[Ajuda] Melhor ou nгo?
#1

Galera, mal sei DOF2, seria uma boa eu larga DOF2 de lado e tentar aprender Mysql ou ficar no DOF2 mesmo?
Reply
#2

Cara depende de vocк e dos sistemas que vc vai criar, tipo se vc for criar um UCP ai й obvio que й melhor aprender MySQL, mas caso vocк sу quer salvar coisas simples e mais nada ai й boa a DOF2.
Reply
#3

Nгo tem essa de melhor ou nгo, todo conhecimento adquirido й bom para vocк poder desenvolver. Quer pular DOF2, uma coisa tгo simples e bбsica pra ir logo pro MySQL, se eu fosse vocк, adquiria o maior conhecimento possнvel em ambos.
Reply
#4

Seria bom ter a noзгo bбsica de DOF2, mais vocк pode ir para o MySQL sem saber o DOF2 sim.
Reply
#5

Quote:
Originally Posted by zCyan
Посмотреть сообщение
Galera, mal sei DOF2, seria uma boa eu larga DOF2 de lado e tentar aprender Mysql ou ficar no DOF2 mesmo?
Primeiro de tudo й bom vocк entender a lуgica do salvamento para depois tentar ir para algo avanзado como MySQL, nгo й obrigatуrio entender-la mas caso vocк nгo entender-a vai ter muitas dificuldades para conseguir usar MySQL.

O Grande erro das pessoas й achar que tal coisa й melhor que outra, mas a verdade й que nгo existe pior ou melhor e sim o utнl, a sua include de salvamento vai depender do que vocк vai criar em seu servidor se vocк for criar um fуrum e por um UCP vocк tem que usar MySQL que de certa forma facilita para criar isso, ou caso vocк queira consultas rбpidas, id de conta especifica ou atй verificar se o email й igual a outro a melhor opзгo й MySQL, Lembre-se DOF2 nгo й muito diferente de DINI a maior diferenзa й a facilidade e a velocidade ou seja nгo adianta vocк usar DOF2 para fazer um dos sistemas acima que sera inъtil.

De todo jeito й vocк quem decide qual й melhor, aprenda as duas e dps escolha uma, nгo adianta eu vir aqui e falar "MySQL й melhor" ai dps vir outro e falar "DOF2 й melhor", atй pq cada membro aqui tem GM diferente e objetivos diferentes.
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by Benner
Посмотреть сообщение
Primeiro de tudo й bom vocк entender a lуgica do salvamento para depois tentar ir para algo avanзado como MySQL, nгo й obrigatуrio entender-la mas caso vocк nгo entender-a vai ter muitas dificuldades para conseguir usar MySQL.
Dependendo do ponto de vista isso que tu falou faz sentido e de outro ponto nгo tem nada a ver!

Ponto de vista #1:
Se o usuбrio nгo tem capacidade pra compreender (nгo citando usuбrios, apenas exemplo) e usar uma include de salvamento, independente da qual for, pois sу muda a nomenclatura e velocidade, sу! Entгo este usuбrio certamente nгo vai chegar a ponto algum se tentar outra forma para gerenciar informaзхes.

Ponto de vista #2:
Include de salvamento em arquivo nгo tem nada a ver com banco de dados, logo nem se deve comparaзхes em termo de dificuldade!

@TOPIC

Sу alguns exemplo pra esclarecer:


DOF2
Код:
CriaUsuario()
{
	new str[80], name[24];
	GetPlayerName(playerid, name. sizeof(name));
	format(str, sizeof(str), "contas/%s.ini", name);

	if(!DOF2_FileExists(str) // Se o usuбrio nгo existe, entгo cria o arquivo e define o valor
	{
    	DOF2_CreateFile(str); // Cria o arquivo
    	DOF2_SetInt(str, "Age", 15); // Se a chave "Age" nгo existe, entгo serб criada, caso contrбrio sу atualiza o valor
    }
    else // SE EXISTE SУ PEGA OS DADOS
    {
		DOF2_SetInt(str, "Age", 15); // Se a chave "Age" nгo existe, entгo serб criada, caso contrбrio sу atualiza o valor
    }

    DOF2_SaveFile(); // Salva o arquivo com as informaзхes acima

    return true;
}

PegaDados()
{
	new str[80], name[24], Idade;
	GetPlayerName(playerid, name. sizeof(name));
	format(str, sizeof(str), "contas/%s.ini", name);

	if(!DOF2_FileExists(str) return false; // Se o usuбrio nгo existe, entгo 

    else // SE EXISTE SУ PEGA OS DADOS
    {
		Idade = DOF2_GetInt(str, "Age", 15); // Caso a chave exista, entгo terб seu valor retornado
    }

    return Idade;
}
MySQL (R39+)
Код:
new MySQL:Conexao;

mysql_query(Conexao, "\
	CREATE TABLE IF NOT EXISTS `usuario` (\
	`id` INT(10) NOT NULL PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT,\
	`nome` VARCHAR(20),\
	`idade` INT(2))", false); // Insere uma tabela, caso nгo exista


mysql_query(Conexao, "\
	INSERT INTO `usuario` (`nome`, `idade`) VALUES ('F1N4L', '20')", false); // Adiciona informaзхes na tabela

mysql_query(Conexao, "\
	UPDATE `usuario` SET `idade` = '20' WHERE `nome` = 'F1N4L'",false);  // Atualiza informaзхes da tabela
SQLite й a mesma coisa (com algumas limitaзхes), porйm ao invйs de MySQL:Conexгo serб DB:Conexгo e invйs de mysql_query serб db_query

@EDIT

P.S.: Isso nгo й pra ser funcional, mas sim exemplo.
Reply
#7

Cara, meu primeiro tipo de salvamento foi o DOF2, usei DOF2 por pelo menos 3 semanas. depois troquei para mysql pq eu sabia que a gm que eu estava mechendo, os sistemas que eu pensava em fazer, era mas rapido e facil com mysql. um exemplo e criar rank!

quando comecei a aprender pawn, no inicio eu tentei comeзar com Mysql, consegui. porem achei muito avanзado para o meu conhecimento, entao eu mudei para o DOF2 como ja falei, e vi como funcionava a logica de salvamento de uma forma mais simples.

Depois que vi que DOF2 era muito parecido com Mysql na "logica". depois fui lembrando das coisas que eu tinha aprendido no inicio tentando usar Mysql, e juntei com o meu conhecimento em DOF2 й parti para o Mysql. dai eu vi que mysql era muito facil de se usar. oque me limitava era o meu pensamento pensando que Mysql era apenas para pessoas mais avanзadas, poque pelo que o pessoal fala, para quem estiver comeзando parece ate que Mysql e um bixo de 7 cabeзas, mas nao й!

entao nao liga para oque o pessoal fala, se voce acha que seu servidor precisarб do Mysql apenas comece a usar.

esse video foi oque mais me ensinou: https://www.youtube.com/watch?v=TMjhd95kAy8&t=430s

quando eu comecei a aprender pawn eu nao conseguia entender muito, depois aprendi DOF2 e fui ver esse video novamente e vi que era muito parecido!
Reply
#8

O primeiro passo й vocк entender que SQL й uma linguagem, entгo vocк vai ter que aprender SQL, nгo apenas mudar algumas funзхes e gravar o nome delas.
O segundo passo й perceber que usar um banco de dados estruturado te dб muito mais controle sobre os dados, sendo fбcil fazer buscas e alteraзхes manuais (caso necessбrio).
O terceiro passo й perceber que salvar dados crнticos em arquivos de texto pode ser um problema no futuro se vocк nгo trabalhar certo.

Enfim, SQL й muito mais prбtico, permite fazer consultas e alteraзхes de forma branda e eficiente se vocк souber usar.
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)