[Tutorial] Compilando com Sublime Text 2
#1

• Нndice
  • O que й Sublime Text?
  • Editando arquivos pwn no Sublime
  • Pawn Syntax
    • Macluawn Syntax
    • Personalizando Auto-Complete
  • Compilando
  • Alterando a tecla de compilar
  • Codificaзгo
  • Atom
• O que й Sublime Text?
  • Sublime Text й um editor de texto e de cуdigos-fonte multiplataforma.
  • Ele pode ser usado como uma alternativa ao pawno ou notepad++, ele conta com vбrias funcionalidades que podem ajudar o programador a trabalhar com mais velocidade e eficiкncia.
• Editando arquivos pwn no Sublime:
  • Abra normalmente seu arquivo .pwn com o Sublime Text, no canto inferior direito do editor clique na palavra Plain Text e selecione C++.
  • Para sempre que abrir um arquivo pwn jб vir com a linguagem C++ por padrгo clique no mesmo local (Plain Text) e selecione a opзгo Open all with current extension as... e selecione C++.

    ->
• Pawn Syntax:
Ao invez de utilizar a syntax de C++, vocк baixar syntax para pawn.
  • Pawn syntax por Macluawn:
    Auto-complete
    Syntax-Highlighter
    Para instalar vб atй o sublime, Preferences -> Browse Packages...
    Na janela que abrir coloque os arquivos baixados dentro da pasta User e altere a syntax para Pawn no sublime.
  • Personalizando Auto-Complete:
    Vocк pode personalizar o auto-complete adicionando suas prуprias funзхes e macros.
    Para isso, abra o arquivo Pawn.sublime-completions e dentro do bloco "completions" adicione suas prуprias funзхes.
    Exemplo:
    Код:
    { "trigger": "CMD", "contents": "CMD:${1:command}(playerid, params[])\n{\n\treturn 1;\n}" },
    Com isso, ao digitar CMD e apertar enter ele resultarб nisso:
    Код:
    CMD:command(playerid, params[])
    {
        return 1;
    }
    ${1:} Significa o texto que serб selecionado apуs o cуdigo ser gerado.

    Vocк pode adicionar mais parвmetros, exemplo:
    Код:
    { "trigger": "SendClientMessage", "contents": "SendClientMessage(${1:playerid}, ${2:color}, ${3:message[]})" },
    A cada vez que vocк apertar TAB ele irб selecionar o prуximo parвmetro.
• Compilando:
  • Vб em Tools > Build System > New Build System.
  • Na aba que aparecer digite o seguinte cуdigo:
    Код:
    {
    	"cmd": ["CAMINHO_PARA_PAWNCC", "-i include", "$file", "-;+"],
    	"path": "CAMINHO_PARA_DIRETУRIO_DO_PAWNCC"
    }
  • Agora salve e nomeie o arquivo como Pawn.
  • Volte a aba Tools > Build System > e clique em Pawn.
  • Pronto!
  • OBS: Altere o caminho para o compilador.
• Alterando a tecla de compilar:
  • Por padrгo, o Sublime tem a tecla F7 e a Crl + B para compilar.
  • Para trocar, vб atй a aba Preferences > KeyBinds - User.
  • Adicione o cуdigo:
    Код:
    [
    	{ "keys": ["f5"], "command": "build" }
    ]
  • Pronto, compile algum script para testar.
  • Deverб vir uma imagem parecida com esta:
• Codificaзгo:
  • Por padrгo, o Sublime salva os arquivos com codificaзгo UTF-8, por isso quando vocк compilar suas mensagens do jogo podem ficar com caracteres estranhos.
  • Para resolver isto, vб atй a aba File > Save with encoding > Wastern (Windows 1252) e compile novamente.
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#2

Bem vindo de volta

Boa
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#3

Gostei!
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#4

Muito bom
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#5

Vai ajudar
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#6

Muito bom
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#7

muito bom , + rep
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#8

Muito bom, irei usar.
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#9

Muito bom, quando lanзar a sintax pawn eu irei usar, atй lб irei continuar no velho pawno.
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#10

Gostei dele, principalmente do visual

Vou tentar me adaptar e ver se gosto.


Boa iniciativa deste tutorial, parabйns. Sу esperar o lanзamento da sintaxe
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#11

Na verdade eu testei aqui com a syntax de C++ tambйm, e funcionou perfeitamente, funзхes nativas do SA:MP sгo destacadas, inclusive tem auto-complete sem precisar de modificaзхes e etc...

Na minha opiniгo nгo precisaria nem de nova syntax, й um editor melhor comparado a algumas funзхes do Notepad++, se fosse para fazer syntax ia mudar muita pouca coisa e nгo ia valer todo o trabalho que iria ter, atй por que para criar uma syntax no Sublime й necessбrio saber JSON, muito mais difнcil comparado ao notepad++ que basta saber um pouco de XML e atй mesmo, o prуprio tem um editor no programa.

Para mim a C++ caiu como uma luva, atй agora nгo vi nenhum erro, ou senti falta de algo.

As cores sгo bem fortes, dando ao IDE um visual moderno e chamativo, hб vбrios temas disponнveis inclusive.

Enfim, nгo compensa o trabalho que vai ter sendo que vai ter que fazer muita coisa que na syntax do C++ jб existe.
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#12

Й parece que realmente, a sintaxe nгo й tгo necessбria, tava mexendo nele, tem atй como alterar o esquema de cores ! e.e
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#13

Vou testar aqui, parece promissor.
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#14

Ficou уtimo, irei usar.

Reputado
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#15

Parabйns pelo tutorial, jб to usando ele jб, muito util !
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#16



:/ Sera porque esta dando isto :/

Code:
{
	"cmd": C:\\Program Files (x86)\\pawno\\pawncc.exe", "-i includes", "$file", "-;+"],
	"path": "C:\\Program Files (x86)\\pawno"
}
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#17

Code:
{
	"cmd": ["C:\\Program Files (x86)\\pawno\\pawncc.exe", "-i includes", "$file", "-;+"],
	"path": "C:\\Program Files (x86)\\pawno"
}
Caso realmente essa nгo for a pasta em que estб o seu pawncc.exe, lembre-se de alterar para onde ele estб !
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#18

Agora so fica assim


Code:
{
	"cmd": ["C:\\pawno\\pawncc.exe", "-i includes", "$file", "-;+"],
	"path": "C:\\pawno"
}
Ja verifiquei as pastas ja mudei fiz de tudo :/
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#19

Quote:
Originally Posted by ReDKiiL
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Agora so fica assim


Code:
{
	"cmd": ["C:\\pawno\\pawncc.exe", "-i includes", "$file", "-;+"],
	"path": "C:\\pawno"
}
Ja verifiquei as pastas ja mudei fiz de tudo :/
Nгo estou conseguindo ver sua imagem, tem como hospeda-la em outro local?
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#20

Quote:
Originally Posted by Larceny
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Nгo estou conseguindo ver sua imagem, tem como hospeda-la em outro local?
http://i.imgur.com/RDGgd.png
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