27.01.2016, 03:11
(
Last edited by ZackT; 29/01/2016 at 02:44 AM.
)
Bom galera venho trazer aqui meu primeiro tutorial, bem simples porйm pode ser de grande utilidade a muitos.
Antes de tudo jб aviso que a forma que irei fazer й a forma que aprendi e que acho mais simples.
Explicaзгo
O sistema funcionarб da seguinte forma , quando o jogador entrar no servidor irб aparecer um Dialog para que ele escolha a linguagem, a escolha do jogador serб armazenada em uma variбvel global, essa variбvel nгo serб adicionada na conta do jogador como o score,dinheiro , ou seja, suponhamos que Jogador1 entrou no servidor fez o login e spawnou, nesse momento o Jogador1 escolhe a linguagem que deseja e as configuraзхes serгo ajustadas de acordo com sua escolha atй que ele deslogue. Quando o Jogador1 entrar no servidor novamente ele escolherб a linguagem que deseja novamente e as configuraзхes que vocк deseja irгo ser atribuнdas para ele novamente.
Downloads
Caso queira seguir o tutorial todo e conseguir fazer tudo o que serб feito aqui em baixo, baixe a include ZCMD (Clique Aqui).
Apуs fazer o download vб na pasta do seu servidor, abra a pasta Pawno e coloque o arquivo dentro da pasta Includes.
Antes de tudo jб aviso que a forma que irei fazer й a forma que aprendi e que acho mais simples.
Explicaзгo
O sistema funcionarб da seguinte forma , quando o jogador entrar no servidor irб aparecer um Dialog para que ele escolha a linguagem, a escolha do jogador serб armazenada em uma variбvel global, essa variбvel nгo serб adicionada na conta do jogador como o score,dinheiro , ou seja, suponhamos que Jogador1 entrou no servidor fez o login e spawnou, nesse momento o Jogador1 escolhe a linguagem que deseja e as configuraзхes serгo ajustadas de acordo com sua escolha atй que ele deslogue. Quando o Jogador1 entrar no servidor novamente ele escolherб a linguagem que deseja novamente e as configuraзхes que vocк deseja irгo ser atribuнdas para ele novamente.
Downloads
Caso queira seguir o tutorial todo e conseguir fazer tudo o que serб feito aqui em baixo, baixe a include ZCMD (Clique Aqui).
Apуs fazer o download vб na pasta do seu servidor, abra a pasta Pawno e coloque o arquivo dentro da pasta Includes.
Iniciando
* Primeiro Passo : No topo do seu GM(Game-Mode) inclua as includes.
* Primeiro Passo : No topo do seu GM(Game-Mode) inclua as includes.
Code:
#include <a_samp> #include <zcmd>
No topo do GM declare :
Code:
new pLinguagem[MAX_PLAYERS] = 0; //Criamos uma vбriavel Global com o nome "pLinguagem" para armazenar a linguagem escolhida pelo jogador.
Code:
[MAX_PLAYERS] //Com essa funзгo a variбvel serб criada para cada player que conectar-se ao servidor.
Code:
= 0; //Definimos a variбvel de inнcio para 0 onde para nуs 0 significarб NULA
1 = Inglкs (Linguagem EN Selecionada)
2 = Portuguкs (Linguagem PT Selecionada)
* Terceiro Passo : Agora iremos definir a Dialog que serб usada e a cor que serб usada em um comando.
Ainda no topo do GM:
Code:
#define DIALOG_LINGUAGEM 1
Code:
#define amarelo 0xFFFF00FF
* Quarto Passo : Agora iremos criar a Dialog onde ao spawnar o player irб escolher a linguagem desejada.
Apertando (CTR + F) com o pawno aberto busque pela Public OnPlayerRequestSpawn(playerid) e coloque o cуdigo abaixo.
Code:
public OnPlayerRequestSpawn(playerid) { ShowPlayerDialog(playerid, DIALOG_LINGUAGEM, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Language/Linguagem", "Just choose Your Language !\n\ Apenas Escolha sua Linguagem !", "English", "Portuguкs"); return 1; }
Explicaзгo :
Code:
public OnPlayerRequestSpawn(playerid) = Dentro dessa Public sгo colocadas funзхes para acontecerem assim que o jogador Spawnar. ShowPlayerDialog = Funзгo para mostrar a Dialog para o Player. playerid = A Dialog serб mostrada para um certo playerid. DIALOG_LINGUAGEM = O nome da Dialog que serб chamada (Definimos ela no topo do GM). DIALOG_STYLE_MSGBOX = O estilo da Dialog que irб aparecer. (Caso queira estudar mais sobre Dialogs "Clique Aqui") "Language/Linguagem" = Coloque dentro das Aspas o que vocк deseja como tнtulo da Dialog. "Just choose Your Language ! Apenas Escolha sua Linguagem !" = Coloque dentro das Aspas oque vocк quer como descriзгo dentro da Dialog. \n\ = Use quando quiser passar para a linha de baixo (Quebra de linha). "English", "Portuguкs" = Dentro das primeiras Aspas coloque o nome do Botгo1 ena segunda o Botгo2.
Novamente Apertando (CTR + F) busque pela Public public OnDialogResponse e coloque o cуdigo abaixo.
Code:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[]) { if(dialogid == DIALOG_LINGUAGEM) { if(response) { linguagem[playerid] = 1; SendClientMessage(playerid, -1,"{BD0D0D}Try /help , and have a Good Game !"); }else { linguagem[playerid] = 2; SendClientMessage(playerid, -1,"{BD0D0D}Digite /ajuda , e tenha um bom jogo !"); } } return 1; }
Code:
public OnDialogResponse = Nessa public definimos as respostas de cada botгo na Dialog. if(dialogid == DIALOG_LINGUAGEM) = Estrutura condicional para caso for chamada a DIALOG_LINGUAGEM. if(response) = Estrutura condicional para caso o jogador clicar no primeiro botгo (English) linguagem[playerid] = 1; = Definimos a variбvel do jogador para 1 (English) else = Caso nгo seja no primeiro botгo, ou seja, no segundo (Portuguкs). linguagem[playerid] = 2; = Definimos a variбvel do jogador para 2 (Portuguкs)
Comando /ajuda :
Code:
CMD:ajuda(playerid) { SendClientMessage(playerid, amarelo, "Para ver todos os comandos digite /cmds ou /comandos."); SendClientMessage(playerid, amarelo, "Para ver as regras do servidor digite /regras."); SendClientMessage(playerid, amarelo, "Para ver os creditos do servidor digite /creditos."); return 1; }
Code:
CMD:help(playerid) { SendClientMessage(playerid, amarelo, "You can see all the commands using /cmds ou /commands."); SendClientMessage(playerid, amarelo, "You can see the rules writing /rules."); SendClientMessage(playerid, amarelo, "For see the credits of this server use /credits."); return 1; }
Explicaзгo Final
Vocк pode implementar muito mais esse sistema, eu apenas lhe dei a base mas vocк pode usar a variбvel como restriзгo de alguns comandos, exemplo (Pessoas que escolheram PT nгo podem usar comandos da бrea EN) isso й vocк quem decide ! Espero que faзam bom proveito disso. Como foi meu primeiro tutorial e ainda estou estudando MUITO pawn, vejo que tenho muita coisa a aprender pela frente, portanto quaisquer crнticas sгo Bem-Vindas desde que sejam para crescimento. Qualquer dъvida poste e eu tentarei ajudar.
Vocк pode implementar muito mais esse sistema, eu apenas lhe dei a base mas vocк pode usar a variбvel como restriзгo de alguns comandos, exemplo (Pessoas que escolheram PT nгo podem usar comandos da бrea EN) isso й vocк quem decide ! Espero que faзam bom proveito disso. Como foi meu primeiro tutorial e ainda estou estudando MUITO pawn, vejo que tenho muita coisa a aprender pela frente, portanto quaisquer crнticas sгo Bem-Vindas desde que sejam para crescimento. Qualquer dъvida poste e eu tentarei ajudar.
Crйditos
- Tutorial feito por mim ZackT.
- Retirei a ideia do SA-MP DayZ pois foi o primeiro servidor que vi com esse sistema.
- Ao Jonathan Feitosa, pois comentei o tutorial dele aqui.
Reajustes serгo sempre feitos.
- Tutorial feito por mim ZackT.
- Retirei a ideia do SA-MP DayZ pois foi o primeiro servidor que vi com esse sistema.
- Ao Jonathan Feitosa, pois comentei o tutorial dele aqui.
Reajustes serгo sempre feitos.