[Include] MSi - Business
#1




Business

- Нndice
  • O que й msi_business?
  • Onde posso encontra-la?
  • Como utilizar?
  • Configuraзхes
  • Funзхes
  • Criando uma empresa
  • Pastas necessбrias
- O que й msi_business?
  • msi_business й uma include desenvolvida por Larceny e Lуs e tem como o objetivo conceder facilidade e simplicidade para criar e manusear empresas no jogo.
- Onde posso encontra-la?
  • A include faz parte da livraria MSi(Master Server Includes) e pode ser encontrada neste tуpico.
- Como utilizar?
  • Para utilizar esta include, simplesmente а inclua include a seu script:
    pawn Код:
    #include <MSi\msi_business>
- Configuraзхes
  • Caso preferir, certos valores podem ser configurados, sendo eles quantia mбxima de empresas e tamanho mбximo do nome da empresa, definindo ACIMA da include os seguintes cуdigos:
    pawn Код:
    #define MAX_BUSINESS        (QUANTA_MAXIMA_DE_EMPRESAS)
    #define MAX_BUSINESS_NAME   (QUANTIA_MAXIMA_DE_LETRAS)
  • Exemplo:
    pawn Код:
    #define MAX_BUSINESS        25
    #define MAX_BUSINESS_NAME   64
  • O cуdigo acima define que a quantia mбxima de empresas que podem ser criadas sгo 25 e o tamanho mбximo do nome de uma empresa й de 64 caracteres.
  • Por padrгo, a quantia mбxima de empresas que podem ser criadas sгo 50 e o tamanho mбximo do nome da empresa й de 64 chars.
- Funзхes
  • CreateBusiness(Float:Enterx, Float:Entery, Float:Enterz, Float:Entera, Float:Exitx, Float:Exity, Float:Exitz, Float:Exita, enterinterior = 0, exitinterior = 0, locked = 0, price = 0, cash = 0, owned = 0, owner[] = "Ninguem", name[] = "Indefinido");
    - Enterx: Coordenada X da entrada da empresa.
    - Entery: Coordenada Y da entrada da empresa.
    - Enterz: Coordenada Z da entrada da empresa.
    - Entera: Вngulo da entrada da empresa.

    - Exitx: Coordenada X da saнda da empresa.
    - Exity: Coordenada Y da saнda da empresa.
    - Exitz: Coordenada Z da saнda da empresa.
    - Exita: Вngulo da saнda da empresa.

    - enterinterior: ID do interior do exterior da empresa.
    - exitinterior: ID do interior do interior da empresa.
    - locked: Empresa trancada ou destrancada.
    - price: Preзo da empresa.

    - cash: Quantia no cofre da empresa.
    - owned: Empresa comprada.
    - owner[]: Nome do dono da empresa.
    - name[]: Nome da empresa.
    - Obs. Apenas as coordenadas sгo obrigatуrias nesta funзгo! O resto й OPCIONAL!

    - Criando uma empresa:
    pawn Код:
    CMD:criarempresa(playerid, params[])
    {
        CreateBusiness(10.0, 248.0, 457.5, 0.0, 0.0, 0.0, 0.0, 0.0);
        // Cria uma empresa em algum lugar
    }
  • SetBusinessEntrancePos(businessid, Float:x, Float:y, Float:z, Float:a)
    - businessid: ID da empresa que terб a posiзгo alterada.
    - x: Coordenada X da entrada da empresa.
    - y: Coordenada Y da entrada da empresa.
    - z: Coordenada Z da entrada da empresa.
    - a: Angulф da entrada da empresa.

    - Esta funзгo altera a posiзгo da entrada de uma empresa, exemplo:

    pawn Код:
    CMD:alterar_entrada_da_empresa_id_zero(playerid, params[])
    {
        SetBusinessEntrancePos(0, 4574.0, 124.0, 1155.0, 158.0)
        // Altera o local da entrada da empresa ID 0
    }
  • GetBusinessEntrancePos(businessid, &Float:x, &Float:y, &Float:z, &Float:a)
    - businessid: ID da empresa que terб a posiзгo obtida.
    - x: Coordenada X da entrada da empresa, passa por referкncia.
    - y: Coordenada Y da entrada da empresa, passa por referкncia.
    - z: Coordenada Z da entrada da empresa, passa por referкncia.
    - a: Angulф da entrada da empresa, passa por referкncia.

    - Esta funзгo obtйm as coordenadas da entrada de uma empresa e passa o valor para outra variбvel, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:obter_coord_empresa_zero(playerid, params[])
    {
        new Float:bizPos[4];
        GetBusinessEntrancePos(0, bizPos[0], bizPos[1], bizPos[2], bizPos[3])
        // Armazena as coordenadas da entrada da empresa na array bizPos.
    }
  • SetBusinessExitPos(businessid, Float:x, Float:y, Float:z, Float:a)
    - businessid: ID da empresa que terб a posiзгo alterada.
    - x: Coordenada X da saнda(interior) da empresa.
    - y: Coordenada Y da saнda(interior) da empresa.
    - z: Coordenada Z da saнda(interior) da empresa.
    - a: Angulф da saнda(interior) da empresa.

    - Esta funзгo altera a posiзгo da saнda(interior) de uma empresa, exemplo:

    pawn Код:
    CMD:alterar_saida_da_empresa_id_zero(playerid, params[])
    {
        SetBusinessExitPos(0, 574.0, 1244.0, 1002.0, 158.0)
        // Altera o local da saнda(interior) da empresa ID 0
    }
  • GetBusinessExitPos(businessid, &Float:x, &Float:y, &Float:z, &Float:a)
    - businessid: ID da empresa que terб a posiзгo obtida.
    - x: Coordenada X da saнda(interior) da empresa, passa por referкncia.
    - y: Coordenada Y da saнda(interior) da empresa, passa por referкncia.
    - z: Coordenada Z da saнda(interior) da empresa, passa por referкncia.
    - a: Angulф da saнda(interior) da empresa, passa por referкncia.

    - Esta funзгo obtйm as coordenadas da saнda(interior) de uma empresa e passa o valor para outra variбvel, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:obter_coord_empresa_zero(playerid, params[])
    {
        new Float:bizPos[4];
        GetBusinessExitPos(0, bizPos[0], bizPos[1], bizPos[2], bizPos[3])
        // Armazena as coordenadas da saнda(interior) da empresa na array bizPos.
    }
  • SetBusinessEntranceInterior(businessid, interior)
    - businessid: ID da empresa que terб o interior(do exterior) alterado.
    - interior: ID do interior.

    - Esta funзгo altera o ID do interior(do exterior) de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:alterar_interior_empresa(playerid, params[])
    {
        SetBusinessEntranceInterior(0, 2);
        // Altera o interiorid da empresaid 0 para 2.
    }
  • GetBusinessEntranceInterior(businessid)
    - businessid: ID da empresa que terб o interior(do exterior) obtido.

    - Esta funзгo obtйm o ID do interior(do exterior) de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:obter_interior_empresa(playerid, params[])
    {
        new interiorid = GetBusinessEntranceInterior(0);
        // Armazena o ID do interior(do exterior) da empresa 0 na var. interiorid.
    }
  • SetBusinessExitInterior(businessid, interior)
    - businessid: ID da empresa que terб o interior(do interior) alterado.
    - interior: ID do interior.

    - Esta funзгo altera o ID do interior(do interior) de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:alterar_interior_empresa(playerid, params[])
    {
        SetBusinessExitInterior(0, 2);
        // Altera o interiorid da empresaid 0 para 2.
    }
  • GetBusinessExitInterior(businessid)
    - businessid: ID da empresa que terб o interior(do interior) obtido.

    - Esta funзгo obtйm o ID do interior(do interior) de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:obter_interior_empresa(playerid, params[])
    {
        new interiorid = GetBusinessExitInterior(0);
        // Armazena o ID do interior(do interior) da empresa 0 na var. interiorid.
    }
  • SetBusinessLocked(businessid, locked)
    - businessid: ID da empresa.
    - locked: 1 Para trancar a empresa, 0 para destrancar.

    - Esta funзгo (des)tranca uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:trancar_empresa(playerid, params[])
    {
        SetBusinessLocked(0, true);
        // Tranca a empresa ID 0.
    }
  • IsBusinessLocked(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo verifica se uma empresa estб trancada, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_trancada(playerid, params[])
    {
        if (IsBusinessLocked(0)) print("Empresa ID 0 estб tramcada");
        // Verifica se uma ID 0 empresa estб trancada.
    }
  • SetBusinessPrice(businessid, price)
    - businessid: ID da empresa.
    - price: Preзo a ser definido а empresa

    - Esta funзгo altera o preзo de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_valor(playerid, params[])
    {
        SetBusinessPrice(0, 2500);
        // Altera o valor da empresa ID 0 para $2500.
    }
  • GetBusinessPrice(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm o preзo de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_valor(playerid, params[])
    {
        new empresa_valor = GetBusinessPrice(0);
        // Armazena o valor do preзo da empresa ID 0 na var. empresa_valor
    }
  • SetBusinessCash(businessid, value)
    - businessid: ID da empresa.
    - value: Quantia no cofre da empresa

    - Esta funзгo altera a quantia de dinheiro do cofre de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_cofre(playerid, params[])
    {
        SetBusinessCash(0, 3000);
        // Altera a quantia do cofre da empresa ID 0 para $3000.
    }
  • GetBusinessCash(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm a quantia de dinheiro no cofre de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_cofre(playerid, params[])
    {
        new empresa_cofre = GetBusinessCash(0);
        // Armazena o valor do cofre da empresa ID 0 na var. empresa_valor
    }
  • SetBusinessOwned(businessid, owned)
    - businessid: ID da empresa.
    - owned: 1 para definir que tem dono, 0 para definir que nгo tem dono

    - Esta funзгo define se uma empresa tem dono ou nгo, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_dono(playerid, params[])
    {
        SetBusinessOwned(0, true);
        // Define que a empresa ID 0 tem dono.
    }
  • IsBusinessOwned(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo verifica se uma empresa tem dono ou nгo, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_dono(playerid, params[])
    {
        if (IsBusinessOwned(0)); print("A empresa ID 0 tem dono.");
        // Verifica se a empresa ID 0 tem dono.
    }
  • SetBusinessOwner(businessid, owner[])
    - businessid: ID da empresa.
    - owner[]: Nome do dono da empresa

    - Esta funзгo altera o nome do dono da empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_dono(playerid, params[])
    {
        SetBusinessOwner(0, "Charles_Ricken");
        // Altera o nome do dono da empresa ID 0 para Charles_Ricken.
    }
  • GetBusinessOwner(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm o nome do dono da empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_dono(playerid, params[])
    {
        printf("O nome do dono da empresa ID 0 й %s", GetBusinessOwner(0));
        // Imprimi o nome do dono da empresa ID 0 no console.
    }
  • SetBusinessName(businessid, name[])
    - businessid: ID da empresa.
    - name[]: Nome da empresa

    - Esta funзгo altera o nome da empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_nome(playerid, params[])
    {
        SetBusinessName(0, "Restaurante - Prato feito");
        // Altera o nome do dono da empresa ID 0 para Restaurante - Prato feito.
    }
  • GetBusinessName(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm o nome da empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_nome(playerid, params[])
    {
        printf("O nome da empresa ID 0 й %s", GetBusinessName(0));
        // Imprimi o nome da empresa ID 0 no console.
    }
  • SetBusinessProducts(businessid, prods)
    - businessid: ID da empresa.
    - prods: Quantia de produtos da empresa

    - Esta funзгo altera a quantia de produtos de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_prods(playerid, params[])
    {
        SetBusinessProducts(0, 1000);
        // Altera a quantia de produtos da empresa ID 0 para 1000.
    }
  • GetBusinessProducts(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm a quantia de produtos de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_prods(playerid, params[])
    {
        new empresa_prods = GetBusinessProducts(0);
        // Armazena o valor de produtos da empresa ID 0 na var. empresa_prods
    }
  • GetBusinessPickupID(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo obtйm o ID do pickup de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:empresa_pickup(playerid, params[])
    {
        printf("O ID do pickup da empresa ID 0 й %i", GetBusinessPickupID(0));
        // Imprimi o ID da empresa ID 0 no console.
    }
  • SaveBusinessData(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Esta funзгo salva os dados de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:salvar_empresas(playerid, params[])
    {
        new i = 0;
        while(i < MAX_BUSINESS)
            SaveBusinessData(i), i++;
        // Salva os dados de todas as empresas do servidor
    }
  • LoadBusinessData(businessid)
    - businessid: ID da empresa.

    - Obs. Caso a empresa carregada exista ela serб criada automaticamente!
    - Esta funзгo carrega os dados de uma empresa, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:carregar_empresas(playerid, params[])
    {
        new i = 0;
        while(i < MAX_BUSINESS)
            LoadBusinessData(i), i++;
        // Carrega os dados de todas as empresas do servidor
    }
- Criando uma empresa
  • Para criar uma empresa tudo que vocк precisa fazer й usar a funзгo CreateBusiness, exemplo:
    pawn Код:
    CMD:criarempresa(playerid, params[])
    {
        new Float:pPos[3];
        // Array para armazenar a posiзгo do jogador

        GetPlayerPos(playerid, pPos[0], pPos[1], pPos[2]);
        // Obtendo a posiзгo do jogador

        new nempresaid;
        // Variбvel para armazenar o ID da empresa

        nempresaid = CreateBusiness(Pos[0], Pos[1], Pos[2], 0.0, 0.0, 0.0, 0.0, 0.0);
        // Criando a empresa e armazenando o ID dela na variбvel

        SetBusinessName(nempresaid, "Restaurante");
        // Definindo o nome da empresa para restaurante

        SetBusinessPrice(nempresaid, 2000);
        // Definindo o preзo da empresa para $2000

        SaveBusinessData(nempresaid);
        // Salvando a empresa
    }

    public OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid)
    {
        for (new i = 0; i < MAX_BUSINESS; i++)
        // Loop para checar todas as empresas
        {
            if(GetBusinessPickupID(i) == pickupid)
            // Verificando se um jogador pisou no pickup de uma empresa
            {
                new string[180];
                format(string, sizeof(string), "~b~~h~~h~~h~Esta empresa esta a venda!~n~~w~Nome: ~y~%s ~n~~w~Valor: ~y~%i", GetBusinessName(i), GetBusinessPrice(i));
                GameTextForPlayer(playerid, string, 3500, 3);
                // Mostrando os detalhes da empresa
                return 1;
            }
        }
        return 1;
    }
  • Simples assim, o cуdigo acima geraria um resultado similar a este:
- Pastas necessбrias
  • Й necessбrio ter a pasta "MSi/business" em sua pasta scriptfiles para poder salvar e carregar as empresas.
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#2

Muito ъtil.
Reply
#3

eu achei muito boa a formaзгo dos codes o sistema nem tanto.
parabйns serб uma otima livraria belo trabalho.
Reply
#4

achei legal

acho que serб muito ъtil pra quem procura organizaзгo e otimizaзгo!
Reply
#5

Bom , ajudarб vбrias pessoas..
Synchr0.
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#6

Mas uma duvida, algo esta relacionado a RPG??. De fato a maioria das funзхes, de certo modo 100% se didica a RPG. e a arйa Freeroam??(DM TDM RACE STUNT)
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#7

Quote:
Originally Posted by Schocc
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Mas uma duvida, algo esta relacionado a RPG??. De fato a maioria das funзхes, de certo modo 100% se didica a RPG. e a arйa Freeroam??(DM TDM RACE STUNT)
Realmente essa coisa de empresas soa mais RPG, mas tambйm daria pra ser aproveitado em modos de freeroam ou atй DM, criando empresas onde os jogadores ganhariam dinheiro por... matar outros talvez. Daн comprariam empresas de armas, bombas, carros para terem melhores itens e utilizar em combates.

Й mais questгo de imaginaзгo.

Mas em geral, a ideia da livraria nгo й pensando em RPG e sim em facilitar a criaзгo de certos cуdigos(como msi_logs, msi_neon, msi_utils, msi_zones e msi_groups principalmente) apesar de que a maioria das postadas puxarem para um lado mais RPG queremos focar mais no estilo dessas citadas. Assim que tivermos mais ideias estaremos acrescentando na MSi.
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