse da para fazer mais coisas, fazer UCP's Etc.
Sla mano, deve ser porque com o tempo os cara procura alternativas nй, para fazer um UCP, sistema de ranks, etc.
Reply
#3

Nгo mexo com Mysql no sa-mp,й questгo de preferкncia atй mesmo porque nгo faзo nenhuma aplicaзгo externa, para os gamemodes que desenvolvo. Uso Mysql juntamente com PHP,porйm para outros propуsitos.
Reply
#4

Gosto muito de usar banco de dados SQL, seja ela no MySQL ou no SQLite.

Nгo vejo mais vantagens em arquivos .ini em nenhuma hipуtese.
Por isso hoje aconselho a quem comeзar jб aprender sobre.
Reply
#5

Nгo gosto de usar MySQL no SAMP, ruim para fazer a primeira conexгo, muitos "ґ", muita discussгo entre usar pquery e tquery, pouco conteъdo didбtico na board pt sobre as novas versхes do MySQL plugin, ini й simples, fбcil e rбpido.
Reply
#6

Uso o DOF2, mas uso por nгo saber MySQL, MySQL nгo й minha prioridade na programaзгo, nгo sou aquele fodгo na programaзгo, entгo nгo sei tanta coisa (como gostaria de saber), Mais para frente, quando eu jб souber mais coisas, lуgicas, funзхes, etc.. Eu pretendo comeзar a usar MySQL.
Reply
#7

Quote:
Originally Posted by FerrariL
Посмотреть сообщение
Nгo mexo com Mysql no sa-mp,й questгo de preferкncia atй mesmo porque nгo faзo nenhuma aplicaзгo externa, para os gamemodes que desenvolvo. Uso Mysql juntamente com PHP,porйm para outros propуsitos.
Entendo. De fato para quem nгo busca expandir para aplicaзхes externas, ou sei la, gosta mais de outros modos, realmente a preferкncia й o que manda.

Quote:
Originally Posted by Cleyson
Посмотреть сообщение
Gosto muito de usar banco de dados SQL, seja ela no MySQL ou no SQLite.

Nгo vejo mais vantagens em arquivos .ini em nenhuma hipуtese.
Por isso hoje aconselho a quem comeзar jб aprender sobre.
Sim. Isso й importante. Й muito mais fбcil usar Dini/DOF2 do que trabalhar com SQL. Porйm, eu sou muito feliz em vir pra cб jб sabendo mexer com SQL, e poder optar entre esses dois. Seria muito difнcil pra mim se nгo tivesse uma base com SQL antes. Recomendo tambйm, aprender sobre SQL antes de tudo, porque aprender depois faz com que o cara pense: "Ah, vou usar Dini/DOF2, й bem mais fбcil que esse tal de MySQL";

Quote:
Originally Posted by GunnerCoder
Посмотреть сообщение
Nгo gosto de usar MySQL no SAMP, ruim para fazer a primeira conexгo, muitos "ґ", muita discussгo entre usar pquery e tquery, pouco conteъdo didбtico na board pt sobre as novas versхes do MySQL plugin, ini й simples, fбcil e rбpido.
Entendo seu lado. SQL й bem complexo se comparado com o ini mesmo.

Quote:
Originally Posted by AllanSG
Посмотреть сообщение
Uso o DOF2, mas uso por nгo saber MySQL, MySQL nгo й minha prioridade na programaзгo, nгo sou aquele fodгo na programaзгo, entгo nгo sei tanta coisa (como gostaria de saber), Mais para frente, quando eu jб souber mais coisas, lуgicas, funзхes, etc.. Eu pretendo comeзar a usar MySQL.
Como eu jб disse ali em cima, recomendo que aprenda desde o principio, pelo menos um bбsico de SQL, pra depois no futuro, nгo se assustar com o sistema e acabar desistindo de usar.

E nгo se preocupe em nгo saber tudo aquilo que queria saber. Nуs estamos em constante evoluзгo e nunca й tarde para aprender mais e mais.
Reply
#8

Quote:
Originally Posted by GunnerCoder
Посмотреть сообщение
Nгo gosto de usar MySQL no SAMP, ruim para fazer a primeira conexгo, muitos "ґ", muita discussгo entre usar pquery e tquery, pouco conteъdo didбtico na board pt sobre as novas versхes do MySQL plugin, ini й simples, fбcil e rбpido.
O uso de `` na criaзгo e uso de tabelas/consultas nгo й obrigatуrio desde q use uma nomenclatura aceitбvel nas colunas
SQL(seja MySQL ou SQLite) й muito mais rбpido e poderoso que INI
Sobre conteъdo, existem vбrios tutoriais sobre MySQL, sobre a sintaxe a wiki jб й mais que suficiente, e sobre o SQL(linguagem) nгo precisa procurar especificamente para o samp, pois as consultas usadas no SA-MP sгo as mesmas utilizadas em qualquer outra linguagem de programaзгo com suporte a MySQL
Reply
#9

Os servidores SAMP nгo usavam MySQL desde o inнcio porque era necessбrio alguйm com conhecimento em C++ pra fazer um plugin que se comunicasse com a base de dados e atй alguйm fazк-lo jб existia conteъdo em INI aos montes e muita gente preferiu (e ainda prefere) ficar na zona de conforto dos arquivos INI, mesmo que seja uma merda.
Mas muitos servidores SAMP, se nгo a maioria, usa MySQL como base de dados principal hб anos. O problema й que vocк vк pouca gente nessa board aqui lanзar conteъdo sobre isso e quando lanзa й um bagulho meio merda usando queries normais e tal.
Minecraft tem uma comunidade muito maior e mais avanзada que o SAMP. Jб comeзa que eles usam Java e a gente usa Pawn...
Reply
#10

Quote:
Originally Posted by renatog
Посмотреть сообщение
Os servidores SAMP nгo usavam MySQL desde o inнcio porque era necessбrio alguйm com conhecimento em C++ pra fazer um plugin que se comunicasse com a base de dados e atй alguйm fazк-lo jб existia conteъdo em INI aos montes e muita gente preferiu (e ainda prefere) ficar na zona de conforto dos arquivos INI, mesmo que seja uma merda.
Mas muitos servidores SAMP, se nгo a maioria, usa MySQL como base de dados principal hб anos. O problema й que vocк vк pouca gente nessa board aqui lanзar conteъdo sobre isso e quando lanзa й um bagulho meio merda usando queries normais e tal.
Minecraft tem uma comunidade muito maior e mais avanзada que o SAMP. Jб comeзa que eles usam Java e a gente usa Pawn...
Vendo dessa forma, faz bastante sentido. Obrigado pelo exclarecimento

Sobre Minecraft ter uma comunidade mais avanзada, acho que SAMP nгo fica mais muito para trбs nгo. Jб tem como fazer Gamemode usando Java aqui tambйm (POO+SAMP = <3), embora nгo seja oficialmente suportado, jб й um comeзo.

Inclusive, jб que falei em POO, achei muito legal a saнda que a galera aqui do SA-MP achou pra armazenar os dados dos players na memуria mesmo sem Pawn ser uma linguagem orientada a objetos, usando enums e tal, й genial...
Reply
#11

Uso MySQL desde de 2014 em meus cуdigos, apуs aprender sobre ele parti para aprender o bбsico de Linux para conseguir gerencia-lo de uma maneira mais fбcil tambйm. Quando eu tenho preguiзa de fazer em MySQL eu uso o files do prуprio SA-MP pra armazenar informaзхes.
Reply
#12

Eu sinceramente comecei a usar MySQL por causa que й mais fбcil fazer o export/import, E tambйm para aprender uma coisa nova.

Sу depois fui usar para fazer UCP,ACP etc...

Hoje se eu fosse criar um servidor, provavelmente seria em INI mas iria fazer um sistema prуprio.

Mas cara quem tiver oportunidade de aprender MySQL faзa, й um уtimo conhecimento, uma coisa vai puxando a outra! Vocк ta no Pawn, dai comeзa a interagir com SQL dai jб vai querer ver PHP/HTML e assim vocк vai crescendo!
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)