[Tutorial] Criando carros No GF, ou outros;
#1

~TUTORIAL~

Bom iae pessoal. Esse e meu primeiro tutorial aqui, achei que seria util para editores de GodFather pois nao tem nada parecido. Entao ai vai:

Primeiramente crie uma variavel no topo de seu GM:

pawn Код:
new carrodaorg[quantidade]
Lembrando que 0 tambem conta. Agora a explicaзгo:
new - A variavel
carrodaorg - Nome da variavel que fica a sua escolha.
[quantidade] - A quantidade de carros que sera feito para a org.

Entao vamo supor que eu quero criar 3 carros para os ballas. Fica assim entao:

pawn Код:
new carrosballas[3];
Agora vamos colocar no OnGameModeInit:

pawn Код:
carrosballas[0] = AddStaticVehicleEx (id, x, y, z, angulo, cor1, cor2, tempo respawn);
Explicaзao:
carrosballas e o nome da variavel que definimos anteriormente lembra?
[0] E o numero do carro. Agora irei explicar:

pawn Код:
Pra que server new [numero]?
Pra te poupar tempo e voce nao precisar faser isso:
new carrosbalas1;
new carrosbalas2;
e assim por diante. Assim voce ganha tempo e linha e so poem:
new carrosbalas[numero de caros]
A mesma coisa com otras variaveis exemplo:
new portao[2];
ao inves de?:
new portao1;
new portao2;


Continuando:
AddStaticVehicleEx - Funзao para adicionar o carro. Se fosse objeto createobject e assim por diante;
id - O id do carro a ser criado. Exemplo: Moto (id 522)
x, y, z, - Sao as coordenadas do carro.
angulo - E o angulo que o carro ficara, a rotaзao;
cor1, cor2, - E a cor do carro.
tempo respawn - tempo que ira demorar para o seu carro respawnar.

Entгo se eu quiser criar uma moto preta:

carrosballas[0] = AddStaticVehicleEx (522, 111,111, 111, 1, 0, 0, 60); //em segundos

Agora vem a parte do ligar. Na hora de ligar o carro voce define quem pode ligar esse carro. Sendo assim:

pawn Код:
if(strcmp(cmd, "/ligar", true) == 0 || strcmp(cmd, "/ligarc", true) == 0) //codigo do /ligar
    {
         if(vId==carrosballas[0]||vId==carrosballas[1]||vId==carrosballas[2]) // a variavel que criamos com nome carros ballas
            {
                 if(motor[vId] == 0) //no caso troque pela sua variavel, de motor == 0
                 {

                      if(PlayerInfo[playerid][pMember] == /*quem pode ligar o carro (ballas == 5)*/)
                      {
                          TogglePlayerControllable(playerid, 1); // Ou setvehicleparamsON
                          vehEngine[vId] = 1;
                          format(string, 256, "%s, ligou o veнculo.",sendername);
                          ProxDetector(20.0,playerid,string,COLOR_PURPLE,COLOR_PURPLE,COLOR_PURPLE,COLOR_PURPLE,COLOR_PURPLE);
                          return 1;
                      }
                      else
                      {
                          TogglePlayerControllable(playerid, 0);
                          SendClientMessage(playerid, COLOR_GRAD1,"Vocк nгo e ballas e nao poder ligar o veiculo");
                          return 1;
                      }
                 }
                 else
                     // ai voce continua o comando.
И isso entao galera; Critica sugestoes e opinioes so falar.
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#2

bom mas poderia ter botado em [pawn] [/ pawn]
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#3

Legal vai me ajuda muito +rep
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#4

Quote:
Originally Posted by Vai_Besta
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bom mas poderia ter botado em [pawn] [/ pawn]
Valew ja coloquei =D em [pawn]

Quote:
Originally Posted by Pedro Bу
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Legal vai me ajuda muito +rep
Obrigado qualquer duvida =D
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#5

Quote:
pawn Код:
new carrodaorg[quantidade]
Faltou o ; (ponto & vнrgula) no final.

Quote:
pawn Код:
new carrosbalas 1
new carrosbalas 2
Nгo funcionaria por causa do espaзo entre o nome da variбvel e o valor.

Quote:
pawn Код:
if(vId==carrosballas[0]||vId==carrosballas[1]||vId==carrosballas[2])
http://forum.sa-mp.com/showpost.php?...postcount=1038

Bom tutorial apesar de eu nгo achar legal o fato de estimular o uso do GF. -q
Parabйns Izaac, ganhou seu primeiro reputation. ^^
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#6

Quote:
Originally Posted by Josma_cmd
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Faltou o ; (ponto & vнrgula) no final.


Nгo funcionaria por causa do espaзo entre o nome da variбvel e o valor.



http://forum.sa-mp.com/showpost.php?...postcount=1038

Bom tutorial apesar de eu nгo achar legal o fato de estimular o uso do GF. -q
Parabйns Izaac, ganhou seu primeiro reputation. ^^
Corrigido foi mal eu me esqeci deses peqenos detalhes que causam grandes problemas.

Eu acho esse sistema mais simples so pra ensinar qem usa GF. Mas tem otros jeitos mas mesmo assim valew

Eu tambem nao sou muito fan de GF acho que cada um deveria se esforзar e comeзar do 0. mas fase oq ne... ate eu a um tempo atras usava GF, ai abri os olhos e to criando gm do 0.

Obrigado pela Rep ^^
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#7

cara tem um geito bem mais simples de fazer no gf
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#8

Quote:
Originally Posted by BrunoBSF
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cara tem um geito bem mais simples de fazer no gf
pois й... pra comeзar
pawn Код:
if(vId==carrosballas[0]||vId==carrosballas[1]||vId==carrosballas[2])
deveria ser assim:
pawn Код:
if(vId>=carrosbalas[0]&&vId<=carrosbalas[2])
isso й sу um jeito de melhorar o codigo, mas c fosse pra fazer direito tinha q fazer 100% diferente!
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#9

Tenhu uma duvida vocк nгo poderia fazer o comando completo po e podia fazer um sistema de tranca por org ou poderia posta um codico ae pra mim de trancar por org /trancar [placa] e ser nao for da org aparece vocк nгo tem a chave para trancar porfavo posta um pouco ae desse codico pra mim Obg Ajudo eu mas so o comando que atrapalho vlw ae =Volto em breve para ver novamente !!
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