[Off] Samp, e a escravidгo de seus "scripters"
#1

Hoje veio um amigo aqui oferecendo um serviзo, como de costume recusei, contudo o que me chamou atenзгo, foi o seguinte. Em todos estes anos programando, acho que esta foi a primeira vez que vi alguйm realmente com um bom capital pra investir em um projeto pra servidor SA:MP

Porque estou falando isto? Simples!

Sйrio, eu nunca vi uma linguagem tгo desvalorizada pra trabalho, e ainda tem gente que tenta ganhar dinheiro com Pawn.

Tem gente que oferece 200, 300 R$ pra um gamemode RP/RPG e acham isto caro. Sйrio? Vocк vai escrever umas 20 mil linhas de cуdigos no mнnimo. Fazendo uma comparaзгo aqui, em PHP por exemplo, com 20 mil linhas vocк poderia criar um ********, talvez, e ainda poderia vender este sistema por uns 10 - 15 mil R$?


De qualquer forma, o que quero dizer, й que um gamemode nas proporзхes de um Raven/God Father/Advanced, o preзo mais justo a ser cobrado, seria de no mнnimo uns 1200 R$, e fim de histуria.


Sei que a grana й pra um jogo, e que deve ser por isto que ninguйm esteja interessado em investir tanto. Mas pessoal, se nгo querem investir tudo isto pra um bom programador programar um bom gamemode, simplesmente vai neste link aqui, e vocк encontra milhares de gamemodes grбtis a sua disposiзгo

Este tуpico tambйm deixa subentedido o porque de eu NГO vender/programar por dinheiro em Pawn.

DIGA nгo a escravidгo, a gente tб em 2016
Reply
#2

Por isto adoro programaзгo in-web e pra quem curte programar, й atualmente o melhor jeito de fazer dinheiro. Qualquer freelance que vocк consegue, dб pra cobrar 1 ~ 3 mil R$ em projetos que nгo duram nem uma semana de trabalho duro. Fora que no tempo livre dб pra fazer vбrios sites e render grana com anъncios. Й isto que estou fazendo atualmente.
Reply
#3

Tб bom! Pawn basicamente nгo й uma linguagem a ser levada a sйrio, pois eu sу vejo ela sendo utilizada de fato dentro do SA-MP. Isso sobre linhas X, Y ter um valor diferente й totalmente errado na minha opiniгo.
Eu acho que o que faz o "cуdigo/programa" ter seu real valor й a complexidade [talvez eu esteja errado mas й apenas minha opiniгo]
Podemos levar em compensaзгo a experiкncia do programador, atй porque isso varia muito de pessoa pra pessoa, sobre linhas. Mas enfim,

Eu na minha opiniгo se alguma pessoa quisesse desenvolver um projeto e precisa-se de ajudar eu ajudaria sem pedir qualquer valor [isso nгo й se escravizar], porque provavelmente muitas pessoas aqui devem conhecer o famoso Open Source que foi iniciado pela Free Software Foundation [Richard Stallman]. SA-MP й praticamente um passatempo e nгo importa se a pessoa pensa em desenvolver um servidor para conseguir dinheiro [que na minha opiniгo й bem complicado, atualmente.]

Para concluir, qualquer linguagem basicamente lhe da bastante dinheiro trabalhando com freelancer.
PHP, Ruby, Python, C++, Javascript, Java e outras linguagens bastantes populares atualmente.
Reply
#4

Quote:
Originally Posted by ipsBruno
View Post
Por isto adoro programaзгo in-web e pra quem curte programar, й atualmente o melhor jeito de fazer dinheiro. Qualquer freelance que vocк consegue, dб pra cobrar 1 ~ 3 mil R$ em projetos que nгo duram nem uma semana de trabalho duro. Fora que no tempo livre dб pra fazer vбrios sites e render grana com anъncios. Й isto que estou fazendo atualmente.
Vocк conhece o mercado brasileiro? Essa sua afirmaзгo nгo й verнdica. Nгo digo isso por mim mas sim de vбrios grupos de freelancers que participo partilham da ideia de que o mercado freelancer nгo empresarial nгo й valorizado a esse ponto.

Se vocк for em sites como Workana vai notar que RARAMENTE vк projetos acima de R$1.500. Quando se й freelancer vocк lida na maioria das vezes com pessoas leigas e essas pessoas nгo tem ideia do valor de tecnologia e vocк para nгo morrer de fome й obrigado a cobrar abaixo do valor que convйm.

De qualquer jeito sim, й possнvel viver e viver bem de freelancer mas nгo й essa facilidade que vocк expressa.
Reply
#5

Bem й como o carinha 1870 disse, "Pawn basicamente nгo й uma linguagem a ser levada a sйrio, pois eu sу vejo ela sendo utilizada de fato dentro do SA-MP."

Eu programo Pawn porque eu tenho o prazer em codar, nгo programo pawn na intenзгo de fazer dinheiro, apesar de que se eu quisesse aprender "Pawn" com a intenзгo de fazer dinheiro eu morreria pobre pois o pawn nгo й uma linguagem a ser levado а fora e a sйrio, para fazer um bom dinheiro.
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by WooPz
View Post
Vocк conhece o mercado brasileiro? Essa sua afirmaзгo nгo й verнdica. Nгo digo isso por mim mas sim de vбrios grupos de freelancers que participo partilham da ideia de que o mercado freelancer nгo empresarial nгo й valorizado a esse ponto.

Se vocк for em sites como Workana vai notar que RARAMENTE vк projetos acima de R$1.500. Quando se й freelancer vocк lida na maioria das vezes com pessoas leigas e essas pessoas nгo tem ideia do valor de tecnologia e vocк para nгo morrer de fome й obrigado a cobrar abaixo do valor que convйm.

De qualquer jeito sim, й possнvel viver e viver bem de freelancer mas nгo й essa facilidade que vocк expressa.
Ai depende de quais contatos que vocк tкm, de modo geral eu nгo faзo projetos por menos de 1200 R$ ao nгo ser claro que sejam projetos que eu consiga finalizar em 3 ou 4 dias. De qualquer forma eu nгo tenho cadastro em nenhum site de freelance, apenas trabalho com indicaзгo, e jб apareceu projetos aн de 20 - 30 mil bem como projetos de 400 R$, este ъltimo foi um projeto mais barato que fiz nos ъltimos dias foi uma extensгo pra Chrome, que levei cerca de 2 dias pra implementar anъncios no navegador externamente. Tem pessoas querendo pagar 50 mil, 100 mil por um ъnico sistema, acredite, sу basta achar o usuбrio certo.

Um contato aqui tinha capital de 100 mil estimado pra montar uma exchange para Bitcoin, claro que nгo й tudo para o sistema, mas jб dб pra imaginar que й um projeto grande nй? Ele queria desenvolver em Python ou PHP, da escolha do programador, e daria 3 meses pra finalizar. O preзo absurdo de investimento й porque envolve moeda, e instituiзхes financeiras, hб alguns meses atrбs um cara queria um sistema pra interligar terminais bancбrios, nгo lembro o valor, mas era na casa das dezenas tambйm. Ou seja, tudo vai depender da tua gama de contatos, eu te aconselho nгo ficar muito dependente destes sites de freelance, eu tenho a impressгo que o pessoal vai muito ai pra pechinchar, invista em um bom perfil no Github, Stackoverflow, Linkedin, arrume uns contatos, e o serviзo se faz.

Abraзo


Quote:
Originally Posted by 1870
View Post
Tб bom! Pawn basicamente nгo й uma linguagem a ser levada a sйrio, pois eu sу vejo ela sendo utilizada de fato dentro do SA-MP. Isso sobre linhas X, Y ter um valor diferente й totalmente errado na minha opiniгo.
Eu acho que o que faz o "cуdigo/programa" ter seu real valor й a complexidade [talvez eu esteja errado mas й apenas minha opiniгo]
Podemos levar em compensaзгo a experiкncia do programador, atй porque isso varia muito de pessoa pra pessoa, sobre linhas. Mas enfim,

Eu na minha opiniгo se alguma pessoa quisesse desenvolver um projeto e precisa-se de ajudar eu ajudaria sem pedir qualquer valor [isso nгo й se escravizar], porque provavelmente muitas pessoas aqui devem conhecer o famoso Open Source que foi iniciado pela Free Software Foundation [Richard Stallman]. SA-MP й praticamente um passatempo e nгo importa se a pessoa pensa em desenvolver um servidor para conseguir dinheiro [que na minha opiniгo й bem complicado, atualmente.]

Para concluir, qualquer linguagem basicamente lhe da bastante dinheiro trabalhando com freelancer.
PHP, Ruby, Python, C++, Javascript, Java e outras linguagens bastantes populares atualmente.
Bom, quem quer um projeto diferenciado, um "servidor RP/RPG" ъnico, nгo pode somente depender da boa vontades dos outros. Й claro que seria уtimo se tudo fosse open-sourcee, mas infelizmente alguns servidores SA:MP tem monetizaзгo envolvida. Apesar de eu achar a maior burrice do mundo, uma vez que jogo nгo dб dinheiro porcaria nenhuma, ao nгo ser que vocк desenvolva seus prуprios, hahaha.
Reply
#7

@DOUBLE POST :/

msg acima /\
Reply
#8

Quote:
Originally Posted by Coreia
View Post
Bem й como o carinha 1870 disse, "Pawn basicamente nгo й uma linguagem a ser levada a sйrio, pois eu sу vejo ela sendo utilizada de fato dentro do SA-MP."

Eu programo Pawn porque eu tenho o prazer em codar, nгo programo pawn na intenзгo de fazer dinheiro, apesar de que se eu quisesse aprender "Pawn" com a intenзгo de fazer dinheiro eu morreria pobre pois o pawn nгo й uma linguagem a ser levado а fora e a sйrio, para fazer um bom dinheiro.
Complicado nй cara, pra quem tб comeзando, aconselho sу aprender pra criar seu servidor mesmo, ou pra se divertir, esse negуcio nгo dб futuro pra ninguйm, nгo entendo porque tem gente querendo ainda monetizar com SA:MP. SA:MP sempre foi e sempre serб apenas pra diversгo, atй sua programaзгo й divertida.

Quote:

Para concluir, qualquer linguagem basicamente lhe da bastante dinheiro trabalhando com freelancer.
PHP, Ruby, Python, C++, Javascript, Java e outras linguagens bastantes populares atualmente

Cara dessas linguagens ai, qual vocк acha que tб dando mais mercado? Eu trabalhando com PHP consigo me virar bem, Javascript junto claro. Mas logo logo quero dar uma pegada mais forte em JS por causa das novas ferramentas de implementaзгo server-side, acho atй que futuramente node.js vai dominar o mercado como PHP e Java domina hoje.
Reply
#9

Quote:
Originally Posted by ipsBruno
View Post
Sйrio, eu nunca vi uma linguagem tгo desvalorizada pra trabalho, e ainda tem gente que tenta ganhar dinheiro com Pawn.
Vocк tб esperando demais de uma linguagem aonde de um lado os programadores tem 15 anos e do outro os clientes tem 10, tomando toddynho e querendo comprar script por 50 reais com resto da mesada.
Reply
#10

Quote:
Originally Posted by ipsNan
View Post
Vocк tб esperando demais de uma linguagem aonde de um lado os programadores tem 15 anos e do outro os clientes tem 10, tomando toddynho e querendo comprar script por 50 reais com resto da mesada.
Que comentбrio, aeuuhauee. Verdade, sу criei o tуpico aqui pra esse pessoal ler mesmo, e saber que programaзгo й um negуcio sйrio, e que mesmo em jogo, deve-se respeitar o serviзo da pessoa.
Reply
#11

Quote:
Originally Posted by ipsBruno
View Post
Ai depende de quais contatos que vocк tкm, de modo geral eu nгo faзo projetos por menos de 1200 R$ ao nгo ser claro que sejam projetos que eu consiga finalizar em 3 ou 4 dias. De qualquer forma eu nгo tenho cadastro em nenhum site de freelance, apenas trabalho com indicaзгo, e jб apareceu projetos aн de 20 - 30 mil bem como projetos de 400 R$, este ъltimo foi um projeto mais barato que fiz nos ъltimos dias foi uma extensгo pra Chrome, que levei cerca de 2 dias pra implementar anъncios no navegador externamente. Tem pessoas querendo pagar 50 mil, 100 mil por um ъnico sistema, acredite, sу basta achar o usuбrio certo.

Um contato aqui tinha capital de 100 mil estimado pra montar uma exchange para Bitcoin, claro que nгo й tudo para o sistema, mas jб dб pra imaginar que й um projeto grande nй? Ele queria desenvolver em Python ou PHP, da escolha do programador, e daria 3 meses pra finalizar. O preзo absurdo de investimento й porque envolve moeda, e instituiзхes financeiras, hб alguns meses atrбs um cara queria um sistema pra interligar terminais bancбrios, nгo lembro o valor, mas era na casa das dezenas tambйm. Ou seja, tudo vai depender da tua gama de contatos, eu te aconselho nгo ficar muito dependente destes sites de freelance, eu tenho a impressгo que o pessoal vai muito ai pra pechinchar, invista em um bom perfil no Github, Stackoverflow, Linkedin, arrume uns contatos, e o serviзo se faz.

Abraзo
Qual seu Github e seu Linkedin? Tenho curiosidade de ver o portfуlio tambйm que vocк apresenta
Reply
#12

Claro, nгo da para se esperar muito sobre um mercado de programaзгo que visa um jogo Multiplayer, que, como exclamou ipsNan, й composto por uma creche.

Todavia, o investimento baixo, fugindo da teoria da mesada, tambйm se deve ao fato de que o investidor nгo terб retorno sobre esse Gamemode...no mбximo algum valor para pagar seu hostzinho e comprar algumas balas.

E interessante como estбs se dando bem nesse mercado Bruno, temos que trocar uma ideia uma hora dessas.
Reply
#13

Quanto a monetizaзгo dentro de seu servidor nгo gerar lucro, isto pra mim й hipocrisia vocк tem que parar para pensar da seguinte forma:

Investimento = GM + Hospedagem(150~300)
Cashs + VIP = 600~900(Jб estive em servidor que gerava cerca de 1500 por cash)
diga que gastou 150 e lucrou, 600 й um ganho de 400% ^^

Se vocк investir 1 centavos, e ganhar 1 real independente de que se nada faz com 1 real й um lucro enorme ^^
Reply
#14

Quote:
Originally Posted by Day_
View Post
Quanto a monetizaзгo dentro de seu servidor nгo gerar lucro, isto pra mim й hipocrisia vocк tem que parar para pensar da seguinte forma:

Investimento = GM + Hospedagem(150~300)
Cashs + VIP = 600~900(Jб estive em servidor que gerava cerca de 1500 por cash)
diga que gastou 150 e lucrou, 600 й um ganho de 400% ^^
Mas ai й complicadinho manter por vбrios anos nй? Acho que й coisa que dura 5 , 6 meses?

Tem casos ъnicos, como aquele Littleways, GamerX, servidores que tiveram sempre on-line no ar e certamente geraram alguma grana

Quote:
Originally Posted by WooPz
View Post
Qual seu Github e seu Linkedin? Tenho curiosidade de ver o portfуlio tambйm que vocк apresenta
Cara eu nгo mexo a meses em ambos, mas й porque nгo curto mexer em projeto open-source alheio mesmo, tenho a mania de recriar tudo do zero, por gosto de ver a coisa funcionando, e o Linkedin muitos usam e dizem ter retorno, eu sinceramente sу vejo como uma ferramenta pra quem estб a muitos anos no Mercado e procura emprego mesmo, nгo Freelance


Quote:
Originally Posted by Bruno13
View Post
Claro, nгo da para se esperar muito sobre um mercado de programaзгo que visa um jogo Multiplayer, que, como exclamou ipsNan, й composto por uma creche.

Todavia, o investimento baixo, fugindo da teoria da mesada, tambйm se deve ao fato de que o investidor nгo terб retorno sobre esse Gamemode...no mбximo algum valor para pagar seu hostzinho e comprar algumas balas.

E interessante como estбs se dando bem nesse mercado Bruno, temos que trocar uma ideia uma hora dessas.
Sim, mas a maioria do serviзo nгo й aqui de Caxias nгo Bruno, tu sabe que nossa regiгo aqui й pйssimo pra informбtica nй? A ъnica coisa que rende aqui й Random e Marcopolo.
Reply
#15

O samp em si й desvalorizado, tanto em programaзгo quanto mapeamento... Hб cerca de alguns anos atrбs recebi uma oferta de um gringo para fazer 100 mapas de labirintos, ele pagaria um pouco mais de $1 Dollar por mapa, daria em torno de $400 Reais os 100 mapas. Na йpoca eu nгo era tгo rбpido pra fazer mapas, eu fiz uma conta pra ver, eu gastaria em torno de 25 mil objetos, ou seja, muito trabalho para pouco dinheiro. O que dб dinheiro й modelagem 3D, nos sites de vendas de modelos 3D, cada objetos custo no minimo $20 Reais.
Samp й algo para se divertir e passar o tempo com os amigos, se entrar para tentar ter lucros, o mбximo que vai conseguir й alguns trocos para tomar aquele chopp com seus amigos no final de semana (Y.
Reply
#16

fala ai brother voce й bom ?? ferб ? se for e chama no facebook https://www.facebook.com/saulo.cannis

tou interessado em seus serviзos.
Reply
#17

Realmente, tem muitas pessoas pensando que vai ganhar alguma coisa com samp, pode atй ganhar, mas isso vai demorar de 2 а 6 meses para conseguir algum lucro e se tiver um GM legal que os players queiram comprar vip ou algo desse tipo. Eu tou criando um servidor, com a ajuda de um Scripter (1sbedx) e eu nгo estou fazendo um servidor para gerar lucros em cima dele, sу vou retirar um dinheiro se eu tiver uma boa hospedagem e nгo sofrer ataques no servidor. O dinheiro vocк vai ver, mas como jб disse se tiver uma coisa que conquiste o publico, nгo pense que com um GM editado vocк vai conseguir alguma coisa, pode atй conseguir, mas nгo vai ser a mesma coisa do que um GM criado por vocк.

Em questгo a outras linguagens, vou comeзar a pesquisar mais sobre PHP que parece ser uma уtima linguagem e tambйm me disseram que й bem facil. Pretendo sim lucrar com isso, pois vou pagar para aprender e nгo vou ter volta nenhuma nisso? Nгo й justo (A nгo ser que eu vire um BR HU3 e vou no youtube aprender ashuashuas).
Reply
#18

Quote:
Originally Posted by ipsBruno
View Post
Sim, mas a maioria do serviзo nгo й aqui de Caxias nгo Bruno, tu sabe que nossa regiгo aqui й pйssimo pra informбtica nй? A ъnica coisa que rende aqui й Random e Marcopolo.
Sem dъvidas, no momento me encontro no famoso estado que se encontraria o John Travolta, sem entender esse mercado de informбtica que nossa querida sociedade deixou. Mas sim, jб imaginei de cara que seus contatos nгo eram dessas raнzes...
Reply
#19

Esse negocio, para um leigo igual a mim, й uma faca de dois gumes. Por um lado concordo que o cara deva receber por isso, por outro nгo teria grana pra pagar alguem pra desenvolver algo exclusivo do zero.

Enfim, peguei um GM de Truck pra editar, free, e da mesma forma nгo pretendo lucrar com ele, tenho usado para testes de scripts e etc, o mбximo de players online foram 3 (eu e dois amigos) via Hamachi. Hoje em dia ando atй meio parado com ele, as vezes entro pra "dar um rolк", mas tenho jogado mais ETS2.

E justamente por eu nгo ver "Lucro" com SAMP, nгo pretendo lucrar em cima do trabalho feito por outra pessoa, bem como nгo estou disposto a investir grana pra fazer meu proprio GM e colocar o server online.
Reply
#20

Nгo hб lucro no SA:MP, isso й um processo lento e que por vez acaba com um monte de invejosos atacando e derrubando os servidores no final das contas... investir em Host pra mitigar ataques й foda, caro d+, era pra ser uma simples coisa que uma OVH barata poderia resolver, que nada, brechas de todos os lados.
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)