[Off] Os 5 principais requisitos para ser um bom programador

Estava navegando no ********, quando me deparei com esse artigo, a partir disso decidi compartilhar com vocкs.

Cinco caracterнstica que definem um bom programador:

Ter um bom raciocнnio lуgico
Este й o ponto, o programador resolve problemas utilizando cуdigo para transcrever um raciocнnio lуgico.

Ser autodidata
Nгo imagine que cursos irгo lhe transformar em um programador. Vocк precisaria gastar milhхes para ficar sempre atualizado com cursos. Programador tem que ser autodidata. Se nгo for autodidata nгo tem como ser programador.

Gostar de resolver problemas
Programaзгo й em 80% do tempo resoluзгo de problemas. Seja o problema que o software irб resolver ou seja resolvendo problemas no software.

Saber inglкs
Sem inglкs o programador fica em uma fina camada de conhecimento. Infelizmente o conhecimento escrito em portuguкs neste segmento (em todos) й bem restrito. Acredito que os livros em portuguкs no assunto detкm apenas 10% de informaзгo e conhecimento dos livros em inglкs.

Gostar de estudar
Estudar й uma constante na vida de um programador, й preciso ler, pesquisar, investigar, desvendar, duvidar…

Mas alйm disto….
Outros detalhes tambйm constituem um bom programador:
  • Ter bom nнvel de concentraзгo;
  • Ser curioso ? porque isso й assim?, de onde isso vem? ou porque isso acontece?. Perguntas devem ser constantes;
  • Ser disciplinado;
  • Ter disposiзгo para estudar e aprender sempre, mesmo nгo sendo nas бreas de interesse;
  • Ser paciente, perseverante, persistente;
  • Sempre desconfiar que estб errado, ou, que existe uma maneira ainda melhor de resolver o problema;
  • Saber ouvir os mais espertos e os que sabem menos tambйm, sempre existe algo para se aprender;
  • Nгo precisa ser уtimo em matemбtica (algoritmo nada tem a ver com logaritmo).
Este й o seu perfil?
Programaзгo й pensamento, й ficar ali pensando as vezes horas para resolver um problema qualquer. Programadores gostam de saber como as coisas funcionam, por isso muitas vezes entendem outras бreas como se fossem dela.
Mas, se pensar tanto nгo й pra vocк, existem outros segmentos bem prуximos, como banco de dados, web design, seguranзa e redes, manutenзгo de hardware e outra mais.

O que faz realmente a diferenзa?
Um bom programador й um cara que resolve problemas sem ficar dependendo dos outros. Faculdade? Cursos? Certificaзхes? Tudo isso й indiferente se o sujeito sabe criar uma linda soluзгo para um problema bem feio.
Como disse o Tio Bem ao Peter Parker (vulgo homem aranha) ”Com grandes poderes vкm grandes responsabilidades”. O programador deve ter a capacidade de resolver qualquer problema decorrido das suas soluзхes, bem como garantir que tudo o que fez funcione como esperado.
Programadores sгo pessoas referencia como provedores de soluзгo. Й normal as pessoas pedirem ajuda em praticamente todas as esferas de conhecimento, achando que o programador sabe tudo!

Responsabilidade e йtica
Programadores costumam ter acesso a um grande volume de informaзгo e conhecimento. Em boa parte das vezes informaзхes sigilosas, portanto й preciso ter a йtica como base para trabalhar nesta бrea. Nunca pense em fazer parte do lado negro da coisa, estes profissionais (profissionais) sгo percebidos no mercado com uma praga e raramente se vinculam a uma boa empresa ou nome de sucesso.

Cafeнna
A xнcara (ou caneca) de cafй й o нcone do programador. Eventualmente й necessбrio uma boa dose de cafeнna para o cйrebro “entrar no ritmo” e conseguir “botar pra fora” um algoritmo mais complexo.
A complexidade й uma constante na vida de um programador. Tanto que nгo se assusta com qualquer probleminha, sabe que se debruзando sobre o problema e investigando, a soluзгo aparece e tudo se torna imensamente simples.

Onde trabalhar?
Programadores tem perfil diferente da maioria dos profissionais. Sгo exigentes (tidos como chatos), cheios de ideias e gostam de poder criar livremente. Nгo gostam de ter um roteiro muito estrito para ser seguido, querem desenvolver a soluзгo prуpria.
Boa parte das empresas ao redor do mundo jб percebeu este perfil, portanto oferecem locais de trabalho super abertos, com jogos, espaзo para conversar e brincar, horбrios diferenciados, comida a vontade, etc. Aqui no Brasil pouquнssimas empresas aderiram a este modelo.
A empresa ideal para um programador trabalhar й aquela que valoriza o seu conhecimento, que aposta nas suas idйias e dб espaзo para a participaзгo ativa. A Aprimorar Desenvolvimento jб trabalha assim, a organizaзгo й horizontal de forma que todos participam da criaзгo expondo suas idйias e melhorando o que jб existe.
Um critйrio tambйm que й dos mais importantes й a possibilidade de crescimento. Em algumas empresas o programador entre como tester e fica ali por 1 ano ou 2, sem criar absolutamente nada. Sу neste tempo ele jб desiste de permanecer na empresa. O programador precisa ter a possibilidade de aprender, provar que й bom e ser reconhecido por isso! Nгo й uma questгo de tempo.

FONTE: http://adsdepressao.blogspot.com.br/...ra-ser-um.html
Reply

Caramba cara, gostei
Reply

Quote:
Originally Posted by Jardell
Посмотреть сообщение
Ser autodidata
Nгo imagine que cursos irгo lhe transformar em um programador. Vocк precisaria gastar milhхes para ficar sempre atualizado com cursos. Programador tem que ser autodidata. Se nгo for autodidata nгo tem como ser programador.
Discordo totalmente.

Diga isso para as pessoas que entram numa faculdade de TI, nunca programaram na vida, que entraram sу porque os pais ou alguйm da famнlia influenciou.

Pessoas da minha turma que estб no 1є semestre e nunca programaram, programam melhor do que muitas pessoas daqui do fуrum.

Programar й uma habilidade, na qual como todas elas se desenvolve com o tempo, independente do mйtodo utilizado, e vocк na faculdade ainda pode contar com 2/3 professores para te auxiliar, em nenhum lugar que vocк for ser autodidata vai ter isso.

--

Fora o fato que sem faculdade vocк nunca vai conseguir um emprego como analista/desenvolvedor, ah nгo ser que vocк tenha MCP.
Reply

Eu nгo gosto de cafй *--*
Eu nunca vou ser um bom programador
Reply

Quote:
Originally Posted by ThiagoMK
Посмотреть сообщение
Eu nгo gosto de cafй *--*
Eu nunca vou ser um bom programador
Eu gosto de cafй pra carai. As vezes de madrugada aqui, pego uns copo de cafй sу pra nгo apagar em cima do pc \z
Reply

Mandou bem Lucas Vinicius.

Eu gosto de cafй. ;d
Reply

Achei bem interessante. Lуs, acho que com autodidata ele quis dizer que quem quiser ser programador tem que ter interesse e correr atrбs da informaзгo, sem esperar que ela venha sozinha!

Eu gosto de cafй.
Reply

se nao fosse o cafe nem muitas vezes conseguia ficar acordado..

@ topico

a maior parte das coisas que tem ae sao verdade...
Reply

"A organizaзгo й limpa e simples de compreender, e muito responsбvel. Tudo fica cada vez mais simples.
Esse й um de meus mantas - foco e simplicidade."
-Steve Jobs.

Pra mim, Imaginaзгo, Lуgica, Matemбtica, Organizaзгo e Buscar conhecimento й o essencial.
Reply

Quote:
Originally Posted by Lуs
Посмотреть сообщение
Discordo totalmente.

Diga isso para as pessoas que entram numa faculdade de TI, nunca programaram na vida, que entraram sу porque os pais ou alguйm da famнlia influenciou.

Pessoas da minha turma que estб no 1є semestre e nunca programaram, programam melhor do que muitas pessoas daqui do fуrum.

Programar й uma habilidade, na qual como todas elas se desenvolve com o tempo, independente do mйtodo utilizado, e vocк na faculdade ainda pode contar com 2/3 professores para te auxiliar, em nenhum lugar que vocк for ser autodidata vai ter isso.

--

Fora o fato que sem faculdade vocк nunca vai conseguir um emprego como analista/desenvolvedor, ah nгo ser que vocк tenha MCP.
Concordo totalmente, ser autodidata nгo й o que vai fazer com se seja o melhor programador, muitos dos livros que jб li sobre programaзгo eles tem todos uma licenciatura em um curso que envolve programaзгo ( CC ou Engenharia Informбtica ) , sem falar que ser autodidata nгo sгo todos, vocк tem que ter uma boa forзa de vontade e como o lуs disse programaзгo й uma habilidade que se desenvolve com o tempo, mas nгo podemos esquecer que envolve bastante matemбtica e se vocк nгo sabe matemбtica й complicado e tipo os professores ajudam vocк a tirar duvidas, a compreender diversas coisas, o que pode ser difнcil quando se й autodidata.

Houve alguns casos de sucesso como o Bill Gates ou Steve Jobs, mas nгo podemos nos esquecer que eles frequentaram um curso, como o Mark Zuckerberg, ele frequentava um curso de programaзгo ( nгo sei se chegou a abandonar o curso ).

Sem falar que uma empresa tem mais confianзa em alguйm que tenha uma licenciatura do que uma pessoa que nгo tenha, porque para vocк trabalhar em alguma empresa de programaзгo e mostrar-lhes que vocк deve entrar tem que ter muitos projetos complexos e explicar certas coisas. Eu sou autodidata mas quero tirar uma licenciatura, porque a internet ensina tudo, mas nгo te ensina a experiкncia de vida, nгo te ensina a relacionar com pessoas ao desenvolver um projeto anual, nгo te ensina a estagiar em uma empresa.
Reply

Forum Jump:

Users browsing this thread: 1 Guest(s)