[Tutorial] [ cTXD ] Criaзгo de bordas em textdraw e texture box.
#1

Olб a todos, primeiramente bom dia, boa tarde e boa noite.



• [ Нndice ] •
• - Instalaзгo do Ipleomax textdraw editor..
• - Criando box retangulares com bordas e adicionando textos nelas.
• - Criaзгo de texture box.
• - Colocando imagens normais em uma textdraw com texture box.




• [ Instalaзгo do ITDe [ iPleo ] ] •
Olб, nessa primeira ordem irei ensinб-los como instalar o ITD [ Ipleomax textdraw editor ] que na minha opiniгo й um photoshop do SA:MP.

• - Antes de mais nada, faзa o [ Download ] do ITD.
• - Depois de ter baixado e descompactado o ITD abra a pasta "[ iPLEOMAX's TextDraw Editor ]" e vб na pasta "GTA San Andreas\models\txd" copie o "[ PLEO.TXD ]" e cole na seguinte pasta: "[ C:\Program Files\Rockstar Games\GTA San Andreas\models\txd ]". Pronto, completamos o passo 1, vamos ao prуximo passo da instalaзгo do ITD.

• - Agora vб na pasta: "[ iPLEOMAX's TextDraw Editor\SAMP 0.3e Server\plugins ]" copie os plugins [ ITD.dll - sscanf.dll ( se vocк nгo tiver ) ] e cole eles na pasta plugins de seu gamemode. Depois de ter feito isso, vб em "FilterScripts" copie o [ ITD.amx ] e depois cole na pasta filterscripts de seu gamemode.

• - Feito isso, basta adicionar o [ FS ] no seu server.cfg. E pronto, vocк possui o melhor textdraw editor jб feito em seu servidor. hehe'


Comandos / Hotkeys do ITD:


- /itd - Abre o menu do Ipleo textdraw editor.
- /itd top - Coloca o menu do ITD no topo de sua tela.
- /itd bottom - Coloca o menu do ITD no fundo de sua tela.. (Default)
- Hotkey 'C': Copia a textdraw. ( Vocк precisa estar editando a textdraw para usar essa hotkey.)
- Hotkey 'Z': Desfaz a ъltima modificaзгo feita na textdraw. ( Vocк precisa estar usando a funзгo "position" na textdraw.)
- Hold 'Left Shift' - Usado para mover/modificar o tamanho de uma textdraw lentamente para uma maior precisгo da textdraw.
- Hold 'Spacebar' - Usado para mover/modificar o tamanho mais rбpido de uma textdraw.
- Hotkey 'F': Muda a fonte da textdraw.
- Hotkey 'P': Modifica a posiзгo da textdraw.
- Hotkey 'S': Muda o tamanho da textdraw. (Se vocк estб redimensionando o tamanho da fonte, use o modo "LetterSize Mode", 'Size Mode' apenas funciona em box/texutras.)
- Hotkey 'Y': Muda o texto atual da textdraw.
- Hotkey 'L': Modificar o tamanho da letra de uma textdraw.
- Hotkey 'Q': Modificar a cor da textdraw.
- Hotkey 'B': Muda a cor do fundo.
- Hotkey 'U': Torna uma Box ON/OFF
- Hotkey 'I': Modifica a cor de uma box.
- Hotkey 'O': Muda o tamaho do contorno de uma textdraw.
- Hotkey 'W': Muda o tamanho da sombra da textdraw.
- Hotkey 'G': Alterna se uma textdraw serб global ou player textdraw.
- Hotkey 'A': Alterna o tipo de alinhamento de uma textdraw.
- Hotkey 'K': Alterna se uma textdraw й selecionбvel ou nгo.
- Hotkey 'R': Alterna se uma textdraw possui proporcionalidade ou nгo.
- Hotkey 'M': Mostra a lista de textdraw em dialog.
- Hotkey 'N': Habilita o menu de criaзгo de dialog.
- Key 'Esc': Fecha a ediзгo atual, retorna para o menu do ITD.


• [ Criando box retangulares com bordas e adicionando textos nelas. ] •
• - 1: Se vocк nгo tem um projeto criado no ITD, vб em "NEW" e depois na imputtext coloque o nome do projeto desejado. Se vocк jб tem um projeto criado, vб em "OPEN" e escolha o projeto desejado.

• - 2: Feito isso vб em "manage" e depois em "> Create new textdraw" ( Como iremos apenas criar uma box, eu nгo irei explicar as outras opзхes do menu. '-' ) depois disso vб em "[ + Create Box ]". Agora redimensione o tamanho da box com o seu mouse em sua tela.

- Escolha o tamanho desejado e vб em " Box color " e logos apуs em " Select a premade color " e selecione a cor que mais lhe agrada. ( No meu caso eu escolhi a cor "Silver / Prata" porque ficarб mais bonita como borda.

Box criada: http://prntscr.com/1ihnjo

• - 3: Agora, faзa o mesmo processo para criar um segunda BOX ou use a hotkey " C " para copiar a nossa box atual. Feito isso, vб em " SIZE " para redimensionar o tamanho da box. Depois que vocк redimensionar ela, vб em position e posicione a box de acordo com o seu gosto.

Vejam como a minha ficou: http://prntscr.com/1ihogq

O visual e a borda ficou bonito nй ? hehe'

• - 4: Agora, vamos criar alguns botхes dentro da box. Para criamos o passo serб o mesmo que o " 3 " porйm, o tamanho dela serб um pouco menor.

Depois de ter feito as suas caixas, para adicionarmos um nome dentro dela basta ir em " Create Normal TextDraw " selecionar a posiзгo em que ela vai ficar e em " text " adicionar o text da textdraw.

Box com os botхes: http://prntscr.com/1ihpr4



• [ Criaзгo de textures box ] •
- Textures box sгo box normais, porйm, podemos adicionar imagens diretamente dos arquivos .txd , vocк tambйm pode criar suas prуprias imagens e colocar em um arquivo .txd, aprenderemos isso logo abaixo.

• - 1: Para criarmos, basta vocк ir em manage e depois em " Create new textdraw " e depois em " Create texture Box ". Feito isso, redimensione a box com o tamanho de seu gosto, depois vai em " TEXT ".

Obs: Use um programa que dк para visualizar as imagens dos arquivos .txd de seu GTA. Recomendo o TxDworkshop. Abra o TXDWORKSHOP vб em " Open TXD " e escolha a TXD desejada, seja ela a " Hud.txd ou os .txd que ficam localizadas em Models \ Txd. " Eu abri o arquivo [ LD_DUAL.TXD ] e escolhi a TXD [ Healt ].

• - 2: Continuando... Bom, em text adicione o nome da .txd e depois o nome da imagem que esta dentro da .txd.

Meu exemplo: LD_DUAL:health [ Health й o nome do arquivo que fica dentro da TXD ]

Texture gerada: http://prntscr.com/1ihu9q

Obs: Vocк pode escolher vбrias txd, porйm, ela deve estar ou na HUD.txd ou em models \ txd.



• [ Colocando imagens normais em uma textdraw com texture box. ] •

• - 1: Bom, para isso, novamente vocкs terгo que usar um editor de imagem "[ Paint ou Photoshop ]" isso fica de sua preferкncia. E tambйm, vocк terб que usar novamente o TXDWORKSHOP para exportar a txd e depois importar novamente a imagem editada.

• - 2: Eu utilizei o paint porque nгo irei fazer grandes trabalhos aqui, apenas editei a txd " LD_OTB2:backbet ". Primeiro exporte o arquivo que vocк deseja editar e abra com o editor de imagem desejado, logo apуs isso adicione oque vocк quiser na txd.

Ps: Eu apenas adicionei pelo Paint um '" Oi '-' " e uma imagem do killzone, entгo nгo me critiquem. e.e'

• - 3: Depois de vocк ter editado sua imagem, salve ela no formato .png e logo depois vб no TXDWorkShop e importe a imagem que foi editada e logo apуs isso vб em " Save TXD ".

• - 4: Crie uma caixa em texture box e logo apуs isso em text adicione o nome: " LD_OTB2:backbet" ou o nome da txd que vocк editou.

Print de como ficou a texture box: http://prntscr.com/1ihx64


- Fim do tutorial, espero que vocкs tenham entendido, qualquer dъvida, critica ou sugestгo poste um comentбrio abaixo.



• [ Crйditos ] •
Ipleomax: ITD [ Ipleomax Textdraw Editor. ]

Coe1: Pela criaзгo do tutorial.
Reply
#2

muito bom o seu Tutorial + REP
Reply
#3

Boa mais as texturas feitas, qualquer player poderб ver, ou somente se baixar o .txd?
Reply
#4

Quote:
Originally Posted by Standby
Посмотреть сообщение
muito bom o seu Tutorial + REP
Obrigado.

Quote:
Originally Posted by Marlon_Lorran
Посмотреть сообщение
Boa mais as texturas feitas, qualquer player poderб ver, ou somente se baixar o .txd?
Eu ainda nгo descobri como faz para que outros players possam ver, se eu descobrir eu posto aqui. Mas, eu acho que nгo й possнvel.
Reply
#5

Muito bom me ensinou de como por imagens criadas por mim no GM kkk obrigado ...
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by mitsumyy
Посмотреть сообщение
Muito bom me ensinou de como por imagens criadas por mim no GM kkk obrigado ...
Sу cuida pra nгo desenterrar outros tуpicos. ^^
Reply
#7

Parabйns muito bom +REP
Reply
#8

Parabйns

@OFF , o Coe1 ainda entra no forum ? tempo que nгo vejo ele
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)