Quero aprender a fazer sistema.
#1

Bom galera, eu estou querendo aprender a fazer sistemas para servidores, porem nao sei por onde comeзar.

Estou fazendo um curso tйcnico, onde comecei a estudar C, e depois irei aprender C# e Java e talvez PHP, entao tenho uma pouca noзгo;

Para os experientes em scripts, e que possam me ajudar, por onde comeзo para aprender a fazer os scripts ? Estou querendo aprender a fazer os sistemas para ajudar no server que eu jogo.

Agradeзo desde ja a quem me ajudar, Forte Abraзo a todos vocкs!
Reply
#2

Bom dia
Aconselho que vocк estude as variaveis.
Reply
#3

Comece lendo a wiki inteira do jogo, pawn й uma linguagem C-like (muito parecida com C), porйm й typeless (vocк nгo precisa declarar o tipo da variбvel quando cria), se vocк tiver uma noзгo de C vai dominar pawn tranquilamente, e vice-versa.
Reply
#4

Leia toda Wiki da samp (ja fiz varias veses para fixar todas as funзхes)
Depois procure pelos plugins mais utilizados, baixe-os e elei-a a wiki deles tambem!
como: YSF, ColAndreas, Streamer, tambйm й bom conhecer DB й muito util tem na wiki tambem!
Reply
#5

Para fazer sistemas й complicado cara, dependendo doque quer fazer

Eu nunca li a wiki completa(vou ler agora), nunca vi vнdeo aulas, nem ninguйm me ensinou nada cara,
pawn Код:
if(forзa de vontade == 10/10)
Vocк precisa de
Dominar, a lуgica de programaзгo
Entender a linguagem e todas funзхes da mesma
Baixar gamemodes, para estudos, e tentar, "entender"
e praticar.

No Inicio й difнcil, mais com o tempo, vai ficando muito bom (y)
e nem й necessбrio vocк saber outras linguagens cara, eu no inicio tentei comeзar com
C# e Java Script, hoje eu programo pawn, somente
Reply
#6

Bom pelo tanto de tutoriais que tem aqui na board, tudo em portuguкs, jб da pra ter total noзгo do que й o pawn, e Tambйm temos a vнdeo aula do Paulor um dos primeiros itens da lanзamento / releases
Reply
#7

tou atras de sistema de geladeiras pra guardar itens
Reply
#8

Bom, eu comecei aprendendo em GMs baixados, com um pouco de forзa de vontade e ideias eu fui aprendendo. Ai conheci o mano PooweeR_ que me ajudou muito, me mandando uns code base, corrigindo meus erros e hoje sei o suficiente para tocar meu projeto, as vezes no que posso tambйm ajudo aqui no fуrum.
Mas e trabalhoso, dor de cabeзa, vontade de apagar tudo vem toda hora. Passo tempos sem codar pra depois voltar e fazer uma coisa boba sу pra nao perder a pratica e tocar o projeto.
Mas se й realmente isso que gostaria siga em frente, os tutoriais do PauloR sгo bons, basta querer.
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)