[Tutorial] Funзгo
#1

Funзгo
Matematicamente e na programaзгo.
Boa noite,
Hoje vou ensinar um pouco de funзгo, do modo matemбtico, onde usamos as funзхes para muitas coisas, principalmente para grбficos, e na programaзгo usamos para representar os players, ou seja, para que um TextDraw por exemplo seja definido corretamente, para nгo ficar aquele erro, um player olhar para seu TextDraw e estб o de outro player. Nу caso irб mostrar matematicamente e programando.
Vamos comeзar com a matemбtica:

f(x) = x + 5

Demonstraзгo de funзгo.
Como o x nгo tem definiзгo, ou seja, nгo sabemos qual seu verdadeiro valor numйrico, ele pode ser representado por qualquer nъmero, entгo ele й D = R (Se nгo sabe o que й, vai estudar!).
Vamos dar um exemplo com o calculo, se o x assumir o vamos de 2: f(2) = 2 + 5 ---> f(2) = 7. Ai vem um carinha e me pergunta, o que podemos tirar disso? Eu respondo, x й o id do player, isso quer dizer que qualquer player pode ver o TextDraw corretamente.

Vamos passar para a programaзгo para quem nгo entendeu o que o pior professor do mundo falou:

Como eu representei o x por 2, na programaзгo podemos dar este exemplo(Nгo se agreguem ao x, usem qualquer variбvel):
pawn Код:
for(new x = 0; x < MAX_PLAYERS; x++) // X pode ser assumido por qualquer player, ou seja, nгo tem valor definido!
    {
        PontosTotaisTextDraw[x] = TextDrawCreate(32.000000, 317.000000, "Pontos Totais: 10000000000"); /* Como no f(x), aqui na progamзгo tambйm usamos isso, olhem sу o "PontosTotaisTextDraw[x]"*/
        TextDrawBackgroundColor(PontosTotaisTextDraw[x], 255);
        TextDrawFont(PontosTotaisTextDraw[x], 1);
        TextDrawLetterSize(PontosTotaisTextDraw[x], 0.440000, 1.500000);
        TextDrawColor(PontosTotaisTextDraw[x], -1);
        TextDrawSetOutline(PontosTotaisTextDraw[x], 0);
        TextDrawSetProportional(PontosTotaisTextDraw[x], 1);
        TextDrawSetShadow(PontosTotaisTextDraw[x], 1);
    }
Podemos tambйm usar neste caso, um codigo que peguei nгo sei onde:

pawn Код:
public MandarDuvida(color,const string[])
{
    for(new i = 0; i < MAX_PLAYERS; i++) /* Em vez de ser o a variбvel x, aqui pode se usar o i tambйm, alias, como se professor de matemбtica jб deve ter lhe dito, "Nгo se apregue sу ao x e o y!".*/
    {
        if (PlayerInfo[i][pAdmin] >= 1)
        {
            SendClientMessage(i, Mensagens_Admin, string);
        }
    }
    return 1;
}
E assim terminei este tutorial, ficou uma bosta neh? Isso й para iniciantes!
Obrigado, crнticas e elogios sгo bem recebidos.
Reply
#2

@EDIT Malz
Reply
#3

Erro meu xD, eu coloquei post em vez de Preview. kkkk'
Reply
#4

Esse nгo й exatamente o exemplo que eu usaria, mas deve ajudar alguйm. : )
Reply
#5

No exemplo da funзгo matemбtica, vocк colocou uma funзгo afim, mas na imagem й uma funзгo quadrбtica (2є grau). Arrume...
Reply
#6

Deu atй dor de cabeзa isso ai =X
Reply
#7

@Stewie
Vou sim xD. Й que eu ainda tou fazendo a imagem, postei com estб para quando eu terminar eu ajeitar!

@Luciano*
kkkkkk'

@Viniborn
Й verdade!
Reply
#8

Bom Deve ajudar alguйm І
Reply
#9

Quote:
Originally Posted by Luciano*
Посмотреть сообщение
Deu atй dor de cabeзa isso ai =X
kkk aki tbm :X
Reply
#10

Desculpe meu amigo,
mais acho este tutorial inъtil, porque eu aprendi oque sei
atravйs das boas e velhas operaзхes matemбticas( +, -, ., / ),
E sabendo que loopings sгo apenas repetiзхes pre-definidas.
se isto foi um tutorial eu nгo sei, mais acho que ajudarб alguйm.
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)