[Tutorial] Adicionando Sprites Personalizadas (0.3.DL)
#1

Adicionado Sprites Personalizadas
Este tutorial irб passar instruзхes de como adicionar sprites (customizadas) em seu servidor. Tanto com alpha (para logotipos, icones, etc), como tambйm imagens inteiras (para intros, telas de espera, etc...)

Este nгo serб um tutorial de como modelar um objeto. Apenas aproveitar um objeto que esteja em seu servidor, para anexar uma imagem em seu arquivo de textura e utilizar como sprite.

Vocк deve estar ciente de como se adiciona um objeto ao servidor. Caso nгo saiba, siga este tutorial:
https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=645860

Ferramentas utilizadas
- Photoshop
- TXD WorkShop
- TDEditor

Caso vocк tenha outras ferramentas, apenas deve seguir poucos passos. Para quem jб usa, serб menos complicado.

1 - Editando a imagem desejada
1.1.1. Primeiramente, vocк deve estar ciente que, as imagens devem ter seu formato de resoluзгo em seu valor multiplo de 2 (ou divisнvel por 8), formatos que sгo recomendados para usar em jogo (64x64, 128x128, 256x256, 512x512, ...).
1.1.2. Caso vocк queira usar a imagem como um icone ou logotipo, vocк deve adicionar o alpha a sua imagem.
1.1.3. Caso vocк queira usar uma imagem sem necessidade de alpha (fundo transparente), apenas mude o tamanho desta e pule a parte de ediзгo da imagem.

1.2. Abra o seu editor de imagens (no meu caso, photoshop) para fazer as mudanзas necessбrias a imagem.


1.3. Eu obtive este logotipo do SA-MP, ele jб й recortado, assim farei poucas mudanзas nele.


1.4. Agora, vou acessar a opзгo que desejo para realizar a mudanзa de tamanho da resoluзгo desta imagem.


1.5. E logo de cara, vou notar que esta imagem nгo seria compatнvel para utilizar como sprite (pois nгo й um valor aconselhavel para utilizar em jogo). Entгo vou editar de uma maneira que nгo farб uma distorзгo desta.


1.6.1. Feito isso, vou agora selecionar a бrea que desejo selecionar para aplicar o alpha (Use o Magic Tool que este irб selecionar tudo Sozinho!)


1.6.2. Depois vou na opзгo lateral, acesso a aba channels e clico no icone abaixo (quadrado com um circulo). Quando clicar, irб aparecer em channel o alpha, quando clicar a imagem deve aparecer semelhante (preto onde foi selecionado)



1.7. Feito isso, й sу salvar a imagem.


2 - Adicionando imagem ao arquivo de texturas (TXD)
2.1. Abra o TXD WorkShop e em seguida Open TXD (para abrir o arquivo de textura que desejamos).


2.2. Depois crie uma imagem ao arquivo de textura


2.3.1. Irб aparecer uma caixa de dialogo. Vocк pode selecionar 8bpp.
2.3.2. Depois de criar a imagem, vocк irб selecionar a imagem que acabou de ser criada e iremos importar a imagem que desejamos.


2.4. Assim a imagem serб mostrada no programa. Dк dois cliques e irб aparecer as propriedades. Coloque o nome que deseja. (OBS.: Nгo marque compressed ainda). Sу marque alpha caso seja necessбrio utilizar.

Se houver mais imagens, repita o processo (crie uma imagem, selecione a imagem e depois importe ao txd).

Obs.: Caso todas as texturas anteriores estejam mostrando "Compressed...", vocк deve dar um duplo clique nas imagens que acabou de adicionar e marcar compressed. Acontece que, isto diminui o tamanho do arquivo, e o objeto pode nгo funcionar corretamente caso exista imagens com/sem compressгo.

2.5. Adicionada todas as imagens desejadas, salve o arquivo txd e confira se nгo darб erros.


Erros podem ocorrer caso o arquivo de texturas jб tenha muitas imagens ou esteja muito grande.
O nome й importante pois este serб utilizado no prуximo passo. Nгo defina nomes do qual jб foram definidos no mesmo arquivo de textura.

3 - Criando textdraw (sprite) no servidor
3.1. Primeiramente confira o id do objeto do qual vocк adicionou as imagens, ao arquivo de textura. Eu apliquei as imagens ao arquivo wallzzz.txd, e o id do objeto que usa esta textura й o -2000. Vocк pode alterar isto, esta foi minha definiзгo entгo devo ficar atento a isto.


3.2. Conecte em seu servidor de testes e farб novamente o download do arquivo de textura (automaticamente)

3.3. Crie uma nova Textdraw como sprite (para aqueles que nгo sabem, й sу clicar com o botгo direito do mouse no Adicionar Textdraw (+)


3.4. Depois disso, clique com botгo direito do mouse em "text" e escreva o mdl-id:nomedaimagem (conforme id vocк verificou e a imagem que acabou de adicionar ao arquivo, conforme no passo 2.4).


3.5. Quando vocк der enter, voa lб! Sua logo/icone/imagem irб aparecer



A partir disso, sу ajustar e exportar como quiser.
Lembre-se: Isto sу й funcional no SA-MP 0.3.DL.

A respeito de dъvidas e melhorias no tуpico, por favor dк seu comentбrio.
Reply
#2

Muito bom tutorial, vai ajudar muito os novatos!
Reply
#3

Finalmente um tutorial que nгo й uma traduзгo porca da board principal.
Reply
#4

Tutorial уtimo, se bem utilizado desenvolvedores de servidores podem fazer bons projetos de design, bata ter criatividade, queria te dar +REP mas n posso
Reply
#5

Oq fazer quando a imagem nao aparecer ao colocar mdl-id:nome ?
todos arquivos foram colocados na pasta models
o tamanho da imagem esta em 912x512
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by JecOffice
Посмотреть сообщение
Oq fazer quando a imagem nao aparecer ao colocar mdl-id:nome ?
todos arquivos foram colocados na pasta models
o tamanho da imagem esta em 912x512
As imagens tem que ser em multiplos de 2. Por exemplo:

64x64, 64x128, 128x128, 128x256, 512x512, 1024x1024. Tente ajustar sua imagem para o tamanho 1024x512.
Reply
#7

a imagem foi alterada para 1024x512 e continua sem aparecer
Reply
#8

Vocк pode estar digitando o id ou nome da imagem corretamente.

Tente criar o objeto para ver se este nгo ficou sem texturas. Se ficar branco sem textura, foi porque vocк bugou o arquivo de texturas.

Deve sempre notar se as imagens dos arquivos estгo em compressed, e caso estejam, sua imagem tambйm deve estar.
Reply
#9

usei atй mesmo imagens padrхes que ja estavam na wallzzz.txd porem nгo apareceu nenhuma
Reply
#10

Tб alterando a fonte pra 4 (sprite)? Habilita o box e aumenta o tamanho da mesma.
Reply
#11

Consegui, obrigado pela ajuda
Reply
#12

Alguйm pode me ajudar? o tamanho da imagem nгo muda, por exemplo...eu coloquei a resoluзгo mбxima do meu monitor, porйm In-Game ela aparece como se estive-se em 512x512, igual na print do autor do tуpico.
Reply
#13

Quote:
Originally Posted by SpikeCompiler
View Post
Alguйm pode me ajudar? o tamanho da imagem nгo muda, por exemplo...eu coloquei a resoluзгo mбxima do meu monitor, porйm In-Game ela aparece como se estive-se em 512x512, igual na print do autor do tуpico.
Atй pelo paint vocк pode aumentar o tamanho da imagem. Mas nгo pode se esquecer de salvar a imagem.

Alйm disso, se a imagem for pequena, aumentar sу iria distorcer a imagem.
Reply
#14

Quote:
Originally Posted by Locky_
View Post
Atй pelo paint vocк pode aumentar o tamanho da imagem. Mas nгo pode se esquecer de salvar a imagem.

Alйm disso, se a imagem for pequena, aumentar sу iria distorcer a imagem.
Mano, a imagem tinha o tamanho original de 2000 e alguma coisa, quando eu salvei, coloquei em 1360x720, porйm dentro do jogo, a imagem ficou pequena, igual na sua print do tutorial, eu queria que ela fica-se na tela por completa, entende?
Reply
#15

Quote:
Originally Posted by SpikeCompiler
View Post
Mano, a imagem tinha o tamanho original de 2000 e alguma coisa, quando eu salvei, coloquei em 1360x720, porйm dentro do jogo, a imagem ficou pequena, igual na sua print do tutorial, eu queria que ela fica-se na tela por completa, entende?
Deixe em 1024x1024 ou 2048x2048. Depois disso faзa ajustes no sprite (posiзгo e tamanho).
Reply
#16

Tenho o seguinte problema:

Quando clico em new vai direto para essa tela e nгo aparece o dialog para escolher:



Reply
#17

Quote:
Originally Posted by Shotsfired
View Post
Tenho o seguinte problema:

Quando clico em new vai direto para essa tela e nгo aparece o dialog para escolher:



Clique em New com o Botгo direito do mouse.
Reply
#18

Quote:
Originally Posted by Locky_
View Post
Clique em New com o Botгo direito do mouse.
Obrigado, tenho outro problema agora relacionado ao .txd.

Faзo tudo igual o tutorial, coloco a imagem e salvo quando vou abrir novamente o .txd da isso.



E nгo aparece a imagem no servidor.
Reply
#19

Quote:
Originally Posted by Shotsfired
View Post
Obrigado, tenho outro problema agora relacionado ao .txd.

Faзo tudo igual o tutorial, coloco a imagem e salvo quando vou abrir novamente o .txd da isso.



E nгo aparece a imagem no servidor.
Sobre nгo aparecer a imagem no servidor, pode ser o nъmero que vocк definiu lб no .txt de models, deve estб diferente da textdraw no .pwn
Reply
#20

Parabens Bem Util +rep

Mapas fale comigo

__________________________________________________ ______




Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)