[Tutorial] Agendamentos Cron
#1

E ai galera, preparei um leve tutorial quebra galho, pra quem tem seu servidor bonitinho que roda em cima de Linux.




Bom, os cron jobs, para quem ainda nгo й familiarizado, sгo as tarefas que vocк agenda para ficarem executando de tempos em tempos, aonde vocк determinarб esse tempo. O cron pode ser um уtimo ajudante para vocк manter a seguranзa de seus dados, sistemas, e util para agendar tarefas que vocк necessite periodicamente.

Descriзгo mais detalhada a respeito do Cron, incluindo exemplos e explicaзхes prбticas:Cron






Por base os cron jobs trabalham da seguinte maneira:
Code:
* * * * * comando
#1 - minuto
#2 - hora
#3 - dia do mкs
#4 - mкs
#5 - dia da semana
logo ao adicionar um comando novo a crontab, vocк segue o seguinte padrгo, primeiro o agendamento do perнodo em que vocк quer que o comando seja executado, e depois o comando, exemplo:
Code:
20 12 1 2 * /home/samp03svr &
Aqui vocк agendou para executar o samp server, periodicamente da seguinte maneira: Todo dia 1 de fevereiro as 12:20.

Deixarei somente esse exemplo bбsico acima, pois no link do Cron hб explicaзхes melhores.





Eu constantemente utilizo o cron para agendar execuзхes como: Backup e rotina de requisiзхes para um determinado site.

No caso do backup, eu posso utilizar um simples shell script para exportar o bd postgres:
Code:
#!/bin/bash

#backup.sh file

data=$(date +"%d_%I_%M")
echo "backup_$data"

pg_dump bd > "backup_$data.out"
Transformo o arquivo em executбvel, atribuindo as devidas permissхes.

E ai posso agendar um cron job, para ficar executando esse script.
Code:
0 0 * * * /home/backup.sh
#Esse script serб executado todos os dias a meia noite. (00:00)
Logo vocк terб um backup todo dia, salvo com o nome "backup_dia_hora_minuto".

Dependendo da maneira como vocк queira fazer e do banco que vocк utilize, o cуdigo acima nгo serб compatнvel, seguindo a mesma ideia, vocк ainda pode utilizar meios de transferir ou fazer upload desse backup para uma cloud, assim mantendo o principio de backup. O cйu й o limite, basta vocкs terem uma leve noзгo de shell script e cron jobs.




Outro cenбrio aonde eu costumo utilizar os cron jobs, sгo algumas requisiзхes que tenho que ficar executando periodicamente por conta de algumas API's de redes sociais, que eu utilizo.

Por exemplo, eu tenho um aplicativo de fb, e preciso fazer 60 requisiзхes por hora. Logo eu utilizo:
Code:
* * * * * /home/api.php


Existe tambйm outra aplicaзгo muito boa para os cron jobs, aonde vocк agenda uma tarefa para verificar de minuto em minuto por exemplo, se o seu servidor de sa-mp estб rodando, assim vocк pode prevenir caso o mesmo tenha caнdo.

Eu ia deixar um cуdigo meu exemplificando aqui, mas acabei vendo no ******, que tem uma pбgina no wiki sa-mp que fala a respeito desse cenбrio.

shell script:
Code:
#!/bin/sh
 
#checksamp.sh

PROCESS_COUNT=$(ps -fu root | grep samp03svr | grep -v grep | wc -l)
case $PROCESS_COUNT in
0) /path/to/samp03svr & #Caso nгo esteja rodando, ele manda rodar
;;
1) #OK
;;
*) #OK2
;;
esac
crontab:
Code:
* * * * * /home/checksamp.sh &
Fonte: https://sampwiki.blast.hk/wiki/Linux_Server_PT




O tutorial й isso, mais para vocкs que ainda nгo conhecem a crontab, terem seu primeiro contato. Essa funcionalidade pode ser de extrema importвncia para quem tem um servidor. Todo conteъdo citado no tуpico pode ser explorado em grande escala no ******, a documentaзгo a respeito й gigantesca, porйm, achei que seria bacana deixar um tutorial aqui na nossa board tambйm, sendo possнvel discutir sobre aplicaзхes para agendamentos e futuras atualizaзхes.

Abraзos.
Reply
#2

:0 eu mesmo desconhecia isso

realmente, muito bom !
Reply
#3

Уtimo assunto a ser tratado Will. Й de suma importвncia.

Lembrando que podemos fazer o mesmo no Windows, via SCHTASKS .

Mais detalhes: Parabйns Will!.
Reply
#4

Opб ae sim Will, parabйns pelo tutorial.
Reply
#5

Eta man, estava querendo mesmo saber sobre isto, vlw ae

Parabйns pelo tutorial!
Reply
#6

Уtimo tutorial, Willian.
Reply
#7

Uso scripts com o Cron para Backups, Reniciamento e Checagem (para ver se caiu e religar) o servidor, й muito bom, rs.

Bom Tutorial. Parabйns
Reply
#8

Interessante, nгo sabia! Saudades mexer com Linux :/

Bom tutorial
Reply
#9

Jб tive de usar Linux ao inнcio foi complicado porйm atualmente atй gosto.

Bom trabalho will.
Reply
#10

Muito bom!
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)