[Tutorial] Criando um servidor em dois Idiomas [INICIANTES]

Bom galera venho trazer aqui meu primeiro tutorial, bem simples porйm pode ser de grande utilidade a muitos.
Antes de tudo jб aviso que a forma que irei fazer й a forma que aprendi e que acho mais simples.

Explicaзгo

O sistema funcionarб da seguinte forma , quando o jogador entrar no servidor irб aparecer um Dialog para que ele escolha a linguagem, a escolha do jogador serб armazenada em uma variбvel global, essa variбvel nгo serб adicionada na conta do jogador como o score,dinheiro , ou seja, suponhamos que Jogador1 entrou no servidor fez o login e spawnou, nesse momento o Jogador1 escolhe a linguagem que deseja e as configuraзхes serгo ajustadas de acordo com sua escolha atй que ele deslogue. Quando o Jogador1 entrar no servidor novamente ele escolherб a linguagem que deseja novamente e as configuraзхes que vocк deseja irгo ser atribuнdas para ele novamente.

Downloads

Caso queira seguir o tutorial todo e conseguir fazer tudo o que serб feito aqui em baixo, baixe a include ZCMD (Clique Aqui).
Apуs fazer o download vб na pasta do seu servidor, abra a pasta Pawno e coloque o arquivo dentro da pasta Includes.
Iniciando

* Primeiro Passo : No topo do seu GM(Game-Mode) inclua as includes.
Code:
#include <a_samp>
#include <zcmd>
* Segundo Passo : Apуs incluir as includes devemos criar a variбvel Global que armazenarб a Linguagem escolhida por cada jogador.
No topo do GM declare :
Code:
new pLinguagem[MAX_PLAYERS] = 0; //Criamos uma vбriavel Global com o nome "pLinguagem" para armazenar a linguagem escolhida pelo jogador.
Explicaзгo :
Code:
[MAX_PLAYERS] //Com essa funзгo a variбvel serб criada para cada player que conectar-se ao servidor.
Code:
= 0; //Definimos a variбvel de inнcio para 0 onde para nуs 0 significarб NULA 
0 = NULA (Sem Linguagem Selecionada)
1 = Inglкs (Linguagem EN Selecionada)
2 = Portuguкs (Linguagem PT Selecionada)

* Terceiro Passo : Agora iremos definir a Dialog que serб usada e a cor que serб usada em um comando.
Ainda no topo do GM:
Code:
#define     DIALOG_LINGUAGEM        1
Code:
#define amarelo 0xFFFF00FF
Organize seu GM, nгo deixe tudo junto coloque cores juntas e separadas de Dialogs sempre adicionando comentбrios em seu GM se possнvel.

* Quarto Passo : Agora iremos criar a Dialog onde ao spawnar o player irб escolher a linguagem desejada.

Apertando (CTR + F) com o pawno aberto busque pela Public OnPlayerRequestSpawn(playerid) e coloque o cуdigo abaixo.
Code:
public OnPlayerRequestSpawn(playerid)
{
   ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LINGUAGEM, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Language/Linguagem",
   "Just choose Your Language !\n\
   Apenas Escolha sua Linguagem !",
   "English", "Portuguкs");
   return 1;
}
Fiz a Dialog de maneira bem simples, caso queira pode sim implementar cores nas frases, mudar, adicionar ou remover-las.

Explicaзгo :
Code:
public OnPlayerRequestSpawn(playerid) = Dentro dessa Public sгo colocadas funзхes para acontecerem assim que o jogador Spawnar.
ShowPlayerDialog = Funзгo para mostrar a Dialog para o Player.
playerid = A Dialog serб mostrada para um certo playerid.
DIALOG_LINGUAGEM = O nome da Dialog que serб chamada (Definimos ela no topo do GM).
DIALOG_STYLE_MSGBOX = O estilo da Dialog que irб aparecer. (Caso queira estudar mais sobre Dialogs "Clique Aqui")
"Language/Linguagem" = Coloque dentro das Aspas o que vocк deseja como tнtulo da Dialog. 
"Just choose Your Language !
Apenas Escolha sua Linguagem !" = Coloque dentro das Aspas oque vocк quer como descriзгo dentro da Dialog. 
\n\ = Use quando quiser passar para a linha de baixo (Quebra de linha).
"English", "Portuguкs" = Dentro das primeiras Aspas coloque o nome do Botгo1 ena segunda o Botгo2. 
* Quinto Passo : Agora iremos dar funзгo para os dois botхes da Dialog.
Novamente Apertando (CTR + F) busque pela Public public OnDialogResponse e coloque o cуdigo abaixo.

Code:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
   if(dialogid == DIALOG_LINGUAGEM)
   {
     if(response)
     {
        linguagem[playerid] = 1;
	SendClientMessage(playerid, -1,"{BD0D0D}Try /help , and have a Good Game !");
      }else
        {
            linguagem[playerid] = 2;
            SendClientMessage(playerid, -1,"{BD0D0D}Digite /ajuda , e tenha um bom jogo !");
        }
    }
    return 1;
}
Explicaзгo :

Code:
public OnDialogResponse = Nessa public definimos as respostas de cada botгo na Dialog. 
if(dialogid == DIALOG_LINGUAGEM) = Estrutura condicional para caso for chamada a DIALOG_LINGUAGEM. 
if(response) = Estrutura condicional para caso o jogador clicar no primeiro botгo (English) 
linguagem[playerid] = 1; = Definimos a variбvel do jogador para 1 (English) 
else = Caso nгo seja no primeiro botгo, ou seja, no segundo (Portuguкs). 
linguagem[playerid] = 2; = Definimos a variбvel do jogador para 2 (Portuguкs) 
* Sexto Passo : Aqui serб apenas um complemento para iniciantes caso queiram criar o comando /ajuda e /help.

Comando /ajuda :
Code:

CMD:ajuda(playerid)
{
  SendClientMessage(playerid, amarelo, "Para ver todos os comandos digite /cmds ou /comandos.");
  SendClientMessage(playerid, amarelo, "Para ver as regras do servidor digite /regras.");
  SendClientMessage(playerid, amarelo, "Para ver os creditos do servidor digite /creditos.");
  return 1;
}
Comando /help:
Code:

CMD:help(playerid)
{
  SendClientMessage(playerid, amarelo, "You can see all the commands using /cmds ou /commands.");
  SendClientMessage(playerid, amarelo, "You can see the rules writing /rules.");
  SendClientMessage(playerid, amarelo, "For see the credits of this server use /credits.");
  return 1;
}
Explicaзгo Final

Vocк pode implementar muito mais esse sistema, eu apenas lhe dei a base mas vocк pode usar a variбvel como restriзгo de alguns comandos, exemplo (Pessoas que escolheram PT nгo podem usar comandos da бrea EN) isso й vocк quem decide ! Espero que faзam bom proveito disso. Como foi meu primeiro tutorial e ainda estou estudando MUITO pawn, vejo que tenho muita coisa a aprender pela frente, portanto quaisquer crнticas sгo Bem-Vindas desde que sejam para crescimento. Qualquer dъvida poste e eu tentarei ajudar.
Crйditos
- Tutorial feito por mim ZackT.
- Retirei a ideia do SA-MP DayZ pois foi o primeiro servidor que vi com esse sistema.
- Ao Jonathan Feitosa, pois comentei o tutorial dele aqui.

Reajustes serгo sempre feitos.
Reply

Parabйns, isso e simples porem Ъtil !, apenas tente implementar algumas coisas, exemplo:

PHP Code:
CMD:ajuda(playeridparams[])
{
  if(
linguagem[playerid] = 2;)
  {

SendClientMessage(playeridamarelo"Para ver todos os comandos digite /cmds ou /comandos.");

SendClientMessage(playeridamarelo"Para ver as regras do servidor digite /regras.");

SendClientMessage(playeridamarelo"Para ver os creditos do servidor digite /creditos.");
    return 
1;
  }
   else if(
linguagem[playerid] = 1;)
  {

SendClientMessage(playeridAMARELO"Sua linguagem й inglкs e nгo poderб usar este comando !");
    return 
1;
  }

Reply

Se eu fosse fazer um sistema assim, faria desse jeito:

PHP Code:
stock Translation(languagetext_PT[], text_EN[])
{
    new 
string[256];

if(
language == 1)

format(stringsizeof(string), text_PT);
    else if(
language == 2)

format(stringsizeof(string), text_EN);

return 
string;

Em uso ficaria: Translation(variavel_language, "Texto em PT", "Texto em Inglкs");
Reply

Quote:
Originally Posted by CaioTJF
View Post
Se eu fosse fazer um sistema assim, faria desse jeito:

PHP Code:
stock Translation(languagetext_PT[], text_EN[])
{
    new 
string[256];

if(
language == 1)

format(stringsizeof(string), text_PT);
    else if(
language == 2)

format(stringsizeof(string), text_EN);

return 
string;

Em uso ficaria: Translation(variavel_language, "Texto em PT", "Texto em Inglкs");
Ficaria melhor um Tradutor feito com HTTP via ****** Translate. Assim ficaria meio "robф" fazer um por um.

Muito bom o tutorial, jб que englobou nгo sу o manuseio de variбveis como tambйm dialogs e comandos.
Reply

Bem legal, sу nгo precisa do params[] HSUAHSAUHSAU :3
PHP Code:
CMD:help(playeridparams[])
{

SendClientMessage(playeridamarelo"You can see all the commands using /cmds ou /commands.");

SendClientMessage(playeridamarelo"You can see the rules writing /rules.");

SendClientMessage(playeridamarelo"For see the credits of this server use /credits.");
  return 
1;

Reply

Quote:
Originally Posted by ClaudioF
View Post
Parabйns, isso e simples porem Ъtil !, apenas tente implementar algumas coisas
Obrigado ^^ ! Como eu disse, vai da criatividade de cada um o que fazer com o conhecimento que eu passei hehe..

Quote:
Originally Posted by JonathanFeitosa
View Post
Muito bom o tutorial, jб que englobou nгo sу o manuseio de variбveis como tambйm dialogs e comandos.
Valeu Jonathan !

Quote:
Originally Posted by [BOPE]Seu._.Madruga
View Post
Bem legal, sу nгo precisa do params[] HSUAHSAUHSAU :3
Valeu mano ! heuheueh agora que vi que coloquei os params[] valeu por lembrar ^^
Reply

Ficou уtimo parabйns !
Reply

po mano para que fazer um trabalho tгo grande desses , nгo seria mais facil desenvolver uma funзгo ?

Quote:

//um exemplo
forward OnDialogResponseTranslate(playerid, dialogid, , text[], textoT[] , L)
public OnDialogResponseTranslate(playerid, dialogid, text[], textoT[] , L)
{

return 1;
}

Reply

Boa iniciativa, parabйns!
Reply

Boa mano, bom tutorial (:
Reply

Й bem pra iniciantes mesmo xD

Tambйm dб pra fazer algo assim:
pawn Код:
new Textos[][] = {
    {"msgAjuda", "Mensagem de ajuda", "Help message"},
    {"msgBemvindo", "Bem vindo", "Welcome"}
};

stock Traduzir(playerid, textoid) {
    new tamanho = sizeof Textos;
    for (new i = 0; i < tamanho; i++) {
        if (Textos[i][0] == textoid) {
            return Textos[i][Linguagem[playerid]];
        }
    }
    return false;
}
Mas teria que mudar o ID do inglкs pra 2 e o do portuguкs pra 1
Seria entгo possнvel fazer algo do tipo:

pawn Код:
SendClientMessage(playerid, -1, Traduzir(playerid, "msgAjuda"));
Reply

Quote:
Originally Posted by HardWar
Посмотреть сообщение
Й bem pra iniciantes mesmo xD

Tambйm dб pra fazer algo assim:
pawn Код:
new Textos[][] = {
    {"msgAjuda", "Mensagem de ajuda", "Help message"},
    {"msgBemvindo", "Bem vindo", "Welcome"}
};

stock Traduzir(playerid, textoid) {
    new tamanho = sizeof Textos;
    for (new i = 0; i < tamanho; i++) {
        if (Textos[i][0] == textoid) {
            return Textos[i][Linguagem[playerid]];
        }
    }
    return false;
}
Mas teria que mudar o ID do inglкs pra 2 e o do portuguкs pra 1
Seria entгo possнvel fazer algo do tipo:

pawn Код:
SendClientMessage(playerid, -1, Traduzir(playerid, "msgAjuda"));
Isto nгo vai funcionar, e quando corrigir este cуdigo, o mйtodo vai entupir seu .amx
Reply

Quote:
Originally Posted by Coringa_Vilao
Посмотреть сообщение
Ficou уtimo parabйns !
Valeu mano !

Quote:
Originally Posted by BykiLler
Посмотреть сообщение
po mano para que fazer um trabalho tгo grande desses , nгo seria mais facil desenvolver uma funзгo ?
Na minha opiniгo nгo tem nada de muito grande nisso kk, sу ficou grande por ser um tutorial e eu expliquei varias coisas mas de resto nгo vi um sistema grande nisso.

Quote:
Originally Posted by InspireD
Посмотреть сообщение
Boa mano, bom tutorial (:
Valeu maninho !
Reply

- тtimo tutorial, deu pra absorver bastante coisa ainda mais eu que sou iniciante em pawn!
Reply

Parabens
Reply

Muito bom
Reply

Quote:
Originally Posted by Hax0rlib
Посмотреть сообщение
- тtimo tutorial, deu pra absorver bastante coisa ainda mais eu que sou iniciante em pawn!
Fico feliz em ter conseguido te passar isso.

Quote:
Originally Posted by Jimmmy
Посмотреть сообщение
Parabens
Obrigado

Quote:
Originally Posted by undername
Посмотреть сообщение
Muito bom
Valeu
Reply

Vocк estб de parabйns !!!!
Reply

Esse definitivamente nгo й o modo correto de desenvolver um gamemode multi idioma.
Reply

dps eu olho.
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)