10.12.2015, 16:30
(
Последний раз редактировалось HaRdiiZin; 11.12.2015 в 13:07.
)
Como vocкs jб viram, eu postei a primeira parte do tutorial de SQLite, algumas funзхes que serгo muito usadas por vocкs, e hoje irei mostrar para vocкs a criaзгo do banco de dados, que й muito simples. Hoje existe vбrios programas para a manipulaзгo de um banco de dados, porйm neste tutorial nгo utilizaremos nenhum deles, faremos tudo a mгo para que vocк grave os conceitos e aprenda mais fбcil, depois se quiser pode sim, baixar um programa porque isso vai facilitar muito a sua vida. Jб vou avisando que nуs faremos nosso banco de dados, sem a utilizaзгo de qualquer programa, mas claro se vocк quiser vocк pode baixar, tem muitos por ai um deles й o Sqlite Browser Entгo mгos a obra.
Iremos fazer uma conexгo com a db, e depois usaremos a funзгo db_query para criarmos nossas tabelas e colunas.
Aplicando no SA-MP:
Para criar um banco de dados pelo SA-MP, й muito fбcil.. Como vocкs viram no outro tutorial(ou nгo) existe clausulas para inserir, atualizar, deletar(acho que nгo cheguei a passar essa) e selecionar. E tambйm existe um para criar uma tabela!
Para criar a um banco de dados, vocк precisarб ter uma conexгo com ele, mesmo que ele nгo exista e para fazer isso, como eu jб havia comentado no outro tуpico й muito fбcil. Basta usar a funзгo db_open, seguido do nome da db. Veja:
Bom, e agora como eu crio minha tabela? Fбcil, primeiramente vocк deverб colocar a clausula que faz essa operaзгo, estou me referindo a CREATE TABLE IF NOT EXISTS que traduzindo pro portuguкs ficaria Criar tabela se nгo existir. Alйm dessa clausula, precisamos dar um nome para a tabela que estaremos criando. Este deverб ficar entre aspas invertidas(acho que esse й o nome), ou seja dessa maneira:
Certo й sу isso?
Nгo. Agora precisamos definir as colunas que essa tabela terб, essas deverгo ficar dentro de parenteses () seguidos de aspas invertidas com o nome da coluna e o seu tipamento(tipo), ou seja se ela receberб valores inteiros(INTEGER), ou de texto(TEXT), etc, sem contar outras configuraзхes que a coluna poderб ter, ou seja se ela poderб ser nula, ou se ela й auto incrementбvel, etc, veja como й muito simples.
Vamos agora ver outro exemplo..
Bom, й sу isso?
Nгo porque isso й somente a clausula do cуdigo, mas para que funcione perfeitamente precisaremos utilizar uma funзгo jб conhecida por vocк(veja o outro tutorial caso nгo saiba do que estou falando), a db_query. Veja como й fбcil:
Resultado final:
Veja como ficou nosso banco de dados depois que ligamos nosso gamemode.
Ficou como й super simples? Espero que tenham gostado, e tambйm que nгo haja nenhum erro.. Pelo que eu vi, nгo hб mais se houver me alertem para eu corrigir.
- Conhecendo oque vamos usar
- Aplicando no SA-MP
- Resultado final
Iremos fazer uma conexгo com a db, e depois usaremos a funзгo db_query para criarmos nossas tabelas e colunas.
Aplicando no SA-MP:
Para criar um banco de dados pelo SA-MP, й muito fбcil.. Como vocкs viram no outro tutorial(ou nгo) existe clausulas para inserir, atualizar, deletar(acho que nгo cheguei a passar essa) e selecionar. E tambйm existe um para criar uma tabela!
Para criar a um banco de dados, vocк precisarб ter uma conexгo com ele, mesmo que ele nгo exista e para fazer isso, como eu jб havia comentado no outro tуpico й muito fбcil. Basta usar a funзгo db_open, seguido do nome da db. Veja:
PHP код:
new DB:Connect;
public OnGameModeInit()
{
Connect = db_open("teste.db");
return 1;
}
PHP код:
CREATE TABLE IF NOT EXISTS `teste`
Nгo. Agora precisamos definir as colunas que essa tabela terб, essas deverгo ficar dentro de parenteses () seguidos de aspas invertidas com o nome da coluna e o seu tipamento(tipo), ou seja se ela receberб valores inteiros(INTEGER), ou de texto(TEXT), etc, sem contar outras configuraзхes que a coluna poderб ter, ou seja se ela poderб ser nula, ou se ela й auto incrementбvel, etc, veja como й muito simples.
PHP код:
CREATE TABLE IF NOT EXISTS `teste` (`coluna1` INTEGER);
PHP код:
CREATE TABLE IF NOT EXISTS `teste2` (`coluna1` TEXT NOT NULL);
Nгo porque isso й somente a clausula do cуdigo, mas para que funcione perfeitamente precisaremos utilizar uma funзгo jб conhecida por vocк(veja o outro tutorial caso nгo saiba do que estou falando), a db_query. Veja como й fбcil:
PHP код:
db_query(Connect, "CREATE TABLE IF NOT EXISTS `teste2` (`coluna1` TEXT NOT NULL);");
Veja como ficou nosso banco de dados depois que ligamos nosso gamemode.
Ficou como й super simples? Espero que tenham gostado, e tambйm que nгo haja nenhum erro.. Pelo que eu vi, nгo hб mais se houver me alertem para eu corrigir.