31.12.2013, 14:15
[I]A Condiзгo if que do ingles й se usamos para executar uma funзгo dependente de uma tal condiзгo..
exemplo da estrutura:
•A condiзгo й verificada a cada passagem pela estrutura IF. Se a condiзгo for satisfeita (V), entгo a lista de instruзхes que se encontra entre chaves serб feita. Se a condiзгo NГO for satisfeita (F), entгo serгo feitas as instruзхes existentes logo apу o fecha chaves.
Veja um exemplo:
Para facilitar o exemplo, eu falei para o meu computador:
A Condiзгo else й uma variaзгo da condiзгo IF..
Veja um exemplo:
Agora, vamos dar um exemplo (explicado) de como funciona o if para fazer comparaзхes com strcmp.
Explicaзгo:
Como o compilador irб entender:
Tentei ser o mais breve possivel ^^
Espero que tenham gostado hehe'
Lembre-se.. Isso й um tutorial para iniciantes!
exemplo da estrutura:
pawn Код:
if(condiзгo)
{
// Lista de Instruзхes.
}
Veja um exemplo:
pawn Код:
if(MinhaVariavel > 1)
{
MinhaVariavel_Booleana = true;
}
else if(MinhaVariavel == 0)
{
MinhaVariavel_Booleana = false;
}
Код:
SE o valor da variavel MinhaVariavel for acima de 1, a variavel booleana MinhaVariavel_Booleana irб receber o valor de verdadeiro (true). OU se o valor da variavel MinhaVariavel for igual a 0, a variavel booleana MinhaVariavel_Booleana irб receber o valor de falso (false).
Veja um exemplo:
pawn Код:
new i;
if(i > 0)
{
print("O Valor й positivo");
}
else if(i < 0)
{
print("O Valor й negativo");
}
else
{
print("O Valor й zero");
}
pawn Код:
new nome[MAX_PLAYER_NAME]; // Variavel que irб armazenar o nome do jogador.
GetPlayerName(playerid, nome, sizeof nome); // Funзгo que seta o nome do jogador para a variavel 'nome';
if(!strcmp(nome,"[I]nput_Sexy",true)) {
SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFFF, "Vocк й sexy ^^");
}
else {
SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFFF, "Vocк nгo й sexy :/");
}
Код:
strcmp = Funзгo para comparar strings. nome = Como expliquei, й a variavel que armazenou o nome do jogador. [I]nput_Sexy = Nome que serб comparado ao nome do jogador. true = se ambos forem iguais.
Код:
Se o nome armazenado na variavel 'nome' for igual a '[I]nput_Sexy', irб retormar a seguinte mensagem: SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFFF, "Vocк й sexy ^^"); Caso contrario, o nome armazenado na variavel 'nome' nгo for igual a 'nput_Sexy', irб retornar a seguinte mensagem: SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFFF, "Vocк nгo й sexy :/");
Tentei ser o mais breve possivel ^^
Espero que tenham gostado hehe'
Lembre-se.. Isso й um tutorial para iniciantes!