29.12.2009, 09:31
Bom, aqui vai meu primeiro tutorial, muita gente nгo sabe como criar um pickup para determinada aзгo, como por exemplo abrir um menu, equipar o player ou qualquer coisa, aqui vou tentar ensinar a fazer isso, para quem sabe parece muito fбcil, jб para quem nгo sabe acredito que serб ъtil.
- Definindo os pickups
Bom, primeiramente vamos definir o(s) pickup(s) usando 'new':
- Criando os pickups
Para esse tutorial, estou criando um FilterScript de exemplo, portanto vou criar o(s) pickup(s) em OnFilterScriptInit, se vocк for colocar no seu GameMode й claro, coloque em OnGameModeInit, entгo vai a funзгo:
NovoPickup = CreatePickup(1239, 1, 405.85,2541.47,16.55);
Agora a explicaзгo:
1239 = ID do pickup, no caso do tutorial й o pickup de informaзгo, aquele 'i'.
1 = O tipo de pickup, no caso do tutorial й o pickup que nгo desaparece.
405.85,2541.47,16.55 = As coordenadas do pickup, onde ele vai estar, no tutorial estб no aeroporto abandonado de Las Venturas.
No fim do tutorial tem os IDs dos pickups e os tipos.
- public OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid)
Se este public nгo existe no seu script, crie-o, vamos ao exemplo continuando o tutorial:
Simples nгo ?
- IDs dos pickups
- Tipos de pickups
Se alguйm que fala inglкs traduzir isso acima, eu agradeзo
- Fim do tutorial
Й bem simples, mas espero que ajude, e talvez mais tarde posto imagens e o FilterScript de exemplo. (Agora estou gravando uns DVDs, entгo nгo dб xD)
Tutorial by ~ Xeretta'
- Definindo os pickups
Bom, primeiramente vamos definir o(s) pickup(s) usando 'new':
pawn Код:
new NovoPickup;
Para esse tutorial, estou criando um FilterScript de exemplo, portanto vou criar o(s) pickup(s) em OnFilterScriptInit, se vocк for colocar no seu GameMode й claro, coloque em OnGameModeInit, entгo vai a funзгo:
NovoPickup = CreatePickup(1239, 1, 405.85,2541.47,16.55);
Agora a explicaзгo:
1239 = ID do pickup, no caso do tutorial й o pickup de informaзгo, aquele 'i'.
1 = O tipo de pickup, no caso do tutorial й o pickup que nгo desaparece.
405.85,2541.47,16.55 = As coordenadas do pickup, onde ele vai estar, no tutorial estб no aeroporto abandonado de Las Venturas.
No fim do tutorial tem os IDs dos pickups e os tipos.
- public OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid)
Se este public nгo existe no seu script, crie-o, vamos ao exemplo continuando o tutorial:
pawn Код:
public OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid) { // Inнcio do public
if(pickupid == NovoPickup) { // Pickup definido
GameTextForPlayer(playerid,"~w~Armas!", 6000,4); // Aзхes que serгo feitas ao passar por cima do pickup
GivePlayerWeapon(playerid,24,9999999999); // No caso do exemplo, ele estб dando armas e mostrando um GameText.
GivePlayerWeapon(playerid,27,9999999999);
GivePlayerWeapon(playerid,29,9999999999);
GivePlayerWeapon(playerid,31,9999999999);
GivePlayerWeapon(playerid,34,9999999999);
}
//No caso de mais pickups apenas faзa o mesmo:
// if(pickupid == pickup){
// aзхes ao passar nele
// }
return 1;
}// Fim do public
- IDs dos pickups
Код:
1210 - Briefcase 1212 - Money 1239 - Onformation 1240 - Heart 1241 - Adrenaline pill 1242 - Armor 1247 - Bribe 1248 - Gta 3 logo 1252 - Grey bomb 1253 - Photo Op 1254 - rampage (single skull) 1313 - two player rampage (skulls) 1272 - blue house 1273 - green house 1274 - dollar 1275 - blue t-shirt 1276 - tiki 1277 - save disk 1279 - drug bundle 1313 - 2 skulls icon 1314 - 2 player 1316 - Corona (textures missing) 1317 - Checkpoint (textures missing) 1318 - White arrow (pointing down) 1559 - Interior enter/exit diamond 1582 - Pizza Box 2894 - Madd Dogg's rhyme book
Код:
0 - The pickup does not display. 1 - Not pickupable, exists all the time. 2 - Pickupable, respawns after some time. 3 - Pickupable, respawns after death 4 - Disappears shortly after created (perhaps for weapon drops?) 5 - Disappears shortly after created (perhaps for weapon drops?) 8 - Pickupable, but has no effect. Disappears automatically. 11 - Blows up a few seconds after being created (bombs?) 12 - Blows up a few seconds after being created. 13 - Slowly decends to the ground. 14 - Pickupable, but only when in a vehicle. Falls through objects made with CreateObject, etc. 15 - Pickupable, respawns after death 19 - Pickupable, but has no effect (information icons?) 22 - Pickupable, respawns after death. 23 - Pickupable, but doesn't disappear on pickup.
- Fim do tutorial
Й bem simples, mas espero que ajude, e talvez mais tarde posto imagens e o FilterScript de exemplo. (Agora estou gravando uns DVDs, entгo nгo dб xD)
Tutorial by ~ Xeretta'