[Off] Discussгo sobre vetores
#1

Um vetor ainda й algo que nгo й muito acompanhado pelos demais.
Entгo por fim, irei citar apenas um exemplo, do que vejo que ocorre diariamente no fуrum entre discussхes sobre isso.

Ao armazenar o valor flutuante da posiзгo do jogador, alguns preferem utilizar um vetor, ou armazenar os valores em variбveis distintas.

No meu ponto de vista, armazenar as variбveis em vetores aparenta ser vantajoso, pois apenas й necessбrio fazer isso:
PHP код:
new Float:position_of_player[3]; 
Enquanto, a forma de armazenar os valores flutuantes, й a seguinte:
PHP код:
new Float:position_xFloat:position_yFloat:position_z
Minha opiniгo:
Independente do que seja, eu ainda prefiro armazenar em vetores, li um artigo sobre algumas dicas e truques de otimizaзгo, e isso estava envolvido no assunto. Em si, a questгo й ser menos eficiente.

Opinem sobre o que vocкs acham.
Reply
#2

Isso depende do usuбrio.

Se ele busca otimizaзгo e +desempenho й melhor usar
PHP код:
new Float:AFloat:BFloat:C
Agora se ele nгo esta a buscar desempenho й sу usar essa
PHP код:
new Float:Positions[3]; 
Eu particularmente uso os dois em diferentes ocasiхes.
Reply
#3

No primeiro exemplo vocк estб criando trкs variбveis ao mesmo tempo, no segundo tambйm.

Nгo vejo problemas de desempenho e otimizaзгo. Й apenas uma boa prбtica de programaзгo(Clean Code).
Reply
#4

Nгo й nisso que vocк precisa se concentrar pra ganhar desempenho em pawn, o problema do pawn sгo loops excessivos em ambiente single-thread, declarar trкs variбveis com nomes diferentes ajuda um pouco no entendimento de algoritmos complexos que envolvem muita matemбtica
Reply
#5

Acessar arrays й mais lento que acessar variбveis normais, essa й a diferenзa.
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by renatog
Посмотреть сообщение
Acessar arrays й mais lento que acessar variбveis normais, essa й a diferenзa.
Na verdade nгo. Vocк aponta para um vetor da mesma forma que aponta para uma variбvel comum na stack.
Reply
#7

Quote:
Originally Posted by RiqueP
Посмотреть сообщение
Na verdade nгo. Vocк aponta para um vetor da mesma forma que aponta para uma variбvel comum na stack.
Na verdade sim, poderia digitar porйm alguйm ja explicou acredito que esteja em algum dos tutoriais do Yashas.

@Topic a diferenзa de velocidade e insignificante, entгo vai do programador usar o melhor mйtodo que o atenda, por exemplo eu prefiro criar variaveis diferentes para armazenar dados de coordenadas(Como no exemplo que vocк citou).
Reply
#8

A escolha entre usar vetores ou nгo й algo subjetivo. Eu, por exemplo, prefiro utilizar vetores quando estou trabalhando com algo que envolva slots (sistema de inventбrio, etc), pois acredito que facilita a manipulaзгo do algorнtimo. De resto, dou preferкncia а criaзгo de variбveis com nomes diferentes.
Reply
#9

Cara creio que a instanciaзгo de 3 variбveis ou de um vetor de 3 posiзхes irб alocar o mesmo tamanho na memуria. Como disseram os colegas acima, tudo varia de onde vocк irб utilizar estas variбveis/vetore e para oque.
Reply
#10

Assim como sn0wk, renatog e dayvison colocaram, essa й uma discussгo morta jб.
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)