[Off] Kalcor responde FAQ sobre o SA-MP
#1

Para quem nгo estб ligado no fуrum em inglкs, o Kalcor, atual desenvolvedor do SA-MP, criou um tуpico em homenagem aos 10 anos de existкncia do projeto, e nele respondeu perguntas feitas pelos usuбrios. Como sгo perguntas pertinentes e hб muito tempo o Kalcor nгo dava as caras, resolvi traduzir e colocar aqui as respostas. Nгo traduzi o texto do tуpico porque й muito grande e basicamente fala da histуria do SA-MP. (clique aqui para ler o texto original).


Lista de perguntas/respostas:




Link do post: http://forum.sa-mp.com/showthread.ph...10#post3696010



Quote:

Kalcor, apenas admita que vocк ainda mantйm o SA-MP por causa dos alugueis do game-mp.

Kalcor: "O game-mp foi uma resposta aos donos de servidores que gostariam de pagar por ter seu servidor na lista oficial de servidores. Isso funcionou melhor do que eu tendo que descobrir manualmente qual servidor deveria aparecer na lista oficial.

A aba oficial de servidores nгo havia sido criada atй 2010, o que foi cerca de 5 anos depois que eu comecei o SA-MP e 7 anos depois que eu iniciei meu envolvimento com mods multiplayer do GTA.

Os ganhos angariados desse serviзo sгo utilizados para pagar o site (sa-mp.com), incluindo o fуrum. Os fundos tambйm sгo utilizados para comprar licenзa de softwares."



__________________________________________________ ____________________



Post original: http://forum.sa-mp.com/showthread.ph...71#post3695871

Kalcor: "O desenvolvimento do SA-MP nгo й voltado apenas para o RP. Seria уbvio se fosse. O 0.3.7 foi anunciado com um mapa de stunt que eu e o Matite trabalhamos durante duas semanas. O 0.3z foi totalmente voltado a melhorias na sincronia de tiros, o que nгo й de grande importвncia de servidores RP. Eu gosto de todos os modes. Nуs temos desenvolvido DM e Stunt antes atй que servidores RP existissem. O estilo "Cops and Robbers" tambйm teve bastante atenзгo."

Eu sу quis pontuar que o desenvolvimento do mod й mais voltado para grandes servidores, jб que eles naturalmente beneficiam a maior parte dos jogadores.

Quote:

Hб planos de tornar o SA-MP open source? eu penso como a maioria dos telentosos desenvolvedores aqui, tornando o SA-MP open source iria ser realmente algo beneficente а comnunidade.

Kalcor: "Eu deixei o VC-MP open source e nгo fiquei impressionado com o resultado. Quando vocк deixa algo relacionado a jogos open-source, vocк nгo estб realmente abrindo o cуdigo, vocк estб abrindo mгo. Hб uns 4-5 diferentes forks do VC-MP, nenhum deles foi realmente bem sucedido e mostra que Mods fragmentados nгo sгo bons para os jogadores. Muitos deles fogem muito ao design original e a arte do jogo.

Eu acho que a parte principal de um projeto como o SA-MP, alйm de ter seu conhecimento tйcnico, й permitir o projeto a andar sob os trilhos por um bom perнodo de tempo. Mesmo que as vezes ele saia um pouco dos trilhos.

Se o SA-MP fosse open source e eu ainda estivesse a frente do projeto, isso iria me colocar em uma posiзгo de ter que revisar e aceitar/negar mudanзas de cуdigo feitas por pessoas aleatуrias. Eu nгo quero ficar nessa posiзгo com o SA-MP."


Quote:

Hб algum atrito vindo disso? Eu tenho visto rumores de que o Trix anda utilizando o cуdigo do SA-MP para desenvolver o JC-MP.

Kalcor: "Eu nгo tenho nenhuma relaзгo com o JC-MP. Eu os questionei sobre eles estarem utilizando o nome '-MP', eles foram grosseiros comigo e acabaram por me chutar do time de teste. Eles nгo tem nenhuma permissгo minha para utilizar nada relacionado ao SA-MP e eu assumo que eles tambйm nгo tenham nenhuma permissгo para utilizar qualquer coisa relacionada ao GTA. Pessoas ligadas ao JC-MP nгo sгo bem-vindas aqui."


__________________________________________________ ____________________


Post original: http://forum.sa-mp.com/showthread.ph...06#post3695506

Quote:

Eu sei que muitos donos de servidores que ficariam felizes com nenhuma funcionalidade sendo adicionada ao SA-MP, apenas algum atualizaзгo ou melhoria nas funcionalidades jб existentes, como aumento de limites em funзхes como a RemoveBuildingForPlayer.

Kalcor: "Eu concordo, isso й o porque o SA-MP ainda estб na branch 0.3 depois de 7 anos."

Quote:

Muitos jogadores e servidores sentem que estгo sendo ignorados, e apenas os grandes servidores tкm atenзгo pelos desenvolvedores.

Kalcor: "Bem, й claro que eu faзo isso. Esse й o porque do modo ainda estar por aн apуs 10 anos. Vamos dizer que o jogador Redirect_Left possui dois servidores, um servidor de sumф com 30 jogadores e um servidor de RP com 100 jogadores. Qual dos dois servidores Redirect_Left deveria envolver seus recursos limitados para impressionar a maior quantidade de jogadores? Hб mais de trкs vezes o nъmero de jogadores no servidor de RP do que no de Sumф."
Reply
#2

Quote:

Os ganhos angariados desse serviзo sгo utilizados para pagar o site (sa-mp.com), incluindo o fуrum. Os fundos tambйm sгo utilizados para comprar licenзa de softwares."

Olha o tanto de servidor que tem na aba "internet", cada sv paga 22 euros (pelo que pesquisei) agora imagina o valor total disso em 1 mкs..
tб bom que esse money й sу para isso. Deveria investir para melhorar em vбrias outras coisas.
Reply
#3

Quote:
Originally Posted by Stroon
Посмотреть сообщение
Olha o tanto de servidor que tem na aba "internet", cada sv paga 22 euros (pelo que pesquisei) agora imagina o valor total disso em 1 mкs..
tб bom que esse money й sу para isso. Deveria investir para melhorar em vбrias outras coisas.
Cara claro que ele pega uma parte dessa grana nй atй porque porra o cara gastou muito tempo nisso e se fosse vocк ou qualquer outro iria querer um retorno, ele estб certo em cobrar.
Reply
#4

Quote:
Originally Posted by LockedLucas
Посмотреть сообщение
Cara claro que ele pega uma parte dessa grana nй atй porque porra o cara gastou muito tempo nisso e se fosse vocк ou qualquer outro iria querer um retorno, ele estб certo em cobrar.
Claro, nгo disse que ele nгo tem que pegar, mas pourra, deveria pensar mais na comunidade, teve trampo e tudo, mas aplicar para melhoria de todos nгo seria ruim.
Reply
#5

Atй para aparecer na aba internet tem que pagar? Achei que fosse sу na "hosted".
Reply
#6

Mano, o Criador do samp nгo era o Y_Lees?
Reply
#7

Quote:
Originally Posted by OverKiller
Посмотреть сообщение
Mano, o Criador do samp nгo era o Y_Lees?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mds.... cara claro que nгo, o criador do samp e o Kalor kkkkk
Reply
#8

Quote:
Originally Posted by OverKiller
Посмотреть сообщение
Mano, o Criador do samp nгo era o Y_Lees?
****** era um beta-tester, onde fez bastante contribuiзхes para a programaзгo Pawn (onde envolve o SA:MP), dentre elas a famosa sscanf.
Reply
#9

Obrigado por compartilhar Mandrakke, uma pena o Kalcor nгo fazer idйia de que 90% do pъblico total do samp estar fragmentado em diversos servidores, uma pena que a visгo dele seja tгo limitada quanto aos updates, tanto potencial pra nada...
Reply
#10

Quote:
Originally Posted by NathanLive
Посмотреть сообщение
Atй para aparecer na aba internet tem que pagar? Achei que fosse sу na "hosted".
A aba internet estб com um "bug", a ъnica funcional й a Hosted, cujo й necessбrio pagamento.

Quote:
Originally Posted by ForT
Посмотреть сообщение
Eu esperava qualquer resposta do Kalcor, menos essa...
Antes ser sincero e dizer logo que o contrбrio. Bem ou mal, isso й um negуcio.
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)