[Ajuda] Salvamento
#1

E aн galera, alguйm sabe me dizer qual a melhor include de salvamento? Que й melhor e mais fбcil de usar no inicio, estou querendo iniciar um gamemode do 0, para aprimorar os conhecimentos, e nгo sei qual o melhor modo de salvamento.

Desculpe se eu postei com a tag errada.
Reply
#2

Depende do que vocк for fazer, escolha MySQL/SQLite/zSINI.
Se for algo simples, sem muito fuzuк, escolha: SQLite ou zSINI.
Reply
#3

Quote:
Originally Posted by ipsLuan
View Post
Depende do que vocк for fazer, escolha MySQL/SQLite/zSINI.
Se for algo simples, sem muito fuzuк, escolha: SQLite ou zSINI.
Quero fazer algo que eu realmente aprenda com o que eu estou fazendo, queria algo /MEIO/ fбcil de inicio.
Reply
#4

Quote:
Originally Posted by Derritee1001
View Post
Quero fazer algo que eu realmente aprenda com o que eu estou fazendo, queria algo /MEIO/ fбcil de inicio.
Como Luan comentou, se quiser um Banco de Dados sem muita frescura sу para inнcio, SQLite vai suprir isso. Algo mais simples que isso sу salvamento em texto (zSINI / bINI sгo alternativas boas e rбpidas).
Reply
#5

Quote:
Originally Posted by F1N4L
View Post
Como Luan comentou, se quiser um Banco de Dados sem muita frescura sу para inнcio, SQLite vai suprir isso. Algo mais simples que isso sу salvamento em texto (zSINI / bINI sгo alternativas boas e rбpidas).
Valeu.. vou dar uma olhada em ambas e vк qual eu acho melhor para iniciar o gamemode.
Reply
#6

Se quer algo fбcil, use DOF2. Mas sу vai servir pra aquilo, diferente de MySQL e SQLite.
Reply
#7

Quote:
Originally Posted by ipsLuan
View Post
Se quer algo fбcil, use DOF2. Mas sу vai servir pra aquilo, diferente de MySQL e SQLite.
Й, acho que vai ser ela mesma, valeu.
Reply
#8

Quote:
Originally Posted by Derritee1001
View Post
Й, acho que vai ser ela mesma, valeu.
Jб ouvi falar que maioria dos servidores grandes que usam Banco de Dados, geralmente, utilizam Banco de Dados + Salvamento em texto, pois assim o servidor faz menos consultas diretamente no BD e deixa funзхes "secundбrias" (sem muita prioridade) para arquivos INI.
Reply
#9

Quote:
Originally Posted by F1N4L
View Post
Jб ouvi falar que maioria dos servidores grandes que usam Banco de Dados, geralmente, utilizam Banco de Dados + Salvamento em texto, pois assim o servidor faz menos consultas diretamente no BD e deixa funзхes "secundбrias" (sem muita prioridade) para arquivos INI.
Saquei.. mas de inicio acho que eu vou usar DOF2, tф afim de aprimorar meus conhecimentos no PAWNO, pretendo fazer um gamemode do 0, um GM simples.
Reply
#10

Quote:
Originally Posted by Derritee1001
View Post
Saquei.. mas de inicio acho que eu vou usar DOF2, tф afim de aprimorar meus conhecimentos no PAWNO, pretendo fazer um gamemode do 0, um GM simples.
DOF2 й uma include facil de usar, realmente porйm faz 6 anos que ela foi lanзada e daquela йpoca para cб nunca foi atualizada. Eu aconselharia de vocк usar uma plugin que й fбcil de utilizar e tem funзхes extras aonde nenhuma outra include poderia ter. Essa plugin se chama zSINI.
Reply
#11

Mano nгo existe algo mais simples de usar do que DINI! jб й obsoleta porйm й muito boa para quem quer aprender a salvar dados.
Reply
#12

Quote:
Originally Posted by OverKiller
View Post
Mano nгo existe algo mais simples de usar do que DINI! jб й obsoleta porйm й muito boa para quem quer aprender a salvar dados.
Jб voltou?

@TOPIC

A verdade й que nгo existe essa de "use A" ou "use B", todas tem a mesma finalidade, porйm, seus (principais) diferenciais estгo na velocidade e no nome de cada funзгo.
Entгo nгo dб pra dizer que DINI й mais fбcil que DOF2 (ou vice-e-versa). Alguns podem ter mais funзхes que outros, mas ambos terгo o que й realmente necessбrio:
*Write
*Read

Isso й o suficiente para cada include de salvamento.
Reply
#13

Quote:
Originally Posted by F1N4L
View Post
Jб voltou?

@TOPIC

A verdade й que nгo existe essa de "use A" ou "use B", todas tem a mesma finalidade, porйm, seus (principais) diferenciais estгo na velocidade e no nome de cada funзгo.
Entгo nгo dб pra dizer que DINI й mais fбcil que DOF2 (ou vice-e-versa). Alguns podem ter mais funзхes que outros, mas ambos terгo o que й realmente necessбrio:
*Write
*Read

Isso й o suficiente para cada include de salvamento.
Exatamente, as includes de salvamentos se resume а essas duas funзхes. Em minha plugin, uso um mйtodo diferente porйm muito eficaz!
Reply
#14

Eu recomendaria qualquer um que use Structured Query Language (SQL), neste caso SQLite, PostgreSQL, MySQL...

Futuramente poderб ser util jб que ganharб bases em SQL
Reply
#15

Quote:
Originally Posted by XandyMello
View Post
DOF2 Й a include mais fбcil. Incrнvel nй ? IpsLuan tгo antigo sugerindo MySql huehue mds; se o cara й iniciante, como ele vai pegar um salvamento tгo complexo desse ?.
Vocк fala como se SQL fosse IMPOSSНVEL. Na minha opiniгo, SQL й muito fбcil, isso nгo se dб pelo fato de pq eu jб conheзo a linguagem, mas porque eu tive que aprendк-la para poder criar algum sistema com a mesma.
Hб coisas que para mim й mais fбcil com banco de dados do que INI!
Reply
#16

Mysql sem sombra de dъvidas й uma excelente escolha, pode parecer dificil no inicio mas й bem fбcil de se acostumar, comecei com ela e atй hoje nгo larguei. E nгo serve apenas para o SAMP.
Reply
#17

Quote:
Originally Posted by XandyMello
View Post
La vem o zikгo dizer que SQL й fбcil.. kkk

Final, me diga, quanto tempo estudando conseguiu dominar o SQL ?

OBS: Impossнvel nгo, mas bem complicado pra quem й iniciante, nгo podemos mentir.
ps: Gosta de comeзar fazer algo difнcil(й), ou fбcil ?.
MySQL Se torna complicado pois tem muitas funзхes extras e uma sintaxe distinta. Ela nгo й tгo dificil de se aprender pois se a pessoa tem tempo para estudar, sem duvida aprende :]
Reply
#18

Quote:
Originally Posted by XandyMello
View Post
Final, me diga, quanto tempo estudando conseguiu dominar o SQL ?
SQLite foi questгo de duas semanas, "estuprando" o ****** а procura de tutoriais.
MySQL foi em menos tempo, pois o que muda sгo as funзхes, a lуgica de utilizaзгo й mesma, portanto, aprendendo um ou outro, facilita no aprendizado no prуximo.

Olhe:
*SQLite
Code:
new DB: SQL_dbhandle, DBResult: SQL_Resultado;

        SQL_dbhandle = db_open("Teste.db");
	
	SQL_Resultado = db_query(SQL_dbhandle, "SELECT * FROM forum_samp WHERE reputation > 999");
	if(db_num_rows(SQL_Resultado))
	{
		//encontrou
	}
	else
	{
		//nгo encontrou
	}
	db_free_result(SQL_Resultado);
*MySQL
Code:
new MySQL_dbhandle, Cache: MySQL_Resultado;
	
	MySQL_dbhandle = mysql_connect("", "", "", "");
	
	MySQL_Resultado = mysql_query(MySQL_dbhandle, "SELECT * FROM forum_samp WHERE reputation > 999");
	if(cache_num_rows())
	{
		//encontrou
	}
	else
	{
		//nгo encontrou
	}
	cache_delete(MySQL_Resultado);
Quote:
Originally Posted by zSuYaNw
View Post
MySQL Se torna complicado pois tem muitas funзхes extras e uma sintaxe distinta. Ela nгo й tгo dificil de se aprender pois se a pessoa tem tempo para estudar, sem duvida aprende :]
MySQL sem dъvida й mais completo, mas a dificuldade maior estб no medo de utilizar por achar nгo vai conseguir, acabam por nem tentar.
Reply
#19

Essa decisгo depende do tipo de sistema que serб implementado no gamemode.

Se vocк nгo precisa de nada alйm de escrita e leitura, pode simplesmente usar DOF2 (similar a Dini, porйm com melhor performance) ou mesmo o plugin do Suyanw.

Agora, se vocк pretende implementar sistemas nos quais й preciso ordenar, agrupar ou fazer operaзхes matemбticas com os dados (somar, tirar mйdia etc), SQL simplifica o que seria bem trabalhoso com um sistema de salvamento em arquivos.
Reply
#20

Quote:
Originally Posted by zPain
View Post
Agora, se vocк pretende implementar sistemas nos quais й preciso ordenar, agrupar ou fazer operaзхes matemбticas com os dados (somar, tirar mйdia etc), SQL simplifica o que seria bem trabalhoso com um sistema de salvamento em arquivos.
Exatamente, SQL em sн tem muitas funзхes que facilitam a vida do programador. Ela se torna melhor ainda para quem sabe domina-la!
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)