[Tutorial] [TUT] Pickups
#1

Bom, aqui vai meu primeiro tutorial, muita gente nгo sabe como criar um pickup para determinada aзгo, como por exemplo abrir um menu, equipar o player ou qualquer coisa, aqui vou tentar ensinar a fazer isso, para quem sabe parece muito fбcil, jб para quem nгo sabe acredito que serб ъtil.

- Definindo os pickups
Bom, primeiramente vamos definir o(s) pickup(s) usando 'new':
pawn Код:
new NovoPickup;
- Criando os pickups
Para esse tutorial, estou criando um FilterScript de exemplo, portanto vou criar o(s) pickup(s) em OnFilterScriptInit, se vocк for colocar no seu GameMode й claro, coloque em OnGameModeInit, entгo vai a funзгo:

NovoPickup = CreatePickup(1239, 1, 405.85,2541.47,16.55);

Agora a explicaзгo:
1239 = ID do pickup, no caso do tutorial й o pickup de informaзгo, aquele 'i'.
1 = O tipo de pickup, no caso do tutorial й o pickup que nгo desaparece.
405.85,2541.47,16.55 = As coordenadas do pickup, onde ele vai estar, no tutorial estб no aeroporto abandonado de Las Venturas.
No fim do tutorial tem os IDs dos pickups e os tipos.

- public OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid)
Se este public nгo existe no seu script, crie-o, vamos ao exemplo continuando o tutorial:
pawn Код:
public OnPlayerPickUpPickup(playerid, pickupid) { // Inнcio do public
    if(pickupid == NovoPickup) { // Pickup definido
    GameTextForPlayer(playerid,"~w~Armas!", 6000,4); // Aзхes que serгo feitas ao passar por cima do pickup
    GivePlayerWeapon(playerid,24,9999999999); // No caso do exemplo, ele estб dando armas e mostrando um GameText.
    GivePlayerWeapon(playerid,27,9999999999);
    GivePlayerWeapon(playerid,29,9999999999);
    GivePlayerWeapon(playerid,31,9999999999);
    GivePlayerWeapon(playerid,34,9999999999);
    }
//No caso de mais pickups apenas faзa o mesmo:
//  if(pickupid == pickup){
//  aзхes ao passar nele
//  }
    return 1;
}// Fim do public
Simples nгo ?

- IDs dos pickups
Код:
1210 - Briefcase
1212 - Money
1239 - Onformation
1240 - Heart
1241 - Adrenaline pill
1242 - Armor
1247 - Bribe
1248 - Gta 3 logo
1252 - Grey bomb
1253 - Photo Op
1254 - rampage (single skull)
1313 - two player rampage (skulls)
1272 - blue house
1273 - green house
1274 - dollar
1275 - blue t-shirt
1276 - tiki 
1277 - save disk
1279 - drug bundle
1313 - 2 skulls icon
1314 - 2 player
1316 - Corona (textures missing)
1317 - Checkpoint (textures missing)
1318 - White arrow (pointing down)
1559 - Interior enter/exit diamond
1582 - Pizza Box
2894 - Madd Dogg's rhyme book
- Tipos de pickups

Код:
 0 - The pickup does not display.
 1 - Not pickupable, exists all the time.
 2 - Pickupable, respawns after some time.
 3 - Pickupable, respawns after death
 4 - Disappears shortly after created (perhaps for weapon drops?)
 5 - Disappears shortly after created (perhaps for weapon drops?)
 8 - Pickupable, but has no effect. Disappears automatically.
 11 - Blows up a few seconds after being created (bombs?)
 12 - Blows up a few seconds after being created.
 13 - Slowly decends to the ground.
 14 - Pickupable, but only when in a vehicle. Falls through objects made with CreateObject, etc.
 15 - Pickupable, respawns after death
 19 - Pickupable, but has no effect (information icons?)
 22 - Pickupable, respawns after death.
 23 - Pickupable, but doesn't disappear on pickup.
Se alguйm que fala inglкs traduzir isso acima, eu agradeзo

- Fim do tutorial
Й bem simples, mas espero que ajude, e talvez mais tarde posto imagens e o FilterScript de exemplo. (Agora estou gravando uns DVDs, entгo nгo dб xD)

Tutorial by ~ Xeretta'
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#2

muito bom o tutorial, para quem nгo sabe tem aн a papinha toda feita !
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#3

Secзгo de tuturiais se faz favor.
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#4

Muito bom o tutorial ;P Vai ajuda bastante novato

Mas eu ia faze aiehauehiuahuie [/zoa

Valeeu :P

Quote:
Originally Posted by [BKs
Xeretta[VL]Se alguйm que fala inglкs traduzir isso acima, eu agradeзo Grin
Acredito que jб exista isso lб ;P
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#5

Muito bom tutorial, to gostando de todos aqui, daqui a pouco irei programar =)

Aн chereta, jб nos conhecemos ? por acaso ? jб conheci uma pessoa que tinha este Nick.
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#6

Quote:
Originally Posted by Trindade
Muito bom tutorial, to gostando de todos aqui, daqui a pouco irei programar =)

Aн chereta, jб nos conhecemos ? por acaso ? jб conheci uma pessoa que tinha este Nick.
Й Xeretta porra. Sei lб, jб conheci muita gente no mundo do SA:MP, isso porque vai fazer sу 2 anos que jogo e 1 que programo.
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#7

1? eu nem se que 3 meses hehe
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#8

Tipo o tutorial ta Muito Legal mais como eu defino so pra tal tipo de gang poder usar o pichups?
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#9

if(pickupid == NovoPickup) { // Pickup definido
if(GANGMANO!!111){
GameTextForPlayer(playerid,"~w~Armas!", 6000,4); // Aзхes que serгo feitas ao passar por cima do pickup
GivePlayerWeapon(playerid,24,9999999999); // No caso do exemplo, ele estб dando armas e mostrando um GameText.
GivePlayerWeapon(playerid,27,9999999999);
GivePlayerWeapon(playerid,29,9999999999);
GivePlayerWeapon(playerid,31,9999999999);
GivePlayerWeapon(playerid,34,9999999999);
}
}

Coloca um if antes das aзхes a ser executadas ._.
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#10

Opa Funfo valeu
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