[Tutorial] Variбveis
#1

Tutorial Variбveis


● Indice ●

→ Oque й uma variбvel.
→ Formas de Uso.
→ Globais.
→ Locais.
→ Constantes.
→ Usando Bool.
→ Floats,Como Funcionam.

● Oque й uma Variбvel? ●
Sгo Sнmbolos criados que retйm algum valor,que se podem variar na forma de uso.

● Formas de Uso ●
As variбveis podem ser usadas de vastas maneiras.
Exemplos:
pawn Код:
new Variavel;
Forma de usa-la
pawn Код:
CMD:meucomando(playerid,params[])
{
     Variavel = 1;//Minha variбvel agora vale 1,podemos fazer muitas coisas com esta variбvel
}
pawn Код:
CMD:usandoavariavel(playerid,params[])
{
     if(Variavel == 1)
     {
         print("Minha variбvel й 1!");//Aparecerб somente para quem tem a variavel 1
     }
     if(Variavel != 1)
     {
         print("Minha variбvel й diferente de 1!");//Aparecerб somente para quem tem a variavel diferente 1
     }
}
Outros modos sгo as arrays com valores,estas permitem-se criar objetos com o nome de variaves como o Exemplo abaixo.
pawn Код:
new Variavel[2];
Vamos usar na criaзгo e destruiзгo de Objetos.
pawn Код:
public OnGameModeInit()
{
     Variavel[0] = CreateObject(MODEL, X, Y, Z, rX, rY, rZ); //Variavel 0 = Ao Objeto Nъmero 1.
     Variavel[1] = CreateObject(MODEL, X, Y, Z, rX, rY, rZ); //Variavel 1 = Ao Objeto Nъmero 2.
}
Ai vocк iria se perguntar Porque foi atй o numero 1 ?.
lembrando ali usamos os 2 valores com o [0] e [1] os dois tambйm sгo = a 2.
mais e se eu colocasse 0 1 e 2 iria dar erro de tamanha de variбvel, vocк entгo iria la e colocaria 3.

Agora como vocк destruнria este Objeto?
pawn Код:
CMD:destruirobjetos(playerid,params[])
{
    DestroyObject(Variavel[0]);Destruiu o Objeto Variavel[0]
    DestroyObject(Variavel[1]);//Destruiu o Objeto Variavel[1]
}
Vocк tambкm pode criar os Objetos por comando da seguinte maneira.
pawn Код:
CMD:criarobjetos(playerid,params[])
{
     Variavel[0] = CreateObject(MODEL, X, Y, Z, rX, rY, rZ); //Variavel 0 = Ao Objeto Nъmero 1.
     Variavel[1] = CreateObject(MODEL, X, Y, Z, rX, rY, rZ); //Variavel 1 = Ao Objeto Nъmero 2.
}
● Globais ●
As variбveis globais,sгo definidas da seguinte maneira,no topo do gm,para economizar variбveis que poderiam ser definidas somente uma vez.
por exemplo o modo errado(eu acho) de criar cйlulas,exemplo
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
new string[64];//ai estб o problema
format(string,sizeof(string),"Seu score й : %d",GetPlayerScore(playerid));
SendClientMessage(playerid,0xFFFFFFAA,string);
}
poderia ter acontecido diferente.
Exemplo:
pawn Код:
Topo do GM
new string[256]
Pronto agora vocк pode usar assim
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
format(string,sizeof(string),"Seu score й : %d",GetPlayerScore(playerid));
SendClientMessage(playerid,0xFFFFFFAA,string);
}
Nгo ira dar que "string" nгo existe.

● Locais ●
Variбveis locais sгo diferentes de globais(avб) elas sгo criadas em comandos/callbacks.
Perguntas:
Qual A Diferenзa?
R:As variбveis locais,sу poderгo ser usadas na funзгo/comando que for criada.

Exemplos de Uso
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
new string[20];//Assim й usada
format(string,sizeof(string),"Seu score й : %d",GetPlayerScore(playerid));
SendClientMessage(playerid,0xFFFFFFAA,string);
}
Agora nгo adianta fazer isto
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
format(string,sizeof(string),"Seu score й : %d",GetPlayerScore(playerid));
SendClientMessage(playerid,0xFFFFFFAA,string);
}
Certeza que darб erro, motivo: pois ela sу estava definida dentro do comando,e nгo para o GM/FS todo.
● Variбveis Constantes ●
pawn Код:
const Pickup = 2;
Constante criada, Modo De Uso
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
Pickup = 2;
}
Dara erro usando assim
pawn Код:
CMD:variavel(playerid,params[])
{
Pickup = 3;
}
Motivo: Nгo se pode mudar o valor de uma constante
● Usando Bool ●
Oque й bool?
Bool й uma variбvel que sу pode ter 2 valores [true] [false]
Modo de Uso:
pawn Код:
new bool:Oi[MAX_PLAYERS];
Nгo poderб ser usada da seguinte maneira
pawn Код:
Oi[playerid] = 1;
Somente serб usada da seguinte maneira
pawn Код:
Oi[playerid] = true;
● Floats,Como Funcionam ●
Floats, sгo nъmeros flutuantes,exemplo 100.1,95.8
Sгo usadas geralmente,para getar a vida do player,lataria do carro,coordenadas.
Como usamos uma float?
R:da Seguinte maneira

pawn Код:
new Float:X,Float:Y,Float:Z;
Agora vamos getar a posiзгo do player juntamente com as floats Acima
GetPlayerPos(playerid, X, Y, Z);
pawn Код:
format(string,sizeof(string),"As Coordenadas pegadas com Float sao X = %f ,Y = %f e Z = % f",X,Y,Z);
SendClientMessage(playerid,0xFFFFFFAA,string);
Bom й sу isso,vim fazer este tutorial pois muitos estгo com duvidas sobre o assunto,Aceito criticas Flw
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#2

As "com valores" chamam-se arrays.
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#3

Foi mal,desculpe mesmo, foi uma falta de atenзгo enorme
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#4

Bem explicado!

+Rep
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#5

Bom Tutorial, mas jб existe um assim na Board : D

@zPain

Se Chamam Vetores se possuнrem "um sу valor", mais de um se chama Array ou Matriz.
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#6

Quote:
Originally Posted by Wellington1999
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Foi mal,desculpe mesmo, foi uma falta de atenзгo enorme
Nгo hб com o que se desculpar. Й sу pra vocк saber o nome.

Mas faltou citar as variбveis tipo Float.



Quote:
Originally Posted by Juniiro3
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@zPain

Se Chamam Vetores se possuнrem "um sу valor", mais de um se chama Array ou Matriz.
Com valor vocк quis dizer dimensгo?

Vetores sгo matrizes de uma sу dimensгo. (http://www.inf.pucrs.br/~pinho/Lapro...es/Vetores.htm)
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#7

Sim zPain, eu usei aspas com o mesmo sentido que vocк usou, para corrigir o erro do nosso amigo.
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#8

Floats Adicionadas,й que tava lembrando de cabeзa quais usar
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#9

Bom tutorial..

e seu primeiro?
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#10

Sim,opa me deu uma duvida agora, й %f para Floats nй?
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