[Off] Programaзгo Pawno
#1

Programaзгo pawno й o mais prуximo que a gente pode chegar de criar um jogo ?
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#2

Pawno = editor.
Pawn = linguagem.
Pawncc = compilador.

O pawno й o editor oficial do SA-MP que utilizamos para programar em pawn e compilamos com o pawncc.
A linguagem pawn nгo estб presente apenas no SA-MP, hб tambйm a presenзa dela no jogo (mesmo que pouca) counter-strike e na modificaзгo half-life (sу tenho o conhecimento dessas).

Se quer criar um jogo, saia de pawn e parte para python, c++, c# ou engine.
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#3

Pawn й uma linguagem antiga e muito limitada e com performance horrнvel comparando com as linguagens mais utilizadas, sobretudo por ser single threaded. Mas tudo depende da sua definiзгo de jogo. Programar um jogo do tipo snake em pawn deve ser possнvel, mais do que isso esqueзa. Unity й uma boa ferramenta para criar jogos, dos mais simples aos mais complexos, 2d, 3d, etc.
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#4

Nгo companheiro
Assim como o colega acima mencionou pawn й uma linguagem bem antiga e muito mas muito limitada mesmo!
Enfim pra jogos tem o Unity, a linguagem LUA (MTA) mas tambem serve pra outros jogos, Java (Minecraft ainda й feito em java) tem o C# etc

Uma obervaзгo, aqui usamos o pawn pra montar servidores de um jogo, porem acredito que GTA nгo seja feito em pawn!
Exemplo o FiveM do GTA5, vocк pode montar um servidor usando C#, lua etc....
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