[Off] Dicas para iniciar a construзгo de um GM RPG
#1

Olб galera, tudo bem ? Bom, hoje... Hoje eu gostaria que me ajudassem com algumas dicas para criar um GM RPG. Gostaria de saber quais deveriam der os primeiros sistemas a serem criados, o que eu faзo para nao me perder dentro do meu GM (INCIEI UM, ESTAVA COM 1000 LINHAS E E ESTAVA TODO PERDIDO JA), gostaria dque me dessem sugestхes e gostaria que vocкs deixassem algo de sua experiкncia aqui. Peзo essa ajuda por que eu comeзo a construi meu GM e acaobo ficando louco, nгo consigo mais pensa em absolutamente nada, mas queria muito desenvolver um GM RPG. Desde jб, muito obrigado aos que irгo me ajudar.
Reply
#2

Olha cara, eu entrei ai na pбgina, mas nгo й isso que eu gostaria. Ideias, eu tenho muitas, por isso decidi criar o GM, o que eu preciso saber, й como "atuar no campo de construзгo". O que construirprimeiro ? O sistema de login, ou uma profissгo ? Focar em um sistema para os administradores ou focar nos sistemas dos player ?
Reply
#3

Perdido em que sentido organizaзгo?

Eu cб por mim gosto de fazer as coisas por mуdulos, separar os sistemas, cada um tem o seu jeito.
Reply
#4

Quote:
Originally Posted by PT
Посмотреть сообщение
Perdido em que sentido organizaзгo?

Eu cб por mim gosto de fazer as coisas por mуdulos, separar os sistemas, cada um tem o seu jeito.
Organizaзгo tambйm cara, mas por exemplo, alguns sistemas nao tem como deixб-los separados. A cada novo sistema criado, ele deve ser modificado para atender as necessidades do novo. Й meio que um depende do outro, ai estб o que eu preciso, saber o que fazer primeiro e o que fazer depois, para nгo ter o problema de criar o sistema A, B e C, e quando criar o D , precisar voltar la no A para adaptб-lo. Й isso que me deixa muito confuso.
Reply
#5

Leia este tutorial que com certeza irб ter um GM de sucesso:

https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=470602
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by ReyMysterio
Посмотреть сообщение
Leia este tutorial que com certeza irб ter um GM de sucesso:

https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=470602
Obrigado cara, legal o tutorial. Nгo tenho em mente copiar outros GM, acho que a cуpia й para os fracos. rsrs
Reply
#7

Cara tipo eu, faзo assim separo;

- sistema de casas
- sistema de carros

cada sistema no seu lugar por mуdulos tipo nгo tudo jogado no mesmo .pwn entende?

talvez eu nгo esteja a tentar exprimir correctamente o que quero dizer-lhe
Reply
#8

Outra coisa, eu nгo entendi a parte de fazer as coisas por "mуdulos", tem como explicar ? Existe algum tutorial explicando isso ? HELP-ME

#Edit

@PT
Eu entendi essa parte, mas pense comigo: SISTEMA DE SALVAMENTO DE DADOS.
Usado para salvar todos os dados dos players. Certo! Eu crio uma profissгo, logo preciso modificar o salvamento de dados, para aceitar a profissгo do player, depois crio as casas, preciso fazer isso novamente. Depois crio os carros, e preciso fazer isso mais uma vez. Й isso que nгo gostaria de fazer, pois se torna muito confuso e eu acabo perdendo a lуgica do meu GM. Й mais ou menos isso...
Reply
#9

PT, sinceramente tambйm tenho algumas dъvidas relativas a esses "mуdulos" que muitos falam em termos de organizaзгo de GM's.

Procurei e procurei no Search algo relacionado com isso, e nгo achei nada...

Entгo eu quero sugerir uma coisa: serб que alguйm poderб criar um tutorial falando um pouco sobre isso? Й raro encontrar tutoriais desse tipo, sobre organizaзгo de GM's, etc. etc.

Seria уtimo, dado que tem uma elevada procura aqui no fуrum, etc.

Eu sempre utilizei o meu jeito de organizaзгo, colocando tudo no GM (organizado dentro do prуprio GM), com alguns FS's. Porйm, percebi que tem gente que cria de uma forma completamente diferente, e й уtimo inovar os conhecimentos. Gostava imenso que partilhassem isso aн com o pessoal, tipo criando um tutorial sobre isso, slб. xD

Peзo desculpa se fui um pouco confuso... Abraзos!
Reply
#10

Eu vou tentar explicar um pouco.

Eu uso SQLite, entao quase que uso uma tabela para cada coisa.

Do genero para verificar se o player tem casa so na hora de carregar verificar na tabela se existe algo.
Sistema de profissoes igual.

Cada um tem o seu jeito, tentei explicar o meu, agora voce que tem de tentar arranjar o melhor para si.

Quanto ao tutorial vou ver, algo que ENSINE como se faz eu alinho agora fazer FS/GM para a board sei la, nunca gostei da ideia, afinal isso nao ensina nada, apenas lhe da ao user final o trabalho pronto.

Tentem perceber:

pawn Код:
// Player

- Variaveis principais
- Salvamento/Carregamento da conta


// Casas

- Variaveis Principais
- Criacao da casa
- Salvamento Carregamento
- Sistema de cofre ( apenas uma ideia )

// Carros

- Variaveis principais
- Criacao de carros
- Salvamento e carregamento
- Tunning
Apenas um pequeno exemplo.
Reply
#11

Saber Pawn.
Reply
#12

Eu sempre foco nas coisas principais sobre os jogadores, depois vф para sistemas e por fim profissхes.
Existe vбrios modo de fazer, mas isso vai de cada pessoa. Entгo descubra o seu
Reply
#13

Iniciar й fбcil. Tente terminar hahahah
Reply
#14

Pra nгo me perder eu utilizo include pra separar cada sistema...

Exemplo: registroelogin.inc na pasta include (pasta fora da pasta do pawno)

No meu gm coloco:

Код:
#include <a_samp>
#include "../include/registroelogin.inc

public OnPlayerConnect(playerid)
{
ShowPlayerLogin(playerid);
//...
return 1;
}
Dai dentro do registroelogin.inc coloco:

Код:
ShowPlayerLogin(playerid)
{
if(blablabla) ShowPlayerDialog(...);
//...
return 1;
}
Entendeu? Basicamente no gamemode (.pwn) eu crio apenas o necessбrio, faзo algumas verificaзхes e crio a funзгo numa include pra usar ela no gamemode, assim fica sempre arrumadinho...

Pra pensar nos sistemas iniciais a se fazer vocк precisa se perguntar o seguinte: quando eu entro num servidor, quais sгo as primeiras coisas que eu vejo?

Dai vocй mesmo vai ter as respostas do que criar primeiro, por exemplo:

-Registro
-Login
-Personagens
-Lojas
-Emprego

E por aн vai...
Reply
#15

Olha cara, acho que tu deve comeзar com o bбsico de qualquer servidor.

Comeзa com o sistema de salvamento de conta, fazendo isso, parte pra os sistemas que todo servidor de RPG tem, casas, empresas, organizaзхes, administrativo.

Faz tudo simples para que vocк possa entender no futuro para uma correзгo de algo.

Vocк criando seu cуdigo, serб do jeito que vocк criou, vocк sempre vai saber o que tem nele e o que pode fazer ele bugar.
Reply
#16

Blz galera, muito obrigado pelas respostas. Vo leva em consideraзгo tudo que foi dito aqui e tentar construir o meu GM. Muito obrigado.
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)