[Tutorial] Manual Pawn Iniciantes {CallBacks,Diretivas,Operadores}
#1

Bom Vou Aqui Fazer um TUT nгo sei se consigo acaba-lo hoje mesmo assim:

  • Introduзгo a Linguagem
    Diretivas (Includes Defines)
    CallBacks (Publics)
    Funзхes
    Pequena Explicaзгo a "Chaves"
Introduзгo (Definiзгo a Linguagem)
Pawn й uma linguagem de programaзгo de cуdigo aberto e de terceira geraзгo, criada em 1998 pela empresa CompuPhase
Pawn й uma linguagem de programaзгo compilбvel, ou seja, o seu cуdigo й transformado para linguagem de computador, que somente o intйrprete da linguagem consegue entender. O intйrprete da linguagem, й a mбquina virtual, onde o cуdigo passa a ser chamado de AMX. AMX й interpretado como na linguagem de programaзгo Assembly, assim, podendo ser interpretado com outras linguagens de programaзгo de terceira geraзгo, como por exemplo, C++.

Fonte: Wikipйdia
Diretivas
  • [size=11pt]Includes e Defines
O Que Sгo Includes?
Bom Includes Sгo arquivo *INC no quais sгo colocados para ocupar menos espaзo ao GM e nгo declarar novas variaveis.
Como Adicionar uma Includes?
Bom Basta ao Topo do GM Adicionar:
pawn Код:
#include <NOMEDAINCLUDE>
Ex:
pawn Код:
#include <Dini>
Todo GM Deve Conter a Include "a_samp" pelo fato de ser a includes padrгo que contйm a bбsicas e principais funзхes
Aqui as Funзхes da mesma:
  • Defines
Sгo Usadas para Definir algo a um cуdigo muito usado em cores etc..
Exemplo:
pawn Код:
#define COR_GAY 0x0000CDFF
Entгo Ira Definir a Cor Entгo ao Cуdigo Ficando:
pawn Код:
SendClientMessage(playerid, COR_GAY, "Este й um Exemplo de mensagem");
  • News/Arrrays
:
New como prуprio nome jб diz server para adicionar novas funзхes ao GM/FS exemplo:
pawn Код:
new string[128];
Arrays tambйm podem ser declaradas com grupos de dados padrгo, tais como:
pawn Код:
new numeros[4]= ( 0,1,2,3)
  • Boleans/Boleana
:
O ъltimo tipo й variбvel "boolean". Й muito simples - ou й "true", ou "falso". Tanto "1" e "0" sгo estruturas de dados prй-definidos.
pawn Код:
new bool : xyz = true   / / Declara uma nova variбvel xyz "definido como verdadeiro
Exemplo em um SetTimer:
pawn Код:
SetTimer("PUBLICADICIONAL",1000,false); //FALSE = FALSO ou Seja Nгo ira Repetir o SetTimer e TRUE = Verdadeiro Irб Repetir
  • CallBacks
:
Sгo as Chamadas Publics Cada uma tem uma funзгo, Tais Como
OnPlayerCommandText -> Ao Player Digitar Comando
OnPlayerText -> Ao Player Digitar

Todas CallBacks Deve Seguir o Modelo:
pawn Код:
public OnGameModeInit
{//DEVERБ SER ABERTO
//CУDIGOS E FUNЗХES QUE IRБ ADICIONAR
  return 1;//RETORNA A UMA FUNЗГO ESPECIFICA true/false/1/0
}//SE FOI ABERTO DEVE SER FECHADO
  • Alguma Funзхes do a_samp
:
pawn Код:
Print Escrever Texto ao Console
printf Escrever uam string ao console (tela preta)
SendClientMessage Envia Mensagem ao Player
SendClientMessageToAll Envia Mensagem a Todo players Spawneados
GameTextForAll Envia Mensagem ao centro da tela a Todos players Spawneados
GameTextForPlayer Envia Mensagem ao centro da tela apenas a 1 player
SetTimer Iniciar um Temporarizado que chama um public a numero de segundos...
KillTimer Parara o Temporazidaor
GetTickCount Retorna o nъmero de milissegundos desde a OS foi iniciado.
SetGameModeText Mudarб o Nome de GameMode
SetTeamCount Define o nъmero de equipes permitido.
AddPlayerClass Adicionara um Class ao player Onde Spawnara por padrгo Incluindo armas
AddStaticVehicle Adicionar um Veiculo estaticos Definindo as Cores
AddStaticPickup Adicionar um Pikcup estaticos Definindo os Medelos
ShowNameTags Define se serб mostrado o nome do player encima
ShowPlayerMarkers Definir se os jogadores marcadores (no mapa/radar) deve ser mostrado ou nгo.
GameModeExit Sair do modo de jogo
SetWorldTime Acerte o relуgio do jogo a um certo tempo e congelб-lo.
GetWeaponName Pegar Nomes
IsPlayerAdmin Define se admin ou nao
Kick Kickar Player
Ban Banir player
SetSpawnInfo
SpawnPlayer Define alguns parвmetros spawn (incluindo a equipe, a pele, gerando posiзгo, armas e muniзхes)
SetPlayerTeam Define a Equipe do Player
GetPlayerTeam Geta/Pega a equipe do Player
SetPlayerSkin Muda Skin do player
SetPlayerScore Muda Scoredo player
GetPlayerScore Geta Score do Player
GetPlayerPos Geta Posiзгo do Playe
SetPlayerPos Muda Posiзгo do Player do player
GetPlayerHealth Geta Vida do Player
SetPlayerHealth Muda Vida do player
PutPlayerInVehicle Coloque Player no Veiculo
RemovePlayerFromVehicle Remove Player do Veiculo
IsPlayerInVehicle Determina se um jogador estб em um determinado veнculo.
IsPlayerInAnyVehicle Determina se um jogador estб em qualquer veнculo.
GetPlayerName Obter o nome de um jogador do seu ID e armazenб-lo em nome de [].
SetPlayerColor Muda Cor do Player
GetPlayerColor geta cor do player
SetPlayerCheckpoint Seta um Check Point a Player
DisablePlayerCheckpoint Disbilita o Check Point ao player
IsPlayerInCheckpoint Define se o player esta em um checkpoint
SetPlayerInterior Muda Player para um interior
SetPlayerCameraPos muda camera do player
SetPlayerCameraLookAt muda visгo da camera ao player
TogglePlayerControllable Define se o player pode se mecher
PlayerPlaySound Toca um som ao player
SetPlayerWorldBounds Muda Player a um Virtual Word
GivePlayerMoney dб dinheiro ao player
SetPlayerFacingAngle Set o Angula da Face do player
GetPlayerMoney getar Dinheiro do player
ResetPlayerMoney Reseta Dinheiro do playera 0
IsPlayerConnected Define se o player esta conectado
GetPlayerState Geta Estado do Player
ResetPlayerWeapons Reseta Armas do player
GivePlayerWeapon dar arma ao player
CreateVehicle criar um veiculo nao estatico
GetVehiclePos geta pos do veiculo
SetVehiclePos seta pos do veiculos
SetVehicleZAngle seta angulo do veiculos
SetVehicleParamsForPlayer seta parametros ao player do veiculos
SetVehicleToRespawn respawn o veiculos
AddVehicleComponent adiciona componentes ao veiculos
ChangeVehicleColor mudar cor do veiculo
ChangeVehiclePaintjob Alterar o paintjob sobre um determinado veнculo.
Forwards Declarar CallBacks (publics) Adicionais
OnGameModeInit ao gamemode iniciar
OnGameModeExit ao gamemode desligar
OnFilterScriptInit ao fs iniciar
OnPlayerConnect ao player conectar
OnPlayerDisconnect ao player desconectar
OnPlayerSpawn ao player spawnar
OnPlayerDeath ao player morrer
OnVehicleSpawn ao player spawnar
OnPlayerText ao player digitar
OnPlayerCommandText ao player digitar comando
OnPlayerEnterVehicle ao player entrar no veiculo
OnPlayerExitVehicle ao player sair do veiculo
OnPlayerStateChange ao player mudar de estado
OnPlayerEnterCheckpoint ao player entrar ao check point
OnPlayerLeaveCheckpoint
  • Comparadores
:
Quote:

+ > Executa como Adiзгo.

- > Executa como Subtraзгo.

* -- > Executa como Multiplicaзгo.

/ -- > Executa como Divisгo.

> -- > Executa como Maior que.

< -- > Executa como Menor que.

= --> Executa como Igual.

!= -- > Executa como Diferente.

Leia Mais Aqui
http://forum.sa-mp.com/index.php?topic=151537.0

Links Importantes:
Codigos
Tutoriais
Regras
Duvidas
Programas e Materiais Nessesarios

Bom, й um Tutorial Apenas de Base nгo explica coisa avanзadas espero que tenham entendido!
Crйditos:
Criado por DraKoN Nгo permitido a blog,sites e outros demais lugares sem minha permissгo

Reply
#2

Ow drakon esses links nao estao funcionando tem que apagar o comeзo deles pra funcionar e pq ta "sobrando" http
@EDIT
Verdade Esqueci de dizer que o tutorial esta realmente otimo pra mim que sou novato em pawno vlw drakon kontinue assim
Reply
#3

tutorial muito bom DraKoN.
Reply
#4

UP " Tutorial Otimo :P

Ai tem coisas que eu ainda nгo sabia !
Reply
#5

- Excelente , rбpido , simples e eficaz !
Reply
#6

Parabens Drakon, tinha coisas aн que eu nem sabia que existia

Vocк tem futuro nisto.
Reply
#7

Quote:
Originally Posted by tiagops
Ow drakon esses links nao estao funcionando tem que apagar o comeзo deles pra funcionar e pq ta "sobrando" http
Quote:

@EDIT
Verdade Esqueci de dizer que o tutorial esta realmente otimo pra mim que sou novato em pawno vlw drakon kontinue assim

Links Arrumado Muito Obrigado por Avisar
Bjus
Reply
#8

Muito bom TUTO, com o tempo vai complementando.


Dica: use uma linguagem mais "tecnica", por exemplo: as New's sгo Variбveis, as Defines sгo Constantes.

Outra coisa, os "comparadores" que vc colocou sгo Operadores Aritmйticos e Relacionais.

Vc tmb poderia ter falado do Operador lуgico que sгo o && e o || .

Fica ai minhas dicas.
Reply
#9

Quote:
Originally Posted by Ambrуsio
Muito bom TUTO, com o tempo vai complementando.


Dica: use uma linguagem mais "tecnica", por exemplo: as New's sгo Variбveis, as Defines sгo Constantes.

Outra coisa, os "comparadores" que vc colocou sгo Operadores Aritmйticos e Relacionais.

Vc tmb poderia ter falado do Operador lуgico que sгo o && e o || .

Fica ai minhas dicas.
Vocк fala dificil...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :P

else {Belo tуpico! Vai ajudar muito os novos coders em Pawn Sa-Mp!}
Reply
#10

Quote:
Originally Posted by Ambrуsio
Muito bom TUTO, com o tempo vai complementando.


Dica: use uma linguagem mais "tecnica", por exemplo: as New's sгo Variбveis, as Defines sгo Constantes.

Outra coisa, os "comparadores" que vc colocou sгo Operadores Aritmйticos e Relacionais.

Vc tmb poderia ter falado do Operador lуgico que sгo o && e o || .

Fica ai minhas dicas.
hum obrigado pela dicas senhor
tu й dificil
rsrssd
ah proposito
|| e &&
Sгo Operadores Lуgicos e nгo comparadores
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