[Tutorial]Comeзando em Pawno: Criando comando Simples
#1

Comeзando no Pawno, Criando Comando Simples
Olб gente eu vim aqui no Intuito de ensinar aqueles que estгo querendo aprender a codar. Entгo vou comeзar ensinando como criar um simples comando, no caso, /creditos.

Step 1

Criaremos uma define no Topo do GM com a cor que iremos usar no comando
pawn Код:
#define COR_AZUL 0x0000FFAA
Step 2


Vamos na Callback public OnPlayerCommandText para Criarmos o Comando
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
    if(strcmp("/creditos", cmdtext, true, 10) == 0)
Step 3


Agora vamos a parte em que vai aparecer a Mensagem quando o Player digitar o comando.
pawn Код:
//Continuando
    {
        SendClientMessage(playerid, COR_AZUL, "Este GM foi Desenvolvido por Diogenes_FreeZe!");
        return 1;
    }
    return 0;
}
Resultado


No fim todo o comando vai ficar assim
pawn Код:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{//Essa chave vai abrir toda a CallBack
    if(strcmp("/creditos", cmdtext, true, 10) == 0)//Essa й a parte do comando que os players vгo digitar para que apareзa a mensagem abaixo
    {//Chave que vai abrir a parte da Mensagem que vai ser enviada ao player que digitar o comando acima.
        SendClientMessage(playerid, COR_AZUL, "Este GM foi Desenvolvido por Diogenes_FreeZe!");//Nessa Parte vocк estб colocando o comando em Mensagem, na parte SendClientMessage, Nos estamos enviando uma Mensagem a um determinado player, serб ele esse (playerid. em COR_AZUL й a cor que nos Definimos la no topo do GM a #define COR_AZUL.
        return 1;
    }//Chave que fecha a Parte da Mensagem
    return 0;//Essa return fecha toda a CallBack Junta com a Chave de Baixo.
}
Este comando pode ser feito tambйm em DIALOG, mas eu prefiro faze-lo em Mensagem.

Bom galera este foi meu primeiro tutorial aqui na Forum SA-MP, espero que tenham gostado.
Reply
#2

Bom, porem poderia ter explicado mais sobre cada linha, como pra que serve o true depois do cmdtext, o 10 depois do true, etc...

Poste aqui amigo: http://forum.sa-mp.com/forumdisplay.php?f=56
Reply
#3

Seзгo errada amigo..

Mбs por outro lado, seu tutorial parece ser уtimo, mais pode dar uma melhorada..
Reply
#4

Valeu pelas criticas, e bom ser criticado assim quando estб se iniciando aprendemos mais . Valeu
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)