[Tutorial] Criando Um Gamemode [GM] Do 0 (Iniciantes) Completo.
#1

Extras :

Esse e meu primeiro tutorial, eu sou novo no forum, quero encinar oque eu sei e aprender oque eu nao sei, em fim comentem ja.

Comeзando o Tutorial (Coisas Basicas Primeiramente)

1- // - Server de Lembrete, Escreve em vermelho e nao sera usada no GM (Ficar invisivel a MSG)
2- Playerid - Ver o ID Do Player ( Verificar o ID Dele)
3- Classid - Ver o ID Da Skin.

Cores :
Quote:

~r~ Vermelho
~g~ Verde
~b~ Azul
~w~ Branco
~y~ Amarelo
~p~ Roxo
~l~ Preto

Basicas e Usadas Diariamente:

Quote:

~n~ Pular Uma Linha
~<~ Flecha Para Esquerda (Verde)
~>~ Flecha Para Direita (Verde)

1 - Vamos Adicionar a Include A_Samp na Primeira Linha (Topo).

pawn Код:
#include a_samp
Explicando :

pawn Код:
#include a_samp

//Para Ler  A Include e Pegar as Funзoes Para Que Podemos Comeзar.
//Pegar todaas as funзoes e comandos Ex: SetTimer, SetPlayerHealth, SetPlayerArmour, etc...
2 - Vamos Criar um Main Na Linha De Baixo Da Include.

pawn Код:
main()
{
}
Explicando :

pawn Код:
// main й como o cabeзalho do cуdigo, sem ele o cуdigo compila porem, й apresentado uma mensagem de erro na tela do console.
main() //Quando o Gm Iniciar oque Dizer la no Samp-Server.
{ //Abrir
    //Funзao.
} //Fechar
Exemplo de Uso :

pawn Код:
main()
{
    print("Servidor Iniciado"); //Dizer la no CMD (Samp-Server)
}
Agora Vamos Comeзar Usar As Publics.

3 - Vamos Adicionar Primeiro o OnGamemodeInit.

pawn Код:
public OnGameModeInit()
{
    return 1;
}
Explicando :

Praque Serve Essa Public ? R: Serve Quando o gm Inicia Tipo Carregar Textdraws, Contas, Coisas Salvas Etc.

pawn Код:
public OnGameModeInit()
{ //Abrir
    return 1; //Dizer que ta Terminado
} //Fechar
Adicionar Uma Classe (Skin) e Sua Funзao.

pawn Код:
public OnGameModeInit()
{
    AddPlayerClass(skinid, Float:X, Float:Y, Float:Z, weapon1, weapon1_ammo, weapon2, weapon2_ammo, weapon3, weapon3_ammo);
    return 1;
}
4 - Vamos Adicionar a OnGamemodeExit.

pawn Код:
public OnGameModeExit()
{
    return 1;
}
Explicando :

Praque Serve Essa Public ? R: Quando Fecha o Servidor, Ex De Uso: Salvas Dados Do Player, Apagar Diversos, Adiocionar Print Para Monstrar No Log Do Servidor.

pawn Код:
public OnGameModeExit()
{ //Abrir
    return 1; //Dizer que ta Terminado
} //Fechar
5 - Vamos Adicionar a OnPlayerRequestClass.

pawn Код:
public OnPlayerRequestClass(playerid, classid)
{
    return 1;
}
Explicando :

pawn Код:
OnPlayerRequestClass //Quando o Player Vai Escolher a skin (Seleзao de Skin)
playerid //Verifica o ID Do Player
classid //Ve OS Ids Da Classe (Skin)
Exemplo De Uso :

Colocando A Posiзao Da Camera

pawn Код:
public OnPlayerRequestClass(playerid, classid)
{
    SetPlayerPos(playerid, Float:x, Float:y, Float:z); //Lugar da Skin
    SetPlayerInterior(playerid, interiorid); //Interior Do Player
    SetPlayerCameraPos(playerid, Float:x, Float:y, Float:z); //Lugar da Camera
    SetPlayerCameraLookAt(playerid, Float:x, Float:y, Float:z); //Giro Da Camera
    return 1;
}
6 - Adicionamos a OnPlayerConnect.

pawn Код:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
    return 1;
}
Explicando :

Essa funзao Sera usada quando o player Conecta No Servidor Ex: Mandar uma Mensagem a Todos .

pawn Код:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
    new str[78], pnome[MAX_PLAYER_NAME];
    GetPlayerName(playerid, pnome, sizeof(pnome));
    format(str, sizeof(str), "%s (ID:%d) Entrou.", pnome, playerid);
    SendClientMessageToAll(-1, str);
    return 1;
}
7 - Adicionamos a OnPlayerSpawn.

pawn Код:
public OnPlayerSpawn(playerid)
{
    return 1;
}
Explicando :

Funзao usada quando o player spawna no servidor, Ex De Uso: Dar Arma, Dinheiro, Mandar Mensagens.

pawn Код:
public OnPlayerSpawn(playerid)
{ //Abre
    return 1;
} //Fecha
8 - Adicionamos a OnPlayerDisconnect.

pawn Код:
public OnPlayerDisconnect(playerid)
{
    return 1;
}
Explicando :

Essa funзao Sera usada quando o player Disconecta No Servidor Ex: Mandar uma Mensagem a Todos .

pawn Код:
public OnPlayerDisconnect(playerid)
{
    new str[78], pnome[MAX_PLAYER_NAME];
    GetPlayerName(playerid, pnome, sizeof(pnome));
    format(str, sizeof(str), "%s (ID:%d) Saiu.", pnome, playerid);
    SendClientMessageToAll(-1, str);
    return 1;
}
9 - Adicionamos a CommandText.

pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
    return 0;
}
Explicando :

Essa Funзao Guarde Todos Os Comandos do Server, exemplo De Uso:

pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
    if(strcmp(cmdtext, "/seucomando", true) == 0)
    {
        //Funзгo
        return 1;
    }
    return 0;
}
10 - Adicionamos a OnDialogResponse.

pawn Код:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
    return 1;
}
Explicando :

Funзao Guarda Todos Os Dialogs Do Servidor, Ex De Uso:

https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=243197 By: JonathanFeitosa

Seu GM Estais Pronto Para Usar e Aprimorar .


Explicando Funзao :

pawn Код:
Return 1; //Retorna Sim
Return 0; //Retorna Nao
{ //Abre
} //Fecha
Codigos Uteis Bem Explicados :

pawn Код:
SendClientMessageToAll //(Manda a Mensagem pra Todos os Player)
SendClientMessage //(Manda a Mensagem pra um Player)
GameTextForPlayer //(Manda uma Mensagem No Meio da Tela Para um Player)
SetPlayerScore //(Seta um level Para o PLayer)
GivePlayerWeapon //(Da uma Arma Para o Player)
SetPlayerSkin //(Seta um Skin Para o Player)
ResetPlayerWeapons //(reseta as armas do player)
SetPlayerPos //(Teleporta o jogador em tal cordenada)
GivePlayerMoney //(da dinheiro ao Player)
Dicas,Erros,Criticas (Comentem Pra min melhorar)

Creditos : i7Core

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Dica :
Queres saber um otimo lugar para Aprender tudo de Pawno ? Se Sim.
https://sampwiki.blast.hk/wiki/Scripting_Basics_PT
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Fim, Obrigado a todos, faзam um bom Proveito e Desculpe pelos erros de portugues pois sao muitos ksks'
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#2

Hm... apesar de ser bбsico sem dъvidas vai ajudar muitos novatos ai .

+ rep.
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#3

Curti do tuto .

Mas ainda bem que nгo quis "encinar" portuguкs , se nгo estбvamos mal
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#4

Muito bom o tutorial apesar de ser bem difcio um iniciante
querer cria um gm do 0
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#5

Primeiro aprende, depois tenta ensinar, hб diversos conceitos errados aн.
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#6

Nгo recomendo utilizar este tutorial, tem coisas bem erradas aн.
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#7

Eu acho que um tutorial nesse conceito de 'Como criar gm do 0' nгo deveria existir, pois sу novatos querem procurar um tutorial assim, e a real й que eles nгo conseguirгo criar um gm do 0 assim nй, atй gostaria, mas nгo. E verdadeiros scripters sabem fazer um gm do 0, nгo precisam procurar por isso.

Mas parabйns, vocк tomou seu tempo para tentar ajudar alguйm, e a intenзгo й que vale.
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#8

Quote:
Originally Posted by zSuYaNw
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Nгo recomendo utilizar este tutorial, tem coisas bem erradas aн.
concordo, alem que acho que o titulo nao seja o melhor para o caso, pois tenta explicar coisas muito simples.

parabens pelo esforзo
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#9

desculpem eu tentei Vou ver as coisas errada e vou tenta corrigi.

#Edit

Meu o Primeiro Tutorial.
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#10

Quote:
Originally Posted by Tugamars
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Curti do tuto .

Mas ainda bem que nгo quis "encinar" portuguкs , se nгo estбvamos mal
sim, ninguйm й perfeito.
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