[Tutorial] Usando o search Modo bбsico e avanзado
#1

Introduзгo!


Bom, este й meu primeiro tutorial, portanto sei que vai haver muitas falhas e palavras distorcidas, mas enfim, vou tentar caprichar o mбximo que eu puder. O que sempre hб muita polкmica aqui no forum sгo pessoas auxiliando ou atй mesmo criticando outras por nгo saberem usar adequadamente a barra do "Search".

Neste tutorial vou ensinб-los a usб-lo das duas maneiras, do jeito simples e do modo avanзado.

Modo Simples:




Como vocк vк na imagem acima, existe na parte superior do forum, uma barra com vбrias funзхes: "User CP", "Community", "New Post", "Search", "Quick Links" e "Log Out".

Esqueзa as outras no momento e se concentre na opзгo "Search", que estб marcada de azul. Clique sobre ela com o botгo esquerdo do mouse.



Uma caixa chamada "Search Forms" ira aparecer e no meio vai ter um espaзo em branco onde vocк deve escrever sobre o que deseja procurar em todo o forum samp, incluindo postagens de qualquer outro paнs.

Obs: Lembrando de tomar os devidos cuidados:

* Sua pesquisa nгo poderar conter frases muito grande, pois podera desviar do caminho onde vocк quer chegar, ou atй mesmo dificultando sua busca.
* Evite sempre colocar palavras acentuadas, com pontos e nunca faзa perguntas do tipo: "Como faзo um servidor de TDM?". Acredite, nгo irar lhe ajudar em muita coisa.
* Nгo esqueзa de escrever corretamente, com exceзгo a acentos.


Bom, irei dar um exemplo como verгo na imagem abaixo:



Como vocкs podem ver, eu pesquisei "Como criar dialog", sem nenhuma acentuaзгo ou com ponto de interrogaзгo. Feito isso deixe do jeito que estб, marcado em "Show Thread" e clique em "Go" ou aperte "Enter" para avanзar.



O que estб marcado em "Vermelho Claro" sгo os resultados que vocк obteve, lembrando sempre de verificar se nгo existe mais pбginas antes de achar que tudo deu errado, mas no meu caso obtive apenas uma pбgina, o que irar me ajudar muito. O que estб marcado em verde sгo as famosas palavras chaves, mas o que й isso?

Код:
*Palavras chaves sгo o que vгo determinar quais pбginas serгo mostradas. Tб, mas idai? 
O que eu quis dizer com isso? As palavras chaves sгo separadas pelos espaзos que vocк deixa
na hora de pesquisar. Como vocк vк na imagem acima estгo separadas por vнrgula.
Ou seja, qualquer tуpico que tiverem as palavras "Como", "cria" e "dialog",
seja no tнtulo, nas postagens ou nos comentбrios, independente se sгo maнsculas
ou minъsculas й o que vai aparecer na sua pбgina de resultados
(se quiser volte atй a imagem acima).

Muito simples nгo?

Modo avanзado:


Bom, pode parecer mais complicado, mas acho esse modo muito mais fбcil e prбtico! Do mesmo modo que no outro, clicamos na aba "Search", a mesma janela irar aparecer, mas nesse caso clique em "Advanced Search", onde esta marcado na imagem com um tom amarelo.



Obs: Uma nova pбgina irar se abrir, com vбrias opзхes:

Search Forums
Em "Search Forums" vai aparecer duas caixas brancas e maiores para digitar e duas brancas menores para selecionar:

Do lado esquerdo em KeyWord(s) serб a(s) palavra(s) chaves que vocк irar digitar e logo abaixo vocк pode selecionar entre: "Search Entire Post" para se aproximar do resultado esperado ou clicando em "Search Titles Only" para escrever uma frase idкntica a de um tнtulo de postagem.

Ainda em "Search Forums" do lado esquerdo agora em User Name: Й onde vocк irar colocar o nome de uma determinada conta do forum e selecionar entre "Find Posts by User": qualquer tуpico que o player criou ou comentou. Ou a outra opзгo "Find Threads Started by User": somente tуpicos que o nick criou.

Obs: A caixinha para selecionar em "Extract Player" eu ainda nгo sei para que server.

Search Options:
Passando agora para a parte de baixo, do lado esquerdo em "Find Threads with Prefix"(volte a imagem acima se necessбrio) vocк poderar navegar e selecionar que tipo de tуpico deseja: Include, Tutorial, Game Mode, Mapas, Filter Scripts, etc, ou pode deixar marcado a primeira opзгo "any prefix" para pesquisar sobre qualquer assunto.

Agora do lado direito em: "Search in Forum(s)"(volte a imagem acima se necessбrio) й onde vocк irar escolher em que parte do forum vai pesquisar, seja na parte Inglкs, Francкs, Espanhol, de acordo com sua decisгo.

Obs: Vocк tambйm pode escolher sу na parte de Lanзamentos/Releases. O critйrio й seu.

Feito tudo isso clique em "Search Now."


Um exemplo que fiz:


Escolhi o tema "Criando GangZones", em que o nick "Jason_King"(no caso eu) postou ou criou, no Tema [Tutorial] e que foi postado em "Lanзamentos/Release".

Obs: Nesse caso encontrou apenas um resultado e justamente o que eu queria. Veja na imagem abaixo o resultado:



Em breve voltarei para atualizar o tutorial, pois esse foi sу a primeira versгo, depois eu acabo de ajeitar as coisas e tudo mais, porйm eu tenho que sair agora, espero que tenham gostados.

Qualquer sugestгo, crнticas construtivas, toque, perguntas, dica, poste ai abaixo!

Valeu a todos! Meu muito obrigado!

Novidades da versгo 2.0!
Alguns podem estar pensando: "Uai, mas nгo mudou nada!".

Exatamente, de um forma nгo mudou nada mesmo, como se diz, o tуpico foi apenas "Reformado".

Код:
Ediзхes da nova versгo:

* Melhor aparкncia nas imagens
* Mais organizaзгo
* Palavras grifadas e sublinhadas, dando mais кnfase em certos pontos principais no tуpico
* Alguns erros de portuguкs corrigidos 
* Acrйscimos e ediзхes de algumas palavras, devido ao fato das imagens terem novas cores.
Й isso, espero sempre poder contar com o apoio de vocкs para que eu possa sempre vir aqui, atualizando o tуpico e deixando com o gosto de todos!

Obs: Essa serб a ъltima versгo?

Resposta: Depende, se mais alguйm tiver alguma sugestгo ou crнticas construtivas, pode ser que eu venho com mais uma tediosa versгo.
Reply
#2

Do meu ponto de vista acho um bom tutorial, pena й que ninguйm irб ler, mas enfim, eu gostei muito e penso que se os moderadores quiserem que a бrea PT-BR fique mais limpa, podia colocar este tutorial como tуpico global
Reply
#3

Quote:
Originally Posted by BlueX
Посмотреть сообщение
Do meu ponto de vista acho um bom tutorial, pena й que ninguйm irб ler, mas enfim, eu gostei muito e penso que se os moderadores quiserem que a бrea PT-BR fique mais limpa, podia colocar este tutorial como tуpico global
Ficou meio bagunзado nas fotos e talz, mais elas estavam ficando muito grandes e ocupando muito espaзo, portanto diminui e deu uma embaзada(fiquei com preguiзa de abrir o PS).

Que bom que gostou cara, isso que й importante para mim, saber que alguйm gostou. Depois dou uma atualizada, estou em semana de provas no momento.
Reply
#4

O tuto ficou perfeito porйm acho que se os manolos da preguiзa nгo clica em search nгo vгo nem sonha que existe esse tуpico aqui D:
Reply
#5

kkk awesome... agr qdo algum nb postar aquelas beteiras q ja foram respondidas 40x vou mandar o link desse thread!
Reply
#6

quem tem preguiзa de procurar ira ter preguiзa de ler
Reply
#7

Gostei, agora pouco acabei colocando uma dъvida em dъvidas curtas que jб tinha em outro post.
O povo tinha que ler isso mesmo.
Mas atй veio muita gente postar aqui(mesmo que seja sу pra postar algumas fotos).
Tenta dar uma ajeitada ai nas fotos, as explicaзхes ficaram уtimas.
Reply
#8

achei este tutorial aqui > https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=211189
Reply
#9

Sф + do

Esta + bem feito! =@
Reply
#10

Muito bem explicado, gostei, mais se os cara jб nгo usam Search pra achar oque eles querem, quem dirб para achar esse tuto.
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)