[Tutorial] Notepad++ e Pawn.
#1

Pessoal, antigamente eu usava o Infernus Pawn Editor por conter algumas funзхes que eu gosto muito, algumas delas sгo as natives das includes que fica na lateral e tambйm pelas cores. Pois entгo, essa semana tive alguns problemas com ele que fizeram eu comeзar a procurar outro editor, nisso o meu grande amigo Synchr0 me recomendou e me ensinou um pouco sobre o Notepad++ ou Notepad Plus. Li um tutorial do Slice que tambйm fala sobre usar o Notepad com o pawn. Pois bem, venho aqui lhe apresentar um tutorial mais claro, mais limpo e em portuguкs pra vocкs, pois eu adorei programar com o Notepad e creio que vocкs tambйm vгo gostar.

- 1Є Etapa: Notepad++ Download & Traduзгo-
Se vocк jб tem o notepad++, pule estб etapa.

Notepad++ v6.1.3
Traduзгo Notepad++

Depois de instala-lo, para traduzir basta fazer o download do arquivo da traduзгo, ir qualquer pasta ou no "executar" do seu computador, digitar:
Quote:
Dados de aplicativos\Notepad++


e substituir o arquivo desta pasta pelo que vocк acabou de fazer o download.

A primeira etapa estб concluнda.

- 2Є Etapa: Realзador de Sintaxe -
1є Passo - Bom, o Slice disponibilizou um realзador de sintaxe, porйm nгo й o mais correto e recomendбvel para a linguagem pawn. Existe alguns erros nele. Entгo, vou tambйm disponibilizar a minha que й uma modificaзгo do realзador do Slice, porйm melhor realзada e mais adaptada a linguagem.

userDefineLang.xml

2є Passo - Pois bem. Depois de baixar a sintaxe, salve ela em qualquer parte do seu computador...
OBS: Nгo modifique o nome do arquivo, deixe userDefineLang.xml (lembre-se de deixar a pasta que vocк salvou o arquivo aberta.)

3є Passo - ... vб em qualquer pasta ou no "executar" do seu computador e digite:
Quote:
Dados de aplicativos\Notepad++
4є Passo - Vai abrir uma pasta como esta:

OBS: O arquivo destacado na imagem (userDefineLang.xml) й oque vai ser modificado.


5є Passo- Agora basta voltar a pasta que vocк deixou o arquivo que vocк efetuou o download no 1є passo, recortar o arquivo e colar na pasta que vocк abriu no 4є passo substituindo o que jб estб lб.

A segunda etapa estб concluнda.

- 3Є Etapa: Associar arquivos .pwn ao Notepad -
1є Passo - Abra o notepad.

2є Passo - Vб em Configuraзхes ~> Preferкncias.



3є Passo - Vб na aba Tipos de Arquivos, selecione customize, escreva ".pwn" na caixa de texto e clique em "->".


OBS: Vocк pode fazer isso com qualquer outro tipo de arquivo que vocк quiser.


A terceira etapa estб concluнda.

- 4Є Etapa: Auto-Complete -
Uma funзгo muito interessante e ъtil que o Slice tambйm disponibilizou й o "Auto-Complete", essa imagem explica bem como ele funciona:



Entгo vamos lб.

1є Passo - Faзa o download do arquivo "PAWN.xml" e coloque ele na pasta (padrгo):
Quote:
C:\Arquivos de programas\Notepad++\plugins\APIs
2є Passo - Abra o notepad.

3є Passo - Vб em Configuraзхes ~> Preferкncias.



3є Passo - Vб na aba Backup / Auto Completar, e deixe deste modo:



A quarta etapa estб concluнda.

- 5Є Etapa: Compilando -
Esta й a etapa mais difнcil de todas, entгo preste bastante atenзгo.

1є Passo - Vocк vai precisar do plugin NppExec para prosseguir. Entгo se vocк jб possui o plugin, pule este passo.

Vб em Plugins ~> Plugin Manager ~> Show Plugin Manager.



Procure pelo plugin NppExec e instale-o.



2є Passo - Depois de instalado e de ter reiniciado o Notepad, vб em Plugins ~> NppExec ~> Execute...



3є Passo - Essa й a parte difнcil. Preste atenзгo.

Vai abrir uma caixa de texto como esta:



EXEMPLO:
Quote:

npp_save
cd $(CURRENT_DIRECTORY)
"C:\Documents and Settings\Lуs\Meus documentos\Meu Server\pawno\pawncc.exe" "$(FILE_NAME)" -; -(

OBS: O que estб em negrito й o diretуrio do qual estб o compilador que vocк usa, ou seja o pawncc. Este acima, foi apenas um exemplo.
OBS 2: O npp_save й usado para salvar automaticamente o arquivo quando for compilado.


Depois de fazer as modificaзхes necessбrias, cole o cуdigo na caixa de texto, o meu por exemplo ficou assim:
Quote:

npp_save
cd $(CURRENT_DIRECTORY)
"C:\Documents and Settings\Lуs\Meus documentos\Meu Server\pawno\pawncc.exe" "$(FILE_NAME)" -; -(



Depois de colar na caixa e ficar da forma da imagem acima, clique em salvar e digite "PAWN Compile" na caixa, e clique em salvar.



4є Passo - Agora й hora de botar o compilador pra funcionar. Vб em Plugins ~> NppExec ~> Advanced Options...



Em "Associated script" selecione "PAWN Compile" e clique em "Add/Modifiy".



Deverб ficar assim:



Se estiver tudo correto, dк "Ok", caso contrбrio, refaзa o passo.

5є Passo - Agora й sу fazer o macro para compilar o script e acabou =)

Vб em Configuraзхes ~> Mapa de atalhos...



Depois vб na aba "Plugin Commands" e procure por "PAWN Compile" e clique em"Modify".



Agora basta escolher as teclas de sua preferкncia para compilar e fim!



- Conclusгo -
Tutorial baseado em PAWN for SA-MP in Notepad++ por: Slice.
Qualquer dъvida, crнtica ou sugestгo em relaзгo a este tуpico, poste aqui ou me envie uma mensagem privada, terei o prazer de lhe responder.

Abraзos
Reply
#2

Muito bom! jб usava o Notepad a tempos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Reply
#3

Legal Muito Bom Los Parabens!
Reply
#4

Scripter que й scripter nem precisa de nada alem do pawno.exe ^^
Reply
#5

Quote:
Originally Posted by Schocc
View Post
Scripter que й scripter nem precisa de nada alem do pawno.exe ^^
isso e so pra ser + rapido

@topico
bom tuto parabens
Reply
#6

Quote:
Originally Posted by Schocc
View Post
Scripter que й scripter nem precisa de nada alem do pawno.exe ^^
cara ele fez o tutorial com a intenзгo de ajudar o pessoal a ser mais rбpido e pratico com a programaзгo de arquivo .pwn nao vem fala que vc nao precisa disso problema e seu...
Reply
#7

Parabйns Los, Ficou bom rs, se eu nгo tivesse com tanta preguiзa eu usaria, porq dizem que й melhor, mais rapido, etc ... rs

Quote:
Originally Posted by Schocc
View Post
Scripter que й scripter nem precisa de nada alem do pawno.exe ^^
Pra alguns, preferem o Notepad, outros o Infernus, dentro muitos outros editores, eu mesmo prefiro o normal, porq me acostumei... Mбs isso й o caso da preferencia da pessoa rs
Reply
#8

muito bom o tуpico! Parabйns!
nessa config os parametros do PAWNCC jб estгo setados para
Code:
-;+ -(+
?

Quote:
Originally Posted by Schocc
View Post
Scripter que й scripter nem precisa de nada alem do pawno.exe ^^
dexa de ser cabaзo, ninguйm falou em PRECISAR...
scripter q й scripter й esperto o bastante pra saber e conhecer ferramentas que agilizam o trabalho "macaco" de ficar escrevendo funзхes repetidas vezes e facilitam na organizaзгo ao fornecer um cуdigo colorido. Criar script й fбcil. O problema й criar um cуdigo bonito, organizado, otimizado e de fбcil manutenзгo.
Reply
#9

Quote:
Originally Posted by dudaefj
View Post
muito bom o tуpico! Parabйns!
nessa config os parametros do PAWNCC jб estгo setados para
Code:
-;+ -(+
?
Nгo entendi muito bem o que vocк quis dizer mas, os parвmetros corretos para o pawncc й:

Code:
-; -(
Reply
#10

Quote:
Originally Posted by Lуs
View Post
Nгo entendi muito bem o que vocк quis dizer mas, os parвmetros corretos para o pawncc й:

Code:
-; -(
vi agora, realmente nгo estгo com os parвmetros que eu falei
nгo sei quem crio essa lenda de que "os parвmetros corretos sгo..."
nгo existe essa de "parвmetros corretos", depende da aplicaзгo que vocк ta usando...
o prуprio pawno nгo usa estes...
Porйm quase todos os editores/compiladores que usam o pawncc q eu jб vi, usam....

Nгo sei se vc estб acostumado a usar a coleзгo YSI do y_less, mas vse vocк usar por exemplo y_timers, y_hooks, vai dar uma porrada de warnings na hora de compilar

y_less mesmo aconselhou a mudanзa dos parвmetros quando usar qualquer compilador que nгo seja o pawno

Quote:
Originally Posted by Y_Less
View Post
Introduction
11)
  • Code
pawn Code:
#include <YSI\y_commands>
  • Problem
Code:
<include>\YSI\y_debug.inc(367) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_debug.inc(367) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(367) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(367) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(411) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(411) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(646) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(646) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(780) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(780) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(938) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(938) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(958) : error 036: empty statement
<include>\YSI\y_amx.inc(958) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_shortfunc.inc(144) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_shortfunc.inc(144) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_shortfunc.inc(150) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_shortfunc.inc(150) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_shortfunc.inc(159) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_shortfunc.inc(159) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_shortfunc.inc(174) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_shortfunc.inc(174) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_shortfunc.inc(183) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_shortfunc.inc(183) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_dohooks.inc(125) : error 036: empty statement
<include>\YSI\internal\y_dohooks.inc(125) : error 036: empty statement

Compilation aborted.Pawn compiler 3.2.3664	 	 	Copyright © 1997-2006, ITB CompuPhase


26 Errors.
  • Solution
When you get hundreds of errors like this inside YSI, it tends to be caused by using a non-standard editor (i.e. not PAWNO). There is nothing wrong with other editors, some are just set up with different default command line parameters for PAWNCC (the compiler). You need to make sure that you pass these two important switches:

Code:
-;+ -(+
bom, seu tуpico ta ae hб quase 1 ano...
entгo suponho que nгo й um assunto muito relevante, jб que 99,9% dos brasileiros nгo devem usar as bibliotecas YSI (o que, particularmente, minha opniгo, eu acho um desperdнcio... YSI tem MUITA coisa boa, na minha opniгo)


Bom...
se alguйm tiver problema e precisar й sу mudar os parвmetros lб em Plugins ~> NppExec ~> Execute...

novamente, parabйns pelo tуpico =)
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)