Como o Gustavo disse, deves escolher uma linguagem que melhor te identifiques, mas claro que existem linguagens "mais fбceis" para aprender a lуgica de programaзгo em si, isto porque as mesmas nгo contйm tantas "complicaзхes" como outras linguagens contйm.
Por exemplo, uma pessoa que nunca programou na vida nгo deveria comeзar por C++ , o ideal seria comeзar por python ( na minha opiniгo ) , na qual aprenderб a lуgica de programaзгo. Existem coisas que podem mudar a sua forma de escrever, mas continuam a ser a mesma coisa, por exemplo:
Pawn
pawn Код:
if(var == 1 )
{
//faz algo
}
Lua
pawn Код:
if var == 1 then
-- faz algo
end
O Conceito й o mesmo, mas a forma de escrever muda, a ideia de utilizar uma linguagem simples vai servir para aprender esses conceitos, no qual, quando se aprender uma nova linguagem o que mudarб serб a sua forma de escrita, a lуgica serб a mesma ( corrigem-me se estiver errado e.e )
Enfim, dando uma opiniгo final, eu acho que devias escolher o que mais gostas, porйm, se ainda nгo entendes o conceito de programaзгo e as coisas bбsicas deverias aprender alguma linguagem mais bбsica e simples.