[Duvidas]
#1

Pessoal sou iniciante em pawn, nгo entendo muito bem ainda essa linguagem, me interessei por ela a uns meses quando peguei para tentar fazer o 2.0 de um gamemode do servidor que eu gosto de jogar (ainda estou fazendo e enchendo o saco nas duvidas curtas)


Mas bem, hoje estava vendo em um dos topicos sobre codigos estarem desatualizados ou serem lentos o stroky ou algo assim nгo me lembro o nome e dini por exemplo, esses 2 aparecem no gm que estou arrumando. Mas enfim gostaria de saber o que eu deveria aprender e o que nгo seria tгo util para mim, eu sei que vai chegar alguem aqui e falar "Veja tudo", sim eu sei mas apenas quero me focar mais em certas areas para ir pegando aos poucos.

O meu maior problema й saber o que usar com os comandos, por exemplo:

PHP код:
if(strcmp(cmd"/desprocurar"true) == 0)
if(
dini_Int(file"Profissao") == Juiz || dini_Int(file"aAdmin") == 1){
new 
tmp[256];
tmp strtok(cmdtextidx);
new 
plid;
plid strval(tmp);
if(!
strlen(tmp))
{
SendClientMessage(playerid0xFFD39BAA"Use: /desprocurar [id]");
return 
1;
}
if(
IsPlayerConnected(plid))
{
    new 
str[128];
             new 
giveplayer[MAX_PLAYER_NAME];
             new 
sendername[MAX_PLAYER_NAME];
            
GetPlayerName(playeridsendernamesizeof(sendername));
            
GetPlayerName(plidgiveplayersizeof(giveplayer));
            
format(strsizeof(str), "(INFO) Vocк foi retirado da lista de procurados pelo Juiz %s"sendername);
            
SendClientMessage(plid0xFFD39BAAstr);
            
format(strsizeof(str), "(INFO) Vocк retirou o jogador %s da lista de procurados!"giveplayer);
            
SendClientMessage(playerid0xFFD39BAAstr);
dini_IntSet(file"Procurado"0);
SetPlayerWantedLevel(plid0);
Procurados[plid]= 0;
return 
1
Eu sei que essecomando serve para tirar alguem da lista de procurados, MAS COMO DIABOS eu monto uma coisa desse tamanho para fazer um cуdigo? quando sei que tenho que usar return, if e etc.

Sim eu conheзo o wikisamp, mas nгo entendi ainda mais que meu ingles й ruim pra caramba :S

Eu sei eu sei sou noob demais e vб aprender ingles, mas enfim, se tiver alguem com saco para sanar alguma duvida minha dai, agradecido, se nгo perdeu tempo lendo desculpe.
Reply
#2

if й usado para comparar uma coisa com outra.

else й usado como uma espйcie de negaзгo do if.

return й utilizado quando vocк deseja sair do bloco que estб sendo executado.

new й usado para criar uma variбvel.

Ex:

pawn Код:
new Teste = 0; // Variбvel de nome "Teste" recebe o valor 0

if(Teste == 0) // Se teste й igual a 0
    SendClientMessageToAll(-1,"Teste й igual a 0");
else // Se teste nгo й igual a 0
    SendClientMessageToAll(-1,"Teste nгo й igual a 0");

return SendClientMessageToAll(-1,"O teste foi finalizado");

Dini й um sistema de arquivos, onde vocк salva e carrega as informaзхes desejadas. Nгo te aconselho a entrar nesse tipo de detalhes ainda, jб que vocк й iniciante.

A maioria das funзхes nativas do SA:MP tem traduзгo уbvia, use um tradutor se tiver dificuldade

Ex:

pawn Код:
SendClientMessage  = Enviar mensagem ao cliente

SetPlayerPos = Estabelecer posiзгo do jogador

GetPlayerPos = Obter posiзгo do jogador
Reply
#3

Obrigado Vini pelas informaзхes essa parte das aзхes do samp como dar grana, setar posiзгo й bem intuitivo mesmo.

Esse seria um bom jeito de comeзar a mexer com essa linguagem?


//Curti teu sistema de email, posso modificar para usar no servidor? sem retirar os creditos, apenas passar inves de nick ser pelo ID?
Reply
#4

o -1 e a cor,no caso sera branco.
Reply
#5

Nesse caso, o -1 representa a cor da mensagem.

As funзхes em geral, tem parвmetros, como se fosse um padrгo a ser seguido.

No caso do SendClientMessageToAll vocк deve oferecer dois parвmetros : cor e mensagem

SendClientMessageToAll(Cor,"Mensagem");
Reply
#6

Olб ProcessFail,


Vou lhe dar algumas dicas para sua inicializaзгo...
Primeiramente mude o mйtodo de seus comandos para Zcmd com sscanf, vocк irб ganhar mais velocidade em seus comandos, e mais praticidade na hora da criaзгo dos mesmos.


[Plugin] sscanf 2.0 - Fixed for 0.3c R5


[Include] [INC] zcmd 0.3.1 | Fast & Simple Command Processor


E um tutorial para aprender como utiliza-los:
[Tutorial] Usar ZCMD com SSCANF



Enquanto а dini й mais fбcil sua utilizaзгo, entretanto assim que vocк tiver um script grande e dependendo de suas funзхes vai se tornar impossнvel de se jogar(experiкncia prуpia).
а algumas includes disponнveis na internet como SII - Fini - Y_ini, entre outras abaixo o link para cada umas delas:



[Include] y_ini - Fast INI file reading and writing.



[Include] [INC] SII 2.0.6 - Fast cache based INI Reader/Writer


[Include] Fini Cache File System (72x Faster than DINI!)



caso for utilizar Fini(acredito que nгo contenha mais bugs), hб um tutorial para vocк aprender melhor como utilizar o mesmo.

[Tutorial] Fini Cache File System



Em seus loops utilize foreach de ******:

[Include] foreach



E para finalizar, nгo passe o resto de sua vida editando Gamemodes, crie o seu prуpio do zero, mesmo que seja bem simples mбs sу por vocк ter feito ele vocк jб deu um grande passo.
Caso queira uma base para iniciar, utilize este abaixo podendo usar para dm - rpg ou oquer sua criativade estiver afim...

[GameMode] [FBM] Falcon's Base para Modes || Versгo: 1.0.1


Acredito que isto lhe servirб para sua iniciaзгo, boa sorte



Atenciosamente,
Falcon.
Reply
#7

Obrigado Falcon, nossa literalmente tu me deu uma aula aqui kkkkkk.

Vou ver isso ai e tentar montar um gm base, vou postar aqui para voces derem uma olhada daqui uns..........meses '-'
Reply
#8

Quote:
Originally Posted by ProcessFail
Посмотреть сообщение
Obrigado Vini pelas informaзхes essa parte das aзхes do samp como dar grana, setar posiзгo й bem intuitivo mesmo.

Esse seria um bom jeito de comeзar a mexer com essa linguagem?


//Curti teu sistema de email, posso modificar para usar no servidor? sem retirar os creditos, apenas passar inves de nick ser pelo ID?
Claro...

Sу nгo vejo vantagem em fazer isso : )
Reply
#9

Pelo meu ponto de vista vejo, porque o que tem de criatura que aparece com nick estranho...

No caso lб do gm tem muitos que usam nick por exemplo " .-_.NICK._-. "

acertar um nick desses no email complica, e sу pelo id manda e recebe mensagem sу do jogador online (sim isso й ruim porque teu sistema ja foi feito para mandar para os offlines)
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)