[Tutorial] Salvamento de "Dados" em Variaveis
#1

Salvamento de "Dados" em Variaveis

Bom dia, vou criar este tutorial pois creio que vai ser muito util para os novatos, й o salvamento de dados em variaveis, acho que respondo umas 5 pessoas diferentes no msn/forum sobre este assunto!

Bom й meu primeiro tutorial vou tentar caprichar!


Primeiramente, para quem nгo sabe oque й uma variavel nгo irei explicar novamente pois tem um УTIMO tutorial do Rjj aqui no Forum samp!!

Link

Lembrando que й uma variavel e nгo uma string utilizei a expressгo "Dados" pois iremos salvar a torcida no entanto salvaremos um valor e nгo o nome da torcida!

Bom Vamos comeзar com um Exemplo de definir a torcida do Player em um servidor do Genero RP/G:

No Topo do GM:
pawn Код:
new Torcida[MAX_PLAYERS];
Explicaзгo:

Estб й uma Variavel Global, ha qual nгo pode ser definida novamente em nenhuma parte do gm ou vai dar o warning 219, seguido de [MAX_PLAYERS], bom ai poderia ser por exemplo [500] ou quantos slots voce queira colocar, lembrando que [MAX_PLAYERS] estб definido como 500 na include a_samp se nгo me engano!

Resumindo, й uma Variavel Global com 500 Slots!

Agora vamos Definir as Torcidas para facilitar para Voce:
No Topo do GM:
pawn Код:
#define Cruzeiro 1
#define Corinthians 2
Agora vamos supor que o player poderia utilizar algum comando para escolher sua torcida!

Comando em ZCMD

pawn Код:
CMD:cruzeiro(playerid, params[])
{
      #pragma unused params          //o Comando nгo utiliza Parametros
      SendClientMessage(playerid, -1,"Voce agora й um Torcedor do Cruzeiro!");//Enviei a Mensagem ao Player
      Torcida[playerid] = 1;
      return 1;
}
Explicando:
Torcida[playerid] = 1 -> Setei o Valor da Variavel Torcida para o playerid como 1(Cruzeiro)
Pergunta:No lugar de MAX_PLAYERS eu coloquei playerid, Porque?
R:Porque agora estamos definindo o Valor "1" apenas para este Player!

Continunando:
pawn Код:
CMD:corinthians(playerid, params[])
{
      #pragma unused params          //o Comando nгo utiliza Parametros
      SendClientMessage(playerid, -1,"Voce agora й um Torcedor do Corinthians!");//Enviei a Mensagem ao Player
      Torcida[playerid] = 2;
      return 1;
}
Repare agora que o valor й "2" e como definimos la em cima 2 й o Corinthians

Pergunta: no Lugar de "2" eu poderia colocar Corinthians?
R: Sim pois quando voce compila o GM, o compilador troca Corinthians por 2, lembrando que definimos isto la em cima!

Pergunta:Como vou restringir um comando para uma torcida?
R: Simples veja abaixo

A Forma que eu sempre uso й esta:
pawn Код:
CMD:MafiaAzul(playerid, params[])
{
     #pragma unused params
     if(Torcida[playerid] == 1) return SendClientMessage(playerid, -1,"Voce nгo torce para o Cruzeiro!");
     SendClientMessageToAll(-1,"Os Torcedores da Mafia Azul se mainifestaram e estгo Torcendo como Loucos!");
     return 1;
}
Nesta Linha:
pawn Код:
if(Torcida[playerid] == 1) return SendClientMessage(playerid, -1,"Voce nгo torce para o Cruzeiro!");
й onde eu restringo o Comando apenas para quem й do cruzeiro que й 1, seguido do return que so vai entrar se o comparador nгo "passar"!(Se a variavel nгo tiver o valor de 1 ele retorna a mensagem!");

Lembrando que em comparaзгo nгo pode colocar assim if(Torcida[playerid] = 1) pois voce estarб definindo o valor da variavel para 1 agora para verificar se o valor й igual voce utiliza "==" sem as aspas. (Claro!);

Lembrando tambem que pode ser assim tambem: if(Torcida[playerid] == Cruzeiro)

Bom vamos lembrar que todas as variaveis sгo resetadas quando o samp server fecha ou voce der GMX no servidor elas perdem os valores mais tem uma soluзгo!

Tem uma include onde salva os valores das variaveis:

Link

Utilize variaveis apenas para coisas simples, o certo й usar Banco de Dados como Dini,SII, ou DOF2

Й meu primeiro tutorial espero que eu tenha explicado direitinho duvidas favor perguntar no topico que caso eu nгo saiba alguem aqui no forum samp ira te sanar!

Se eu tiver errado algo no tutorial por favor me avisem que eu edito Obrigado pela atenзгo!

Espero que este tuto ajude os iniciantes!

Crйditos: Don_Corleone(BlackTrindade)

Agradecimentos a Josma_cmd que sempre sana minhas duvidas e oque eu sei sobre pwn hoje й graзas a ele!
Reply
#2

Boa black. Me lembro dos tempos do elite que vocк falava que ia estudar pawn, e olha o resultado conseguiu apreender primeiro que eu, mais eu ainda vou te passar.
Reply
#3

Muito bom para os novatos! Da prуxima tenta diferencia as cores para ficar melhor a visualizaзгo!
Reply
#4

No tutorial citado jб ensina a fazer isso..
Reply
#5

bom tuto gostei
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by matheus_alcapone
Посмотреть сообщение
Boa black. Me lembro dos tempos do elite que vocк falava que ia estudar pawn, e olha o resultado conseguiu apreender primeiro que eu, mais eu ainda vou te passar.
kkk Vlw
@off
Elite vai Reabrir

Quote:
Originally Posted by ReDKiiL
Посмотреть сообщение
Muito bom para os novatos! Da prуxima tenta diferencia as cores para ficar melhor a visualizaзгo!
Obg, ok da proxima irei diferenciar!



Quote:
Originally Posted by Kuddy
Посмотреть сообщение
No tutorial citado jб ensina a fazer isso..
Sim no entanto eu expliquei passo a passo, para facilitar

Quote:
Originally Posted by Juninho_Oakley
Посмотреть сообщение
bom tuto gostei
Obg!
Reply
#7

Acredito que explicou algo que jб havia sido explicado, nгo sу no tutorial do rjj, mas o tutorial ficou уtimo, se fosse outro o tema seria extremamente ъtil.
Reply
#8

Quote:
Originally Posted by Josma_cmd
Посмотреть сообщение
Acredito que explicou algo que jб havia sido explicado, nгo sу no tutorial do rjj, mas o tutorial ficou уtimo, se fosse outro o tema seria extremamente ъtil.
obg.
Reply
#9

O prуprio tutorial do rjjj foi mais explicado do que o seu(Rsrsrsrs, no offence). Achei muito bбsico, aliбs, jб existem vбrios tutoriais sobre este ponto. Tenho certeza que seria melhor se vocк tivesse abordado outro tуpico.

De qualquer maneirar, acho que pode ajudar alguйm.
Reply
#10

Quote:
Originally Posted by leonardo1434
Посмотреть сообщение
O prуprio tutorial do rjjj foi mais explicado do que o seu(Rsrsrsrs, no offence). Achei muito bбsico, aliбs, jб existem vбrios tutoriais sobre este ponto. Tenho certeza que seria melhor se vocк tivesse abordado outro tуpico.

De qualquer maneirar, acho que pode ajudar alguйm.
Voce estб errado ao falar que o tutorial do rjjj foi mais explicado que o meu!

Eu aprofundei em um uso da variavel la ele explica em geral!
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)