[PEDIDO] Tutorial
#1

Meu sonho de player й fazer aquele GM/FS de stunt/DM para iniciar no pawn, sei as funзхes bбsicas para comeзar e usar o MTA, mais sinto que preciso de um empurrгozinho. Entendo que pawn requer bastante tempo e vontade para aprender.

Alguйm poderia criar um tutorial falando sobre as funзхes que sгo usadas para fazer um GM de DM/Stunt especialmente pra eu ? Ficaria monstruosamente grato *-----*

Antes de tudo obrigado a quem quiser me ajudar !



@off
Acho que nгo estou sendo ... "alguйm poderia criar um GM do 0 de RPG pra mim com profs sistema de admin "
pawn Код:
//Isso ta certo ? KKKKKKKK
strtock
Reply
#2

Usando Loops
strtok й ultrapassado use zcmd + sscanf
Tutorial de DFile para salvamento de dados
Reply
#3

Primeiro pesquise sobre ZCMD e SSCANF, por favor nгo crie um gm utilizando STRTOK. Pode pedir ajuda nesse tуpico mesmo no que quiser ou criar um novo, estamos aqui pra te ajudar.
Reply
#4

Obrigado aos dois, tenho certeza que isso vai me ajudar, qualquer dъvida que eu tiver vou postar aqui !

Podem postar mais links ?

@edit
Sу mandar link nгo iria me ajudar o quando eu preciso. Coisas como :
pawn Код:
O while й um loop e um auxiliar, ele tanto serve para executar-se independente, como para auxiliar o loop do a fazer sua execuзгo. O while, diferente do for, nгo pode definir uma variбvel dentro de si, para executar um loop sob ela, a variбvel deve ser definida antes dele ser executado.
Sгo muito complexas e nгo entram de forma lуgica na minha cabeзa :S

@off
Eu tinha saнdo e cheguei agora desculpa a demora para responder ...
Reply
#5

Links relacionado ao que?
Reply
#6

Coisas mais iniciantes tipo:
O que й uma variбvel
O que й uma string

De vez em quando eu vejo uns comandos com mensagens do tipo "o admin fulano baniu sicrano motivo: feio", fico curioso pra saber como o nome do player do admin e o motivo chegaram ali KK


@off
Eu tenho uma calopsita que canta o hino do flamengo *--*
Reply
#7

Isso й um mini tutorial.

VARIБVEIS
Variбvel й uma definiзгo para um valor que pode se variar e pode ser editado, uma variбvel booleana й a unica que nгo contei um valor, ela sу conta como verdadeiro e falso. Vou dar alguns exemplos.

Exemplo 1:
pawn Код:
new variavel[MAX_PLAYERS]; //Aqui definimos que podemos usar a variavel para setar para os players.
Exemplo 2:
pawn Код:
new bool:variavel[MAX_PLAYERS];  //Aqui definimos que podemos usar a variavel booleana para setar para os players.
Exemplo 3:
pawn Код:
new variavel = 5; // Aqui definimos que a variavel vale 5
Agora no comando podemos usar:

Exemplo 1:
pawn Код:
variavel[playerid] = 7;//Aqui definimos que o valor da variavel para aquele player vai ser 7
Exemplo 2:
pawn Код:
variavel[playerid] = true;//Aqui definimos para o player que a variбvel й verdadeira.
Exemplo 3:
pawn Код:
variavel = 1;//Aqui definimos que a variбvel vale 1.
Para obter o valor й:

Exemplo 1:
pawn Код:
variavel[playerid];//Aqui obtemos o valor da variavel
Exemplo 2:
pawn Код:
variavel[playerid];//Aqui obtemos o valor da variavel
Exemplo 3:
pawn Код:
variavel;//Aqui obtemos o valor da variavel
STRINGS
Na verdade strings vocк definir com qualquer nome que vocк quiser, ele serve para obter valores de cйlulas.

Exemplo:

pawn Код:
new Celulas[100];
Isso significa que o format que vocк utilizar o Celulas, ele vai definir para a quantidade mбxima de 100 caracteres e vai armazenar aqui que estб escrito.

Exemplo:

pawn Код:
new Celulas[100];
format(Celulas/*Estou definindo que Celulas vai armazenar oque conter no format*/, sizeof(Celulas)/*Define que o tamanho mбximo vai ser 100 jб que foi definido que a array tem tamanho 100*/, "Aqui contem a frase e os Placeholder que sгo aqueles %s, %d e %f"/*Aqui contйm os parametros*/);
Espero que tenha entendido, qualquer coisa pergunta.


Quote:
Originally Posted by isli27
Посмотреть сообщение
Coisas mais iniciantes tipo:
O que й uma variбvel
O que й uma string

De vez em quando eu vejo uns comandos com mensagens do tipo "o admin fulano baniu sicrano motivo: feio", fico curioso pra saber como o nome do player do admin e o motivo chegaram ali KK


@off
Eu tenho uma calopsita que canta o hino do flamengo *--*
OFF:

Eu quero um macho de 3-4 meses sexado comendo sozinho, sу que sу to achando confiбvel por mais de R$ 150,00. Moro em SP capital |:
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)