[Tutorial] Aprendendo Sobre Algumas Funзхes Recentes
#1

Entгo Hoje Eu Vim Falar que Irei Falar Umas Novas Funзхes Recentemente do Samp, Pouca Gente Sabem, й Poucas Pessoas Usam.
Irei Falar de Apenas 3 Hoje. Tem Um Pouco Mais, Sбbado Eu Posto o Resto, Isso Foi o que deu tempo de fazer.


Irei Explicar Sobre as Funcхes:


GetPlayerCameraMode

Код:
Kalcor/Wiki
Returns the current GTA camera mode for the requested player. The camera modes are useful in determining whether a player is aiming, doing a passenger driveby etc.

****** Tradutor
Retorna o modo de cвmera atual GTA para o jogador solicitado. Os modos de cвmera sгo ъteis para determinar se um jogador tem como objetivo, fazer um passageiro driveby etc

Minha Opiniгo:
Entгo Como Foi Citado б cima, Essa Funзгo й Muito Importante, Da Para Evitar DB Com Essa Funзгo. Da Pra Detectar Com Essa Funзгo Cвmeras Como: Tando em um Carro, Heli, Reporter, Trem Andando, Bonde, Spray, Modo de Atirador...
Exemplo de Uso Simples:

pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/verminhacamera", true) == 0)
{
     new Mensagem[50]; // Definindo o Nъmero de Caractйristicas.
     format(Mensagem, sizeof(Mensagem), "A Sua Cвmera й: %d", GetPlayerCameraMode(playerid));
     // Ou Seja Ele Geta Sua Cвmera Para Saber Qual й Sua Cвmera.
     SendClientMessage(playerid, -1, Mensagem);
     // Mensagem Comum, Com Cor -1, ( Cor Neutra )
     return true;
}
Acho que vocк ficou em dъvida... Geta Sua Cвmera Mais Como Assim ??

- Ela Geta Sua Cвmera Para Nъmero. Veja a Lista:


Код:
English
3 - tram/train passenger entering (??!), tram/train driver camera
4 - normal onfoot chasing (several variable distances)
7 - sniper aiming mode
8 - rpg aiming mode
15 - chase cinematic (also spray garage camera)
16 - front closeup attached on car (+skimmer+heli+airplane)
18 - normal car (+skimmer+helicopter+airplane) chase (several variable distances)
22 - normal boat chase (several variable distances)
46 - picture-mode
51 - heatseeker aiming mode
53 - over-shoulder on-foot aiming with a weapon (any, including minigun)
55 - passenger window-driveby mode
56 - news-reporter style chase cinematic (wobbbling and zooming)

****** Tradutor
3 - passageiros do bonde / trem entrando (??!), cвmera motorista de elйctrico / comboio
4 - perseguindo onfoot normal (vбrias distвncias variбveis​​)
7 - modo de atirador visando
8 - Modo visando rpg
15 - perseguiзгo cinematogrбfica (tambйm cвmera garagem spray)
16 - closeup frente anexado no carro (+ skimmer + heli aviгo +)
18 - carro normal (+ skimmer + + helicуptero aviгo) perseguiзгo (vбrias distвncias variбveis​​)
22 - normal perseguiзгo de barco (vбrias distвncias variбveis​​)
46 - Imagem em modo
51 - modo de Heatseeker visando
53 - sobre o ombro-a pй-apontando com uma arma (qualquer, incluindo minigun)
55 - modo de passageiros janela driveby-
56 - estilo notнcias repуrter-cinematogrбfico chase (wobbbling e zoom)
Sу Para Finalizar, Quando vocк Digita /verminhacamera, Vai Aparecer um ID desses Acima, Se Vocк Estiver Andando Normal Na Rua, Vai Aparecer que sua cвmera й o ID 4 ( Normal ). Se Vocк Estiver no Spray Aparecerб o 15 ( perseguiзгo cinematogrбfica (tambйm cвmera garagem spray ) ...

GetPlayerDistanceFromPoint

Код:
Wiki
This function can be used to calculate the distance (as a float) between a vehicle and another map coordinate. This can be useful to detect how far a vehicle away is from a location.

****** Tradutor
Esta funзгo pode ser usada para calcular a distвncia (como um float) entre um veнculo e outro de coordenadas dos mapas. Isto pode ser ъtil para detectar o quanto um veнculo de distвncia й de um local.

Kalcor
The above function can be used as fast alternatives to calculating distances in pawn. It is still preferable to use IsPlayerInRangeOfPoint() if you don't require the exact distance.

****** Tradutor
A funзгo acima podem ser usados ​​como alternativas rбpidas para calcular distвncias em peгo. Ainda й preferнvel usar IsPlayerInRangeOfPoint () se vocк nгo requerem a distвncia exata.

Minha Opiniгo
Com Essa Funзгo Fica Muito Fбcil, Ele Mede a Distвncia Entre Vocк, й o Local Onde Vocк Quer que o Player Chegue.
Olha, Funciona Assim, Vamos Dizer que Eu Estou Na Prefeitura, eu Quero Ir Para o Morro, й eu quero dizer qual й a distвncia para eu chegar lб, Quanto Falta Para eu Chegar Lб ? ai Usando Esse Comando Abaixo, Aparecerб Quantos Metros Falta Para Vocк Chegar no Local Desejado.

OBS: Lembrando Que Sу da Para Usar Isso Forб de um Carro.

Exemplo de Uso Simples:


pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/distancia", true) == 0)
{
      if(IsPlayerInAnyVehicle(playerid)) return SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк Estб Em Um Veiculo, Saia Para Poder Funcionar."); // Verifique se Vocк Tб em um Veiculo, Se Estiver manda essa mensagem.
      new Float: Distancia = GetPlayerDistanceFromPoint(playerid, -443.3189,1442.5240,21.2363); // Essa Funзгo й a Mais Importante, Veja Sobre ela no final do code.
      new Mensagem[55]; // caracterнsticas.
      format(Mensagem, sizeof(Mensagem), "Vocк Estб %f de Distвncia do Seu Destino.", Distancia); // a Distancia Que Irб Aparecer Ao Digitar o Comando.
      SendClientMessage(playerid, -1, Mensagem); // Mensagem Normal й " -1 " Cor neutra.
      return true;
}
pawn Код:
new Float: Distancia = GetPlayerDistanceFromPoint(playerid, -443.3189,1442.5240,21.2363);
Essa Funзгo ( GetPlayerDistanceFromPoint ) й Onde Ele Vai Medir, Se Eu Estiver na Prefeitura, Se eu Digitar o Comando /distancia, Irб Aparecer a Distancia Entre Eu, й Essa Coordenada Acima que й a do morro ( -443.3189,1442.5240,21.2363 ).

GetVehicleDistanceFromPoint

Код:
Wiki
This function can be used to calculate the distance (as a float) between a vehicle and another map coordinate. This can be useful to detect how far a vehicle away is from a location.

****** Tradutor
Esta funзгo pode ser usada para calcular a distвncia (como um float) entre um veнculo e outro de coordenadas dos mapas. Isto pode ser ъtil para detectar o quanto um veнculo de distвncia й de um local.

Minha Opiniгo
 й a Mesma coisa Que o GetPlayerDistanceFromPoint, Mais o GetVehicleDistanceFromPoint й apenas usado dentro de um Carro.
й a Mesma Coisa que a Funзгo Explicada a cima, sу que essa й Apenas dentro de um carro.

Exemplo de um Uso Simples:


pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/distancia", true) == 0)
{
     if(!IsPlayerInAnyVehicle(playerid)) return SendClientMessage(playerid, -1, "Vocк Nгo Estб Em Um Veiculo, Entre em Um Para Poder funcionar."); // Mensagem se nгo Estiver em um Veiculo.
     new Float: Distancia = GetVehicleDistanceFromPoint(GetPlayerVehicleID(playerid), 237.9, 115.6, 1010.2); // Essa Funзгo й a Mais Importante, Veja Sobre ela no final do code.
     new Mensagem[55]; // caracterнsticas.
     format(Mensagem, sizeof(Mensagem), "Vocк Estб %f de Distвncia do Seu Destino.", Distancia); // a Distancia Que Irб Aparecer Ao Digitar o Comando.
     SendClientMessage(playerid, -1, Mensagem); // Mensagem Normal й " -1 " Cor neutra.
     return true;
}
pawn Код:
new Float: Distancia = GetVehicleDistanceFromPoint(playerid, -443.3189,1442.5240,21.2363);
Essa Funзгo ( GetVehicleDistanceFromPoint) й Onde Ele Vai Medir, Se Eu Estiver Dentro do Seu Carro na Frente da Prefeitura, Se eu Digitar o Comando /distancia, Irб Aparecer a Distancia Entre Eu, й Essa Coordenada Acima que й a do morro ( -443.3189,1442.5240,21.2363 ).


Tirando Dъvida Para Nгo Confundir:

Qual a Diferenзa Entre as Funзхes GetPlayerDistanceFromPoint e GetVehicleDistanceFromPoint ?

GetPlayerDistanceFromPoint = Apenas Usado a pй, Forб de um Veiculo.
GetVehicleDistanceFromPoint = Apenas Usado em um Veiculo.


Como Faзo Para Juntar os dois ?

pawn Код:
if(strcmp(cmdtext, "/distancia", true) == 0)
{
    new Mensagem[55];
    if(!IsPlayerInAnyVehicle(playerid))
    {
     new Float: DistanciaV = GetVehicleDistanceFromPoint(GetPlayerVehicleID(playerid), 237.9, 115.6, 1010.2);
     format(Mensagem, sizeof(Mensagem), "Vocк Estб %f de Distвncia do Seu Destino.", DistanciaV);
     SendClientMessage(playerid, -1, Mensagem);
    }
    if(IsPlayerInAnyVehicle(playerid))
    {
         new Float: DistanciaP = GetPlayerDistanceFromPoint(playerid, 237.9, 115.6, 1010.2);
     format(Mensagem, sizeof(Mensagem), "Vocк Estб %f de Distвncia do Seu Destino.", DistanciaP);
         SendClientMessage(playerid, -1, Mensagem);
    }
    return true;
}
Sу Para Lembrar, Erros, Dъvidas, Mande Por MP.


Prуximas Funзхes б ser Explicada:
Код:
GetPlayerSurfingObjectID
forward OnUnoccupiedVehicleUpdate(vehicleid, playerid, passenger_seat);

Crйditos: Jonathan Feitosa
PS: Apensa Para Versгo R5.
Reply
#2

Tutorial muinto bom!
Reply
#3

Parabйns, muito bom! Star pra vocк!
Reply
#4

GooD tutorial...


'PS: Apensa Para Versгo R5. '
Reply
#5

Уtimo tutorial, parabйns! Veio atй na mente um sistema fodбstico que estou pensando em fazer, usando essas funзхes! HAHA'
Reply
#6

Legal, valew ! ParabйnsІ
Reply
#7

muito bom
Reply
#8

Tutorial em si estб razoavelmente bom, 7/10.

Quando for escrever tente Nгo Escrever Dessa Forma, Porque Vocк Estб Matadando O Nosso Portuguкs. (eu acho tгo trabalhoso escrever dessa forma -q)

Vocк poderia ter traduzido uma paradas que vocк copiou sobre as funзхes, ajudaria quem nгo entende.
Reply
#9

Quote:
Originally Posted by MiTToS
Посмотреть сообщение
Tutorial em si estб razoavelmente bom, 7/10.

Quando for escrever tente Nгo Escrever Dessa Forma, Porque Vocк Estб Matadando O Nosso Portuguкs. (eu acho tгo trabalhoso escrever dessa forma -q)

Vocк poderia ter traduzido uma paradas que vocк copiou sobre as funзхes, ajudaria quem nгo entende.
EU SEI. Por isso que eu botei minha opiniгo. nem precisa ler o que ele escreveu, sу botei o que ele falou й traduzi. o mais importante foi o que eu expliquei.
Reply
#10

Gostei muito
Reply


Forum Jump:


Users browsing this thread: 1 Guest(s)